Resolvido nos primeiros 25 minutos

O Sporting, com uma primeira parte demolidora, venceu o Benfica por 6-3 no segundo jogo da final. Os leões chegaram ao intervalo a vencer por 6-1 perante umas águias irreconhecíveis e que poderão não voltar a contar com Pablo Álvarez, por lesão.

Resolvido nos primeiros 25 minutos

Com uma primeira parte em que conseguiu seis golos, o Sporting igualou a final do play-off do Campeonato Placard. No historial de jogos na final desde o regresso do play-off, em 2020/21, nunca uma equipa marcara seis golos na primeira metade do tempo regulamentar, ainda que o Benfica já tivesse sofrido seis numa segunda, numa derrota por 9-6 no Dragão Arena na pretérita temporada.

Por outro lado, nunca uma equipa vencera sem marcar um golo na etapa complementar. Mas o Sporting tinha o jogo resolvido e, perante um adversário irreconhecível, não precisou.

Sporting é a primeira equipa, no historial recente das finais de play-off, a conseguir seis golos numa primeira parte.

No equilíbrio das duas equipas, o Sporting adiantou-se em powerplay aos seis minutos, com Matías Platero a finalizar ao segundo poste a passe de Ferran Font depois de Pedro Henriques ter ganho o duelo com Gonzalo Romero após azul a Pablo Álvarez um minuto antes.

Carlos Nicolia, decisivo no primeiro jogo, foi novamente chamado aos livres directos aos 10 minutos, mas, desta feita, não conseguiu bater Ângelo Girão. De resto, o guarda-redes leonino estaria inultrapassável nas bolas paradas.

Aos 15 minutos, o jogo desequilibrava-se definitivamente a favor do Sporting. Pablito lesionou-se no ombro esquerdo, recolheu aos balneários e poderá ter em causa todo o resto do play-off e, logo na jogada seguinte, João Souto iniciou o ataque junto da sua baliza e foi finalizar na baliza contrária. O Benfica perdia-se em pista...

Dois minutos depois, Alessandro Verona ganhou a bola a Roberto Di Benedetto e arrancou para finalizar num remate forte de meia distância, voltando o Sporting a marcar por Gonzalo Romero, de grande penalidade, e por Ferran Font, de meia distância, para um inesperado 5-0 com menos de 23 minutos de jogo decorridos.

Também de meia distância, a dois minutos do intervalo e a contar com um desvio no patim do compatriota Platero, Nicolia reduziu, mas, mesmo com Girão a sair para receber assistência (regressaria para a segunda parte), seria o Sporting a fechar a primeira parte, com um golo oportuno de Toni Pérez.

Golos foram irmãmente distribuídos, não tendo nenhum jogador bisado. Destaque para Ângelo Girão, que ganhou todos os duelos de bola parada: uma grande penalidade e três livres directos.

Nos segundos 25 minutos, o Benfica procurou dar outro ar da sua graça, com o Sporting a gerir a larga vantagem amealhada. Nicolia voltou a perder o duelo com Girão de livre directo depois de azul a Alessandro Verona aos sete minutos, mas os leões trabalharam bem em inferioridade. Três minutos volvidos, com novo azul, desta feita a Ferran Font, foi Lucas Ordoñez tentar bater o guardião leonino, mas, mais uma vez, sem sucesso. No entanto, na superioridade numérica, Roberto Di Benedetto reduzia, com um remate forte.

Faltavam mais de 14 minutos, mas reduzir uma desvantagem que era agora de quatro golos continuava a ser uma missão quase impossível. No desacerto encarnado - ou no acerto de Girão - de bolas paradas, Nicolia desperdiçaria também uma grande penalidade e o melhor que as águias conseguiriam, ainda com muito tempo para jogar, seria um terceiro golo, por Poka, a oito minutos e meio do final.

Terceiro jogo é no Pavilhão Fidelidade, dia 14. Quem vencer fica a um triunfo do título.

O triunfo cabal do Sporting só vale uma vitória, mas a equipa de Alejandro Dominguez vai somando pontos anímicos. Mostrou capacidade para discutir a vitória na pista do adversário no primeiro jogo e agora foi demolidora perante o seu público.

A final prossegue esta quarta-feira, dia 14, às 20h, no Pavilhão Fidelidade. Também certo é que a final do Campeonato Placard terá pelo menos quatro jogos, não terminando antes de 18 de Junho, quando regressa ao João Rocha.

Campeonato Placard 2022/23 - Final

Benfica 4-2 Sporting (2-2, 2-0 prol) • 8.Jun

Sporting 6-3 Benfica • 11.Jun

• Benfica vs. Sporting • 14.Jun, 20h

• Sporting vs. Benfica • 18.Jun, 16h

• Benfica vs. Sporting • 21.Jun, 20h (se necessário)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny