A 10ª Supertaça, para um grande 31
O Benfica garantiu a conquista da Supertaça Feminina, a 10ª consecutiva, ao vencer o Académico da Feira por 10-1. A entrar na sua 12ª temporada, as águias de Paulo Almeida somam impressionantes 31 troféus nacionais em 32 que disputaram.
O Benfica conquistou, mais uma vez, a Supertaça Feminina. É a 10ª conquista consecutiva das águias que, depois de vencerem Sanjoanense (2013 e 2014), Académica (2015 e 2016), Stuart (2017), Carvalhos (2018), CACO (2019 e 2021) e Sporting (2022), venceram este domingo, em Turquel, o Académico da Feira por 10-1.
Depois de ter vencido as feirenses por 7-1, há uma semana, nas meias-finais da Elite Cup, o favoritismo pendia claramente para as encarnadas.
Raquel Santos inaugurou o marcador aos oito minutos e meio e assistiu a chilena Cata Flores para o 2-0 quatro minutos volvidos. Inês Severino, Marlene Sousa e, novamente, Raquel Santos ampliaram para 5-0 antes do fim dos primeiros 25 minutos.
Raquel Santos, atacante de 20 anos e no Benfica desde 2021, assinou um hat-trick.
As águias tinham já as duas mãos na Supertaça. E tinham também nove faltas, optando por gerir o desenrolar do encontro. Aos 10 minutos Cata Flores fez o segundo da sua conta pessoal e sexto das águias. No 14º minuto, a reforço italiana Elena Tamiozzo, de livre directo, e Maria Sofia Silva elevavam para pesados 8-0.
O Académico da Feira reduziu numa grande penalidade da argentina Brenda Lucero e, já nos derradeiros cinco minutos, dispôs de livre directo, na 10ª falta das águias, mas a chilena Sofia Reyes não aproveitou. Um minuto volvido, a capitã encarnada Marlene Sousa fazia o 9-1 e Raquel Santos, que abrira a contagem, fechou as contas a dois minutos do final.
Um grande 31
A equipa feminina das águias foi formada em 2012 e o sucesso foi praticamente imediato. Falharam a Taça de Portugal dessa temporada, sendo esta última a única prova nacional em que o Benfica participou e não venceu, eliminadas pel'Os Lobinhos logo na primeira eliminatória. Depois, sempre com Paulo Almeida ao leme e Maria Celeste Vieira entre os postes, ganharam tudo.
Nessa mesma primeira época, sagraram-se campeãs e os troféus sucederam-se até à Supertaça este domingo. São 10 conquistas no Campeonato Nacional, 10 na Supertaça, nove na Taça de Portugal e duas na Elite Cup, para um total de 31 triunfos. E, a estas conquistas nacionais, junta-se uma histórica Liga dos Campeões Feminina, a única que escapou ao domínio das equipas espanholas
Num arranque de temporada em que os sucessos do masculino se juntaram aos sucessos do feminino, o Benfica passa a deter oito das nove provas oficiais nacionais na categoria máxima: Elite Cup, Supertaça António Livramento, Taça 1947 e Campeonato Placard no masculino e Elite Cup, Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato Nacional no feminino. Falta apenas a Taça de Portugal de Seniores Masculinos, em posse do Tomar.
Domingo, 15 de Outubro de 2023, 16h26