Turquel com mais argumentos para quebrar domínio encarnado

Vice-campeão no feminino na temporada de regresso, o Turquel prepara a nova temporada com o catalão Guillem Pérez no comando técnico e um plantel com mais opções para tentar contrariar a hegemonia do Benfica e repetir o título de 2012.

Turquel com mais argumentos para quebrar domínio encarnado

O Turquel foi campeão português de Seniores Femininos em 2012. Depois, Portugal não conheceu outro campeão que não o Benfica.

De regresso à competição feminina na pretérita temporada, o Turquel levou a final à "negra", acabando por terminar vice-campeão. Mas a falta de argumentos da equipa liderada por Nelson Lourenço, principalmente em termos quantitativos era notória.

Nos 31 jogos das três fases do Campeonato Nacional, o Turquel somou 22 vitórias, dois empates e sete derrotas. Cinco dos desaires foram em sete dos jogos disputados com Benfica, e os outros em São João da Madeira (4-2) e em Massamá (3-2), sem beliscar um percurso notável de 156 golos marcados (5 por jogo) e 75 sofridos (2.4 golos por jogo). Na Taça de Portugal, a equipa da Aldeia do Hóquei foi semifinalista, eliminada por um inevitável Benfica, por 1-3.

Guillem Pérez

Para a nova temporada, Guillem Pérez foi convidado a assumir o comando técnico da equipa feminina, acumulando com as suas funções no masculino. Algo não muito habitual em Portugal, para não dizer raro, ou inédito.

No entanto, em Espanha, o Hóquei em Patins feminino é visto de maneira diferente. E, talvez por isso, seja normal ver treinadores a passarem de equipas masculinas para femininas e vice-versa. E talvez por isso seja normal que haja várias equipas femininas em cada escalão. Em vários clubes.

Esta não será a estreia de Guillem Pérez à frente de uma equipa feminina. Entre 2012 e 2014, o treinador que chegou a Portugal em 2016 para orientar o Sporting e depois esteve nos escalões de formação do Barcelona, liderou o SFERIC de Terrassa na competitiva OK Liga em dois trajectos tranquilos. Foi 8º em 2012/13, com 36 pontos, e 9º em 2013/14, com 35, em duas edições que terminaram com o Voltregà campeão, completando um tetra.

Chegou à Aldeia do Hóquei a meio da temporada de 2021/22, não conseguindo evitar a descida da equipa masculina. Mas garantiu o regresso ao convívio dos grandes apenas um ano depois.

Mais argumentos

Na segunda temporada da equipa feminina após o regresso, Guillem terá mais recursos ao seu dispôr do que Nelson teve. A equipa perde Marta Vieira ("Martinha"), que já chegara a meio da temporada e está de regresso à Argentina, e Carolina Gonçalves. E chegam cinco atletas, para um plantel de 11 jogadoras.

O Turquel garantiram Constança António, que não estava a competir, as internacionais portuguesas Catarina Costa (ex-Académica), Renata Balonas (ex-Sanjoanense) e Rita Batista (ex-Sporting) e a internacional argentina Lourdes Lampasona (ex-UVT).

Lourdes chega ao campeonato português como campeã do Mundo, apesar de só completar 19 anos em Dezembro. Em 2022, no Mundial de San Juan, estreou-se com a albiceleste na fase de grupos, frente à Colômbia, e logo com um golo. Nas meias-finais, frente a Portugal ficaria fora do 10 eleito por Dario Giuliani para defrontar, entre outras, Rita Batista, um dos reforços deste defeso, e Cláudia Vicente, que continua entre os postes turquelenses.

Também de alvinegro, continuam Rita e Rute Lopes, Isa Ricardo, e as jovens Carin Henriques e Leonor Coelho, esta última convocada por Hélder Antunes para um Europeu sénior previsto para Julho, mas entretanto adiado.

Rita Lopes, campeã por Turquel (2012) e Benfica (de 2014 a 2019), sempre ao lado da irmã Rute, continuará a ser uma das referências
Rita Lopes, campeã por Turquel (2012) e Benfica (de 2014 a 2019), sempre ao lado da irmã Rute, continuará a ser uma das referências

Nova época

Abdicando da presença nas competições europeias depois de ter conquistado o direito desportivo a disputar a Liga dos Campeões, o Turquel inicia oficialmente a temporada a 7 de Outubro, em Tomar, com a disputa da Elite Cup. Nas meias-finais, defronta a Stuart, esperando - com a passagem à final - defrontar Benfica ou Académico da Feira no dia seguinte.

O arranque do Campeonato Nacional está agendado para 22 de Outubro, em Odivelas, na Zona Sul da Fase 1 da competição. Benfica, Stuart, Física e Tojal são as outras equipas da Zona.

Hóquei Clube de Turquel 2023/24 - Seniores Femininos

Guarda-redes: Carin Henriques e Cláudia Vicente

Jogadoras de pista: Catarina Costa (ex-Académica), Constança António (ex-sem clube), Isa Ricardo, Leonor Coelho, Lourdes Lampasona (ex-UVT), Renata Balonas (ex-Sanjoanense), Rita Batista (ex-Sporting), Rita Lopes e Rute Lopes

Treinador: Guillem Pérez

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny