Nacional Feminino a 17, com Fase 1 definida

A nova edição do Campeonato Nacional de Seniores Femininos tem as 'baixas' de CACO e Sporting, mas 'chegam' Física, Infante Sagres e Tojal para uma prova com 17 equipas. O Benfica persegue o 11º título consecutivo.

Nacional Feminino a 17, com Fase 1 definida

Estão definidos os calendários das três zonas da Fase 1 do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, que este ano conta com 17 equipas.

Sporting e CACO, respectivamente 8º e 11º na edição anterior, não inscreveram as suas equipas, sendo substituídos a Sul por Física e Tojal. A Norte, regressa o Infante Sagres, "empurrando" o Académico da Feira, 3º classificado na pretérita temporada para a Zona Centro.

A Zona Norte ficou assim com Vila Boa do Bispo, Gulpilhares, Infante Sagres, Académico e Carvalhos. A Zona Centro contará com Escola Livre, CENAP, Académico da Feira, Arazede, Académica e Sanjoanense. E a Zona Sul com Turquel, Odivelas, Stuart, Benfica, Tojal e Física.

O Benfica parte em busca do 11º título consecutivo, um inédito hendecacampeonato no Hóquei em Patins. Desde logo, na Zona Sul, medirá forças com um vice-campeão Turquel com mais soluções e uma Stuart que aposta numa participação europeia, na Liga dos Campeões Feminina, sendo uma incógnita o regresso do Tojal, mas com um conjunto de bons valores.

O planeamento aponta a jornada inaugural da Fase 1 para 22 de Outubro. Na Zona Norte, pela ordem do sorteio, a grelha para cinco equipas devia ditar embates entre Vila Boa do Bispo e Gulpilhares e entre Infante Sagres e Carvalhos, mas seriam outros (ver abaixo) anunciados no sorteio.

As jornadas desta Fase 1 prolongam-se até 17 de Dezembro. Depois há apuramento para a Fase 2, concentrado, de 5 a 7 de Janeiro, disputando-se esta Fase 2, já nacional, com as equipas divididas em Grupo 1 (oito equipas) e Grupo 2 (nove equipas), de 21 de Janeiro a 26 de Maio.

Na decisão do título, os quartos-de-final estão calendarizados para 30 de Maio, 1 e, se necessário, 2 de Junho, as meias-finais para 8, 10 e, se necessário, 16 de Junho e a final para 23, 29 e, caso haja "negra", 30 de Junho, mas há omissões no planeamento.

No documento datado de 28 de Agosto, está omisso o Campeonato Europeu de Seniores Femininos, que já não se disputará de 2 a 8 de Outubro, mas também os confrontos - à melhor de três, segundo o regulamento - entre os mais mal classificados do Grupo 1 e os mais bem classificados do Grupo 2 para definição dos "quartos" antes do arranque do play-off.

Havendo impossibilidade de competição em qualquer outro escalão, dado que não há equipas femininas para tal, recorde-se que, aos jogos do Campeonato Nacional de Seniores Feminino podem ser logo chamadas atletas que completem 14 anos em 2023.

Para já, as primeiras jornadas de cada Zona, com datas e horas a confirmar, foram assim anunciadas:

Zona Norte

• Académico vs. Infante Sagres

• Vila Boa do Bispo vs. Carvalhos

Folga: Gulpilhares

Zona Centro

• CENAP vs. Escola Livre

• Acad. Feira vs. Académica

• Arazede vs. Sanjoanense

Zona Sul

• Odivelas vs. Turquel

• Stuart vs. Tojal

• Benfica vs. Física

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny