Vagas europeias no Mundial para os mesmos

Com o apuramento para as meias-finais do Campeonato da Europa, Portugal, Espanha, Itália e França carimbam também, a manter-se o modelo no sempre mutável panorama da modalidade, um lugar no Campeonato do Mundo que se realiza em 2024 em Itália.

Vagas europeias no Mundial para os mesmos

É uma afirmação pendente da sempre presente vontade institucional de mudar (sendo importante não confundir com "melhorar") formas de apuramento e modelos competitivos, mas as selecções agora apuradas para as meias-finais do Campeonato da Europa garantiram igualmente o estatuto de representantes do Velho Continente na próxima edição do Campeonato do Mundo.

O próximo Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, integrado desde 2017 nos World Skate Games, está agendado para 2024 em Itália, tendo já Novara sido autoproclamada como sede da competição. Segundo o modelo em vigor, a Europa terá quatro vagas na principal prova de oito selecções, garantidas em San Juan por Portugal (2º), França (3º), Itália (4º) e Espanha (5º).

Sem surpresas, as selecções do Velho Continente que ocuparão as vagas em 2024, serão as mesmas. Garantida a passagem às meias-finais do Europeu, as selecções dirigidas por Renato Garrido, Guillem Cabestany, Alessandro Bertolucci e Fabien Savreux têm certo um dos quatro primeiros lugares, que, no modelo em vigor, apuram para o Campeonato do Mundo.

Às quatro selecções europeias, juntar-se-ão no "quadro" principal" do Mundial três representantes Pan-Americanos e um Africano.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Portugal na final

Portugal na final

Com a eficácia de Pedro Henriques a defender e de Gonçalo Alves a marcar nas bolas paradas, Portugal está na final do Europeu. A selecção das quinas venceu a França por um 5-2 feito na primeira parte e aguarda por Espanha ou Itália para a decisão.

Espanha sela 'normalidade' nos quartos-de-final

Espanha sela 'normalidade' nos quartos-de-final

No derradeiro jogo dos quartos-de-final, não seria a Espanha a deixar que a lógica não imperasse. A selecção anfitriã do Europeu venceu a Alemanha por 5-0 e defronta a Itália nas meias-finais.

Portugal avança com uma inevitável goleada

Portugal avança com uma inevitável goleada

Com a maior goleada do Europeu, Portugal está nas meias-finais. A Inglaterra mostrou muitas fragilidades e a selecção das quinas, numa espécie de 'descanso activo', quiçá até com menos dificuldades que o desejável, cumpriu.

Itália q.b. para afoita Andorra

Itália q.b. para afoita Andorra

A contas com um outro impedimento, de Fran Ipiñazar, a Itália fez o suficiente frente a Andorra para seguir para os quartos-de-final. Os andorrenhos ainda assustaram, mas a notória diferença entre as duas equipas não deixou margem para surpresa.

França nas 'meias', de mão cheia

França nas 'meias', de mão cheia

No duelo dos quartos-de-final que se antevia de maior equilíbrio, a França foi categórica ao vencer a Suíça por 5-0. Foi a primeira vitória dos vice-campeões europeus na prova e vale o duelo com Portugal nas meias-finais.