«Eu quero que seja um até já»

Depois de uma temporada coroada com a conquista da Taça de Portugal, Ivo Silva deixa o Tomar, único clube que representou como sénior, para viver uma aventura italiana. Na hora do adeus, não esconde que pensa no regresso.

«Eu quero que seja um até já»

A 14 de Maio, quando o Tomar chegou a uma vantagem de quatro golos sobre o Sporting no segundo jogo dos quartos-de-final do play-off, esperaria a maioria que Ivo Silva voltasse a vestir a camisola do Tomar, pelo menos, por mais um jogo. Mas o Sporting, agora finalista, virou o resultado e colocou um ponto final numa temporada histórica para os tomarenses, que, semanas antes, tinham erguido a Taça de Portugal.

Foi Ivo Silva quem ergue o troféu da "prova rainha", no coroar de uma ligação de muitos anos. Ivo completa 33 anos a 20 de Junho e não conheceu outro emblema enquanto sénior, depois de anos de formação na "vizinha" Gualdim Pais. Cedo nomeado capitão da principal equipa nabantina, Ivo Silva foi um autêntico líder em épocas de subida, de descida, de caminhadas europeias, de disputa de Taças e Supertaças.

E, no jogo que acabou por ser de despedida depois de 16 épocas, não se estranhou a homenagem da claque Legião Templária. "Obrigado, eterno Capitão", podia ler-se numa tarja que também a equipa quis segurar.

Lamentando, na marcante derradeira da partida da temporada, alguma falta de inteligência emocional da equipa na hora que devia ser de segurar a (larga) vantagem, Ivo Silva não escondeu a tristeza pela derrota, mas regozijou-se com a conquista da Taça de Portugal, na retribuição de uma "dívida" que diz ter com o clube. "Tinha de conseguir dar algo ao clube", referiu.

E parte para um outro desafio - "uma ambição pessoal" - com a convicção de querer voltar e, se o Tomar assim quiser e a condição física o permitir, ali terminar a carreira.

"Ciao", Bassano!

O próximo capítulo da história de Ivo Silva será escrito em italiano. O capitão do Tomar vai reencontrar o guarda-redes Francisco Veludo no Bassano orientado pelo português Miguel Viterbo.

A temporada dos "gialorossi" ficou aquém das expectativas - e do que a primeira metade da temporada prometia - e, depois da saída do galego Pablo Cancela com a temporada em curso, saem agora o catalão Marc Coy (Cerdanyola) e o italiano Samuele Muglia (apontado ao Viareggio).

Na renovação da ambição do patrocinador Ubroker, para além de Ivo, serão reforços Nicolas Barbieri (Lodi) e o português "Joca" Guimarães, de 27 anos, que esta temporada representou o Famalicense.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny