Reviravolta 'à bomba' de Carlitos

O Valongo venceu o Juventude Pacense por 6-5. A equipa de Hugo Azevedo esteve a vencer por 3-5, mas, com três remates fortes, Carlos Ramos - que inaugurara o marcador - virou o resultado e garantiu três importantes pontos para os valonguenses.

Reviravolta 'à bomba' de Carlitos

Na quinta partida da 9ª jornada, o Valongo recebeu e venceu o Juventude Pacense por 6-5. Carlos Ramos ("Carlitos") foi a figura maior de uma partida emocionante ao apontar quatro golos.

Foi uma primeira parte com apenas um golo para cada lado. Carlitos inaugurou o marcador ainda não estavam cumpridos dois minutos, a responder bem a um passe de Miguel Moura de trás da baliza de Pedro Freitas. João Pedro Pereira igualou de grande penalidade a oito minutos do intervalo, batendo Tiago Freitas.

Os irmãos Freitas, o valonguense Tiago de 22 anos e o pacense Pedro de 27, filhos de Paulo Freitas, treinador do Óquei de Barcelos e também ele guarda-redes - nomeadamente do Porto - nos seus tempos de jogador, acabaram por ser as figuras dos primeiros 25 minutos.

Na etapa complementar, houve mais golos. João Almeida fez o 2-1 num remate de meia distância da zona frontal aos três minutos, mas Nuno Pereira ("Miccoli"), a culminar um ataque rápido, e José Cancela, a passe de Filipe Flórido, viraram o resultado para a primeira vantagem pacense na partida.

Aos oito minutos, João Almeida voltava a marcar num remate de meia distância, jogava o Juventude Pacense com menos um, por azul a Cancela, mas, reposta a igualda em pista, a equipa de Hugo Azevedo - com passado como treinador e jogador em Valongo - mostrava eficácia.

Zé Pedro, a finalizar a meia altura depois de passe de Miccoli, e Filipe Flórido, num grande lance individual, consumavam um 3-5 que não parecia recuperável por um Valongo com poucas soluções e sem Tiago Sanches. Se faltava estratégia, Carlitos resolveu à bomba.

O internacional jovem português natural da Sobreira viraria o encontro. Campeão do Mundo de Sub-20 em 2017, na China, Carlitos deu o salto em 2021 para um contrato de três épocas com o Porto, mas, com poucos minutos, acabaria só cumprir uma temporada de dragão ao peito. Na pretérita temporada, num Valongo de Edo Bosch de alta rotação, esteve um pouco abaixo do seu potencial, mas agora afirma-se como um dos pilares do novo projecto valonguense.

A nove minutos do final, Carlitos teve um primeiro tiro certeiro, da zona frontal, a surpreender Pedro Freitas, tapado por dois jogadores. Já nos cinco minutos finais, novo tiro, agora cruzado, igualava o jogo. E, quando, meio minuto depois, o Pacense cometeu a 10ª falta, a escolha de Carlitos para tentar marcar não se estranhava. E marcou mesmo, para o 6-5 que seria final.

O Juventude Pacense procurou o empate até ao derradeiro apito e até pediu golo no último suspiro do jogo, mas os três pontos ficavam mesmo em Valongo.

Desta 9ª jornada ficam a falta ainda duas partidas, ambas para cumprir na próxima quinta-feira. A Oliveirense visita Murches e o Braga recebe o Riba d'Ave. Antes, Famalicense e Tomar defrontam-se na quarta-feira, em jogo em atraso da 7ª jornada.

9ª Jornada

Porto 10-0 Carvalhos • 18.Nov

Sporting 6-1 Turquel • 18.Nov

• Famalicense 2-2 Óquei de Barcelos • 18.Nov

Benfica 6-3 Tomar • 18.Nov

Valongo 6-5 Juv. Pacense • 19.Nov

• Murches vs. Oliveirense • 23.Nov, 20h • Teófilo Casimiro e José Martins

• Braga vs. Riba d'Ave • 23.Nov, 21h • Rui Torres e Pedro Figueiredo

Classificação

1º Sporting (22), 2º Benfica (22), 3º Porto (21), 4º Tomar* (19), 5º Oliveirense* (19), 6º Óquei de Barcelos (17), 7º Famalicense* (10), 8º Valongo (10), 9º Juv. Pacense (9), 10º Murches* (9), 11º Turquel (7), 12º Braga* (6), 13º Riba d'Ave* (3), 14º Carvalhos (0)

*menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Braga e Grosseto fecham cartaz dos 'oitavos'

Braga e Grosseto fecham cartaz dos 'oitavos'

No fecho da ronda de qualificação, Braga e Grosseto garantiram com vitórias as duas vagas em aberto para os 'oitavos' da Taça WSE. Entre equipas já apuradas, o Murches brilhou ao vencer o Voltregà, detentor do troféu.

Nicolía aponta ao topo na quebra de invencibilidade do Tomar

Nicolía aponta ao topo na quebra de invencibilidade do Tomar

O Benfica quebrou a invencibilidade do Tomar com um vitória por 6-3 que permite às águias destacarem-se, com o Sporting, no topo da classificação. Nicolia assinou um hat-trick num jogo de emoções, com um (não) golo a lembrar um 'VAR' que tarda.

Seis apurados, duas vagas

Seis apurados, duas vagas

Alcoi, Monza, Follonica, Valdagno, Voltregà e Murches já estão apurados para os oitavos-de-final da Taça WSE. Braga venceu por 0-9 e disputa uma das duas vagas restantes este domingo com o Wimmis.