Tomar vence e junta-se ao grupo da frente
A fechar a 6ª jornada, o Tomar venceu esta quarta-feira na pista do Juventude Pacense por 5-7 e junta-se a Sporting, Benfica e Oliveirense no grupo da frente, todos com 19 pontos. Ainda invictos, os tomarenses têm ainda um jogo em atraso.
No fecho da 6ª jornada, faltando apenas um jogo na 7ª e estando concluída a 8ª, o Tomar venceu em Paços de Ferreira por 5-7 e integra agora o grupo da frente, com os mesmos 19 pontos de Oliveirense, Benfica e Sporting. Mas menos um jogo.
Foi o primeiro confronto entre Juventude Pacense e Tomar num Campeonato Nacional. Mas já se tinham defrontado quatro vezes para a Taça de Portugal, com três vitórias tomarenses, em duas mãos em 1984 e depois em 2001, e uma pacense, em 2014, no último duelo oficial - até esta quarta-feira - entre as duas equipas.
Invicta no seu trajecto na presente edição do Campeonato Placard, com cinco vitórias e um empate, a equipa de Nuno Lopes adiantou-se ainda não estavam cumpridos dois minutos, com Filipe Almeida a rematar forte de meia distância para surpreender Pedro Freitas.
A equipa da casa não acusou o golo e as oportunidades surgiam junto de uma e outra baliza. Aos 12 minutos, Dinis Abreu empatou, aproveitando um desequilíbrio defensivo contrário depois de André Centeno ter escorregado quando se isolava no ataque. O Juventude Pacense mostrava que venderia cara a derrota.
Os de Nuno Lopes adiantar-se-iam. E os de Hugo Azevedo responderiam. A nove minutos e meio do intervalo, Tato Ferruccio marcava o primeiro de cinco golos em menos de três minutos que a partida veria. Respondeu Zé Miguel, Tato fez o 2-3 e Guilherme Silva - a passe de Tato - dilatou para 2-4. Bernardo Marques reduzia para 3-4 e os pacenses continuavam na discussão.
A equipa da casa poderia mesmo ter empatado antes do descanso, mas nem Miccoli, nem João Pedro Pereira, de livre directo e grande penalidade, lograram bater António Marante de bola parada.
Na etapa complementar, o Tomar procurou ser mais coeso. Aos sete minutos, Filipe Almeida, num ataque rápido, repunha uma diferença de dois golos que eram uma almofada de algum conforto.
Os pacenses continuariam a criar perigo, mas, como no quinto golo, o Tomar voltaria a mostrar eficácia depois de uma oportunidade perdida pelos anfitriões. Gonçalo Neto, de regresso a uma casa que foi sua, fez o 3-6 num forte remate cruzado a sete minutos do fim.
Entre os ferros e Marante - e o passar dos minutos -, a falta de novo golo ia desesperando o Juventude Pacense. Surgiria com apenas dois minutos e meio para jogar, com José Cancela a transformar o livre directo da 10ª falta tomarense. Era tarde e a maior experiência do Tomar vingaria. Tato entrou para também marcar na 10ª falta contrária - selando um hat-trick - e, apesar de Guilherme Silva ver um azul, Cancela não marcou na bola parada... aproveitou o "powerplay", mas no derradeiro segundo, para o 5-7 final.
O Juventude Pacense tem agora o calendário acertado, mantendo-se nesta época de estreia na categoria máxima no 7º lugar, com nove pontos conquistados, tantos como Murches e Famalicense. Mas já distante do 6º, Óquei de Barcelos, que soma 16. O Tomar ainda fica com um jogo em atraso, para cumprir em Famalicão, no próximo dia 22. Antes, este sábado, visita o Benfica.
6ª Jornada
• Murches 3-5 Porto • 31.Out
• Sporting 7-4 Valongo • 1.Nov
• Oliveirense 0-4 Benfica • 1.Nov
• Riba d'Ave 2-6 Óquei de Barcelos • 1.Nov
• Turquel 1-1 Braga • 1.Nov
• Carvalhos 1-2 Famalicense • 7.Nov
• Juv. Pacense 5-7 Tomar • 15.Nov
Classificação
1º Sporting (19), 2º Benfica (19), 3º Oliveirense (19), 4º Tomar* (19), 5º Porto (18), 6º Óquei de Barcelos (16), 7º Juv. Pacense (9), 8º Murches (9), 9º Famalicense* (9), 10º Valongo (7), 11º Turquel (7), 12º Braga (6), 13º Riba d'Ave (3), 14º Carvalhos (0)
*menos um jogo
Quarta-feira, 15 de Novembro de 2023, 22h42