Sem surpresas e com 'atropelo' barcelense

O Campeonato Placard arrancou sem surpresas nos desfechos. Tomar e Óquei de Barcelos - com goleada - venceram em casa. Sporting e Oliveirense cumpriram na pista de Juventude Pacense e Riba d'Ave. A ronda inaugural ficará completa a 5 de Outubro.

Sem surpresas e com 'atropelo' barcelense

Arrancou o Campeonato Placard. A meio gás, mas arrancou, e com os favoritos a confirmarem o seu estatuto.

A vitória do Óquei de Barcelos sobre o Murches foi confrangedora, com um expressivo 11-0. Num dia de aniversário aziago, o treinador Hugo Lourenço ("Caleta") viu que há muito trabalho pela frente com uma equipa que sofreu muitas alterações.

Os golos contam a história do jogo. Com pouco mais de cinco minutos jogados, o Óquei de Barcelos já vencia por 4-0 e o Murches não teve reacção. Ao intervalo, já havia sete golos barcelenses no marcador. Mais paulatinamente, o registo final ascenderia a 11 golos sem resposta.

Miguel Vieira marcou os três primeiros golos e marcaria ainda outro, para um póquer. Alvarinho fez um hat-trick e Poka bisou. Miguel Rocha e Leo Savreux marcaram um cada, num jogo em que todos - incluindo o guarda-redes Joka - foram a jogo e apenas Santi Chambella e Danilo Rampulla não marcaram.

O Murches desperdiçaria dois livres directos por Tomás Moreira e uma grande penalidade por Gonçalo Nunes que, tal como Rafael Lourenço, regressou a um pavilhão que já foi a sua casa.

Reviravoltas em Tomar e Riba d'Ave

Frente a Tomar e Oliveirense, as equipas do Turquel e do Riba d'Ave até começaram a vencer, mas sofreriam uma cambalhota no marcador.

O Tomar venceu o Turquel por 6-1 no dérbi da "Zona Centro". O Turquel entrou melhor e, antes de estarem cumpridos cinco minutos, Tiago Mateus abria justificadamente o marcador.

Recompondo-se, o Tomar - já no quarto jogo oficial da temporada - igualou aos oito minutos, com o capitão Pedro Martins a dar o mote. E os tomarenses foram tomando conta do jogo.

Aos 14 minutos, Guilherme Silva redimia-se da clamorosa falha defensiva no golo adversário e consumava a reviravolta de grande penalidade e, no reencontro com o Turquel depois da final da II Divisão, então pelo Juventude Pacense, Gonçalo Neto estreou-se a marcar pelos tomarenses.

A equipa da Aldeia do Hóquei acusou a reviravolta, com dois golos num minuto. E, pouco depois, com azul a Xavier Lourenço, o Tomar chegava ao 4-1 no powerplay, por Xanoca, que representou os turquelenses entre 2015 e 2017.

Na segunda parte, o Turquel procurou reduzir. Aos cinco minutos, Daniel Passos dispôs de um livre directo, mas não conseguiu bater Marante e, na superioridade após azul a Guilherme Silva, Salvador André também veria azul. Tato foi mais eficaz de livre directo e frustrou a reacção turquelense a 15 minutos do fim.

André Centeno fechou as contas de uma vitória que assim contaria com golos dos três reforços tomarenses, depois de Xanoca e Neto terem também marcado.

Na diferença de golos, o Óquei de Barcelos será líder até 5 de Outubro, seguido de Tomar (por coeficiente) e Sporting.

Em Riba d'Ave, coube a Remi Herman, reforço, marcar de grande penalidade, aos 11 minutos, para "assustar" a renovada equipa da Oliveirense. A vantagem persistiu até ao intervalo, pese três azuis e dois livres directos, dado que Gustavo Pato e Lucas Martinez não aproveitaram as bolas paradas.

Na etapa complementar, a Oliveirense igualou aos três minutos e meio, por Xavier Cardoso. Nuno Santos, um dos reforços que chegou do Valongo, colocou a equipa de Oliveira de Azeméis na frente aos oito.

