Ausências condicionam sonho italiano
A selecção italiana participa este fim-de-semana na GoldenCAT. Alessandro Bertolucci tem de lidar com quatro ausências de peso, que serão também baixa para o Campeonato da Europa. Complica-se a tarefa de atacar o quarto título europeu.
A Itália participa este fim-de-semana na GoldenCAT, torneio em Sant Hipólit de Voltregà que, para o seleccionado dirigido por Alex Bertolucci, serve também de preparação para o Campeonato da Europa.
Na GoldenCAT, a Itália defrontará na primeira fase a França e Portugal, que reencontrará no Europeu, e a anfitriã Catalunha. Sem Verona, Ambrosio, Davide e Francesco Banini.
São baixas importantes para a "squaddra azzurra". Principalmente Alessandro Verona, do Sporting, e Federico Ambrosio, do Forte, têm sido peças fulcrais. Recorde-se que Verona teve uma fase regular marcada por algumas lesões, mas reapareceu forte no play-off. Na final, viria a lesionar-se num ombro, o que agora o afasta da selecção.
Importante no leque de soluções seria Davide Banini, do Follonica, sendo que Francesco Banini não tem tido felicidade. O também jogador do Follonica de Sérgio Silva, que completou apenas 21 anos este mês, já falhara o Campeonato do Mundo por lesão e volta a ficar de fora de uma grande competição por infortúnio.
Já projectando o Europeu, que decorre de 17 a 22 de Julho em Sant Sadurní d'Anoia, os quatro ausentes são baixas importantes no objectivo de um quarto título continental. A Itália foi a única a intrometer-se entre os títulos portugueses (21) e espanhóis (18) após a Segunda Grande Guerra, tendo conquistado o ouro em 1953, 1990 e 2014. Em 2014, a Itália foi campeã em Espanha, com Verona e Ambrosio, sagrando-se vice-campeã em Portugal, em 2016. Seguiu-se o bronze em 2018 e, ex aequo com Portugal, em 2021.
Para já, à GoldenCAT, que se disputa desta sexta-feira, 30 de Junho, a 2 de Julho, Alessandro Bertolucci leva Alessandro Faccin, Morgan Antonioni e Nicolas Barbieri (Lodi), Andrea Malagoli, Davide Gavioli, Francisco Ipiñazar, Giulio Cocco e Stefano Zampoli (Trissino), Bruno Sgaria (Valdagno), Elia Cinquini e Riccardo Gnata (Forte) e Francesco Compagno (Reus). Em relação ao 4º lugar do Mundial de Novembro último, faltarão os referidos lesionados e o guarda-redes Leonardo Barozzi, que já anunciara a despedida da selecção.
Sexta-feira, 30 de Junho de 2023, 12h49