Oito apurados definidos

Estão definidos os oito apurados da 1ª fase de qualificação da Liga dos Campeões, que se juntam a outros oito, apurados directamente. O sorteio, com Porto, Oliveirense, Valongo e Tomar, realiza-se esta segunda-feira, e os potes estão alinhados.

Oito apurados definidos

Depois do segundo dia da 1ª fase de qualificação, sobrava apenas uma indefinição no lote de oito apurados para a 2ª fase. Frente ao Lleida, o Coutras perdeu por "apenas" 2-0 e ganha a corrida ao Valdagno.

Germania Herringen (Alemanha), Igualada e Lleida (Espanha), Coutras, La Vendéenne e Noisy (França), Sarzana (Itália) e Tomar (Portugal) conquistaram em pista o apuramento para a fase seguinte, juntando-se agora em sorteio - que tem lugar esta segunda-feira, a partir das 19h portuguesas - aos apurados directamente Porto, Oliveirense e Valongo (Portugal), Calafell, Reus e Noia (Espanha), Forte (Itália) e Diessbach (Suíça).

Para o sorteio - com o constrangimento de só poder haver um máximo de duas equipas do mesmo país em cada grupo - serão constituídos quatro potes, dois para os apurados directamente e dois para as equipas da primeira fase, sendo os potes definidos pelo ranking. A saber:

2ª fase de qualificação - Potes para sorteio

Pote 1: Porto (1º), Oliveirense (4º), Valongo (6º) e Noia (9º)

Pote 2: Reus (11º), Forte (15º), Calafell (16º) e Diessbach (22º)

Pote 3: Sarzana (7º), Lleida (13º), Tomar (18º) e Coutras (21º)

Pote 4: La Vendéenne (24º), Igualada (25º), Germania Herringen (27º) e Noisy (32º)

A 2ª fase de qualificação realiza-se de 3 a 5 de Novembro, no mesmo modelo da 1ª fase, com minicampeonatos concentrados em quatro sedes a definir. Os clubes com o ranking mais baixo têm preferência de organização.

Os dois mais bem classificados de cada grupo apuram-se para a fase de grupos, para a qual já estão apurados directamente Benfica, Sporting e Óquei de Barcelos (Portugal), Barcelona e Liceo (Espanha), Trissino e Lodi (Itália) e Saint-Omer (França). A duas voltas, as seis jornadas da fase de grupos arrancam a 30 de Novembro e disputa-se - em quintas-feiras europeias - até 29 de Fevereiro.

Coutras com última vaga

No derradeiro dia da 1ª fase de qualificação, só estava verdadeiramente em jogo a qualificação de Coutras ou de Valdagno. Aos gauleses, bastava não perder por mais de três para assegurar uma das duas vagas no Grupo D e, frente ao Lleida, já apurado, perdeu por dois.

Nuno Paiva, autor de um hat-trick no primeiro jogo, frente ao Valdagno, inaugurou o marcador a dois minutos do intervalo, depois de Julian Martinez, para os catalães, e Raul Fernandez, para os franceses, terem desperdiçado bolas paradas.

Na segunda parte, o atacante português voltou a marcar, de grande penalidade, a 14 minutos do fim, assustando os gauleses. Mas, sem que as equipas estivessem obrigadas a outro resultado, o marcador não voltaria a mexer.

De resto, os resultados definiram a classificação final dos grupos, não sendo esta relevante para o futuro na principal competição europeia ou, no caso dos "relegados", na Taça WSE.

O La Vendéenne triunfou no Grupo A, orfão do Follonica, com uma vitória clara por 5-0 sobre o Germania Herringen.

No Grupo B, Tom Mfuekani e Guilherme Silva não aproveitaram grandes penalidades, cabendo a Filipe Almeida abrir o marcador para o Tomar, a 10 minutos do descanso.

Tomar passou com distinção no Grupo B. Em Noisy-le-grand, a equipa de Nuno Lopes venceu os três jogos que disputou.

Já perto do intervalo, o Noisy, orientado pelo português João Baltazar, não capitalizou um livre directo, mas, na superioridade numérica do azul mostrado a André Centeno, chegaria mesmo à igualdade, por Mateo Avondo.

Na etapa complementar, novos azuis resultaram em mais golos. Aos cinco minutos, Guilherme Silva viu o cartão, permitindo a reviravolta na eficácia de Mfuekani. Um minuto depois, foi Ugo Grellier o admoestado, e Tato Ferruccio não perdoou.

Aos oito minutos, o Tomar voltaria para a frente do marcador, com um tento de Centeno, que voltaria a marcar a nove do final. Com dois golos de diferença no marcador, as duas equipas apuradas e compromissos nacionais na próxima semana, as equipas acomodaram-se e deixaram o tempo escoar até final.

O Igualada venceu o Grupo C, que recebeu em Les Comes, ao bater o Sarzana por inusitados 11-7, com póqueres de Gerard Riba (marcou nove golos em três jogos) e Oriol Llenas para os arlequins e um hat-trick de Domenico Illuzzi para os "diabos" italianos.

Nos outros jogos, destaque para a vitória dos suíços do Thunerstern sobre os ingleses do King's Lynn por 0-6... com seis golos de Gian Rettenmund.

Grupo A (anfitrião La Vendéenne)

• Follonica 0-10 La Vendéenne (falta de comparência) • 13.Out

Germania Herringen 10-0 Follonica (falta de comparência) • 14.Out

La Vendéenne 5-0 Germania Herrigen • 15.Out

Classificação: 1º La Vendéenne (6), 2º Germania Herringen (3), 3º Follonica (0)

Grupo B (anfitrião Noisy)

Noisy 9-2 Grosseto • 13.Out

Tomar 11-0 Walsum • 13.Out

• Grosseto 4-5 Tomar • 14.Out

• Walsum 2-8 Noisy • 14.Out

Grosseto 7-1 Walsum • 15.Out

• Noisy 2-4 Tomar • 15.Out

Classificação: 1º Tomar (9), 2º Noisy (6), 3º Grosseto (3), 4º Walsum (0)

Grupo C (anfitrião Igualada)

• Thunerstern 0-6 Sarzana • 13.Out

• King's Lynn 0-16 Igualada • 13.Out

Igualada 5-1 Thunerstern • 14.Out

Sarzana 13-2 King's Lynn • 14.Out

• King's Lynn 0-6 Thunerstern • 15.Out

Igualada 11-7 Sarzana • 15.Out

Classificação: 1º Igualada (9), 2º Sarzana (6), 3º Thunerstern (3), 4º King's Lynn (0)

Grupo D (anfitrião Coutras)

Lleida 6-3 Valdagno • 13.Out

Coutras 3-3 Valdagno • 14.Out

Lleida 2-0 Coutras • 15.Out

Classificação: 1º Lleida (6), 2º Coutras (1), 3º Valdagno (1)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«Foram uns verdadeiros guerreiros, lutaram até à exaustão»

«Foram uns verdadeiros guerreiros, lutaram até à exaustão»

Apesar de chegar como campeão nacional de Sub-17, o Valongo estava longe de ser favorito na 'bolsa de apostas' para a Eurockey Cup. A 'entrega total' levou-os à final, aponta Filipe Faria, também ele exemplo de entrega.

A 10ª Supertaça, para um grande 31

A 10ª Supertaça, para um grande 31

O Benfica garantiu a conquista da Supertaça Feminina, a 10ª consecutiva, ao vencer o Académico da Feira por 10-1. A entrar na sua 12ª temporada, as águias de Paulo Almeida somam impressionantes 31 troféus nacionais em 32 que disputaram.