O Riba d'Ave, vendendo cara a derrota, não baixou os braços, mas sofreu um duro revés já nos cinco minutos finais, com golo de outro jogador que trocou o Valongo pela Oliveirense, Facundo Navarro. O 1-3 não sofreria mais alterações.

Estreia sem prémio

O Juventude Pacense estreou-se na categoria máxima com uma derrota por 0-5 na recepção ao Sporting. A falta de eficácia de bolas paradas custou um primeiro tento entre os maiores do Hóquei em Patins nacional.

Pedro Freitas saiu "ileso" de duas grandes penalidades, de Henrique Magalhães e Verona, mas à terceira oportunidade da marca de castigo máximo, a meio da primeira parte, Toni Pérez inaugurou o marcador.

O Juventude Pacense teve oportunidade de reduzir logo de seguida, com azul a Facundo Bridge, mas Miccoli não ganhou o duelo a Ângelo Girão. E sobrevivendo ao "underplay", o Sporting ampliou, com Toni Pérez a voltar a marcar.

A equipa orientada por Hugo Azevedo chegaria ao intervalo sem golos, mas pode queixar-se de falta de eficácia... e de Girão. Depois do capitão Miccoli, também José Cancela desperdiçaria uma bola parada, de livre directo.

Na segunda parte, Bernardo Marques, Dinis Abreu e Filipe Flórido também desperdiçariam oportunidades de livre directo, com o Sporting, mesmo sem Gonzalo Romero, a não se fazer rogado. Matías Platero, de grande penalidade, e Alessandro Verona, com dois golos, fixaram o 0-5 final.

Esta primeira jornada só ficará completa a 5 de Outubro, devido á participação de Porto, Valongo e Braga na Taça Continental. No dia da Implantação da República, Benfica e Porto jogam no Minho, respectivamente em Braga e Famalicão, e o Valongo recebe o Carvalhos.

1ª Jornada

• Juv. Pacense 0-5 Sporting • 30.Set

Tomar 6-1 Turquel • 30.Set

• Riba d'Ave 1-3 Oliveirense • 30.Set

Óquei de Barcelos 11-0 Murches • 30.Set

• Braga vs. Benfica • 5.Out, 17h • Paulo Almeida e Manuel Oliveira

• Valongo vs. Carvalhos • 5.Out, 18h30 • Silvia Coelho e Pedro Miguel Sousa

• Famalicense vs. Porto • 5.Out, 19h • Joaquim Pinto e Fernando Vasconcelos

Classificação

1º Óquei de Barcelos (3), 2º Tomar (3), 3º Sporting (3), 4º Oliveirense (3), 5º Benfica* (0), 6º Braga* (0), 7º Famalicense* (0), 8º Murches* (0), 9º Porto* (0), 10º Valongo* (0), 11º Riba d'Ave (0), 12º Juv. Pacense (0), 13º Turquel (0), 14º Murches (0)

*menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
SCRA Saint-Omer
Uma mão cheia de Supertaças para o Saint-Omer

Uma mão cheia de Supertaças para o Saint-Omer

O Saint-Omer confirmou este sábado a conquista da Supertaça francesa, voltando a vencer o Quévert. É o quinto triunfo da equipa de Pedro Chambel em outras tantas edições da prova.

Final azul-e-branca entre Porto e Voltregà

Final azul-e-branca entre Porto e Voltregà

Porto e Voltregà vão disputar a decisão da Taça Continental, depois de vencerem Braga e Valongo. Será um regresso ao passado, com uma decisão entre campeão europeu e vencedor da Taça WSE, e a reedição de outra decisão europeia, de 2002.

Stickada de saída no melhor Campeonato

Stickada de saída no melhor Campeonato

Arranca este sábado mais uma edição do apelidado 'Melhor Campeonato do Mundo'. Benfica e Porto, igualados com 24 títulos, e Sporting são os principais favoritos, com Óquei de Barcelos e Oliveirense à espreita. Promovidos têm missão complicada.