Sporting vence e deixa Benfica a cinco pontos

Na abertura da 4ª jornada, com a liderança - pelo menos por um dia - em jogo, o Sporting venceu o Benfica com Girão a 'fechar a porta' às águias. Os leões voltam à liderança e deixam o campeão nacional já a cinco pontos.

Sporting vence e deixa Benfica a cinco pontos

O Sporting venceu o Benfica por 3-2 e está de regresso à liderança do campeonato, um dia depois de a ter perdido para o Tomar. A passagem pelo topo pode ser passageira, porque ainda há todos os outros jogos da 4ª jornada por disputar, mas, mais importante que isso, será a vantagem "cavada" para o vigente campeão nacional, já de cinco pontos.

Foi um jogo atípico. O Sporting jogava perante o seu público, mas nunca conseguiu assumir o jogo perante um Benfica com muito mais dinâmica... mas totalmente ineficaz. Ou, melhor, incapaz de bater um superlativo Ângelo Girão.

Com arbitragem de Pedro Figueiredo, que estivera na véspera no jogo entre Valongo e Tomar, e João Catrapona, o jogo começou com muitas incidências disciplinares. Houve um azul a Ordoñez logo aos dois minutos e meio e outros a Nil Roca e Toni Pérez aos seis. No primeiro cartão, Pedro Henriques ganhou o duelo de livre directo a João Souto, e os leões também não conseguiriam marcar na vantagem numérica.

De resto, o Sporting pouco se viu em termos ofensivos, optando por - ou remetido a - tapar os caminhos para a sua baliza. Talvez pesando a ausência de Ferran Font, sendo que do lado dos encarnados ficaria de fora Lucas Honório. Quando o dinamismo do Benfica desequilibrava, estava lá Ângelo Girão.

Na ineficácia das águias, o Sporting adiantou-se, com 15 minutos jogados. Henrique Magalhães serviu Rafael Bessa para um remate pronto a inaugurar, apesar do ascendente das águias. E, poucos segundos depois da nona falta dos leões, a dois minutos e meio do intervalo, Gonzalo Romero fez o 2-0 num remate forte da zona frontal.

As nove faltas com que o Sporting entrou na etapa complementar alimentavam a esperança de um livre directo que pudesse quebrar a resistência de Girão. Mas, gerindo em bloco baixo a vantagem ganha na primeira parte, o Sporting adiaria a 10ª.

Na sua pressão, o Benfica chegou à nona aos nove minutos. E, meio minuto volvido, chegaria à 10ª, para Romero fazer o 3-0 num forte remate.

Gonçalo Pinto reduziria dois minutos depois, após assistência de Carlos Nicolia, e o jogo partia, tornando-se anárquico. Zé Miranda era chamado ao palco e sofreria a 10ª falta do Sporting, a nove minutos do fim. Mas Nicolia não conseguiu bater Girão e a desvantagem perduraria.

O Benfica acusou a oportunidade perdida e o Sporting ganhou alguma clarividência no seu jogo, controlando melhor a posse de bola. Teve ocasião de matar o jogo já nos sete minutos finais, mas nem Romero voltaria a concretizar de livre directo, nem o Sporting faria melhor que na primeira vez que teve vantagem numérica. No entanto, mantinha a dupla vantagem.

Com menos de três minutos para jogar, Lucas Ordoñez faria o 3-2, numa grande penalidade ganha por ele própria, e o Benfica acreditava. Mas seria traído na sua precipitação. Cometeu a 14ª a dois minutos do fim, e, mais uma vez, a falta que valeria livre directo só demorou mais meio minuto a surgir. Rafael Bessa acertou no ferro, mas, mesmo com o Benfica a arriscar o ataque a cinco, sem guarda-redes, o resultado não se alteraria, com Girão a negar a divisão de pontos.

Muito para jogar na 4ª jornada

A 4ª jornada do Campeonato Placard prossegue este sábado com a realização de mais quatro jogos.

A Oliveirense recebe o Famalicense e "roubará" a liderança ao Sporting caso vença por mais de dois golos. Há também um embate entre dois emblemas recém-promovidas, Turquel e Juventude Pacense, novo jogo à porta fechada nos Carvalhos, agora com o actual lanterna-vermelha a receber o Óquei de Barcelos, e ainda um duelo entre as duas equipas portuguesas que disputarão a ronda de qualificação da Taça WSE, Murches e Braga.

No domingo, jogam Valongo e Tomar, que se defrontaram esta quinta-feira. Os valonguenses "madrugarão" para se deslocarem ao Dragão Arena, ao passo que os tomarenses - com possibilidades de voltarem ao topo da classificação - recebem, à tarde, no fecho da ronda, o Riba d'Ave.

4ª Jornada

Sporting 3-2 Benfica • 20.Out

• Murches vs. Braga • 21.Out, 16h • João Martins e José Martins

• Oliveirense vs. Famalicense • 21.Out, 18h • Sílvia Coelho e Miguel Matos

• Carvalhos vs. Óquei de Barcelos • 21.Out, 18h • Rui Leitão e Porfírio Fernandes

• Turquel vs. Juv. Pacense • 21.Out, 21h • Fernando Vasconcelos e Joaquim Pinto

• Porto vs. Valongo • 22.Out, 11h • Carlos Correia e Paulo Almeida

• Tomar vs. Riba d'Ave • 22.Out, 18h • Rui Torres e Manuel Oliveira

Classificação

1º Sporting* (12), 2º Tomar (9), 3º Oliveirense (9), 4º Benfica* (7), 5º Óquei de Barcelos (6), 6º Porto (6), 7º Turquel (3), 8º Juv. Pacense (3), 9º Riba d'Ave (3), 10º Valongo (3), 11º Murches (3), 12º Braga (1), 13º Famalicense (0), 14º Carvalhos (0)

*mais um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny