Porto vence em Tomar

Um Porto pragmático venceu em Tomar, apesar dos anfitriões terem deixado plenamente justificado o estatuto de 'cabeça-de-cartaz' apontado à partida. O Sporting garantiu os três pontos na pista do Carvalhos e destacou-se no topo da classificação.

Porto vence em Tomar

Depois de duas derrotas - para a Taça de Portugal e a Elite Cup - o Porto venceu em Tomar por 1-3. Os tomarenses jogaram olhos nos olhos com os dragões, mas, pecando na concretização, não conseguiram capitalizar as oportunidades criadas e acabaram "vítimas" de um Porto pragmático.

É um Tomar que entra afirmativo e descomplexado seja qual for o adversário e, com casa praticamente cheia, embalou para uma excelente primeira parte, criando várias oportunidades. Brilhou Xavi Maliàn, seguríssimo, com António Marante a responder à altura nas oportunidades dos azuis-e-brancos, como quando Filipe Almeida viu azul a sete minutos e meio do intervalo e Hélder Nunes foi chamado ao livre directo.

Mesmo em inferioridade numérica, o Tomar teve as melhores oportunidades e, já perto do final da primeira parte, seria premiado com um grande golo de Gonçalo Neto, a fintar Gonçalo Alves e Hélder Nunes para desfeitear Maliàn.

Gonçalo Neto deixou para trás dois adversários e remata para o primeiro golo do jogo. O único do Tomar.
Gonçalo Neto deixou para trás dois adversários e remata para o primeiro golo do jogo. O único do Tomar.

Curiosamente, coube a Gonçalo Alves, a ter de assumir muito (demasiado?) do jogo do Porto, e Hélder Nunes, ainda muito longe do seu melhor, ficarem no banco no arranque da segunda parte, e as primeiras oportunidades voltaram a ser dos tomarenses. Mas, aos três minutos, Marante não afastou a bola e Carlo Di Benedetto, que só precisa de meia oportunidade, não enjeitou, e igualou.

O Tomar procurou responder, com o jogo a ficar partido. Num vaivém constante para uma e outra baliza, Carlo voltou a ter nova oportunidade, ao surgir isolado, mas desta feita ganharia o guardião tomarense. Ricardo Ares pediria um desconto de tempo, mas, no ritmo da partida, tardou vários minutos a ser concedido.

Carlo Di Benedetto igualou, num arranque de segunda parte sem Gonçalo Alves ou Hélder Nunes.
Carlo Di Benedetto igualou, num arranque de segunda parte sem Gonçalo Alves ou Hélder Nunes.

O jogo só pararia para lá dos 10 minutos, num azul a Ezequiel Mena que Tato Ferruccio - colega de Mena no Oeiras e no Óquei de Barcelos - não conseguiria transformar em golo no respectivo livre directo. Maliàn festejou efusivamente.

O Porto resistiu em underplay e, a 10 minutos do fim, adiantar-se-ia. Gonçalo Alves arrancou pela direita e serviu com precisão Mena que, solto ao segundo poste, só teve de encostar. Em vantagem, tangencial mas preciosa, o Porto passou a jogar com mais um: o relógio.

Estendendo os seus ataques, jogando largo, o Porto quebrava o ímpeto da equipa da casa em busca do empate. Sem posse de bola, os dragões fechavam a preceito, evitando sustos de maior para o seu guarda-redes. A minuto e meio do final, o Tomar chegou à 10ª falta e Gonçalo Alves, com um tiro certeiro, matou o jogo.

Gonçalo Alves assiste Mena para a reviravolta. Mais tarde, o capitão dos dragões mataria o jogo.
Gonçalo Alves assiste Mena para a reviravolta. Mais tarde, o capitão dos dragões mataria o jogo.

A equipa de Nuno Lopes jogou o resto da partida com cinco jogadores de pista, a tentar reduzir, recuperando a bola sempre que a perdia, mas a missão do Porto de cerrar fileiras e segurar a vantagem era clara. E seria bem sucedida.

O Porto soma agora 24 pontos, mais quatro que o Tomar, e continua a um do topo da classificação dado que o Sporting, único do trio da frente a jogar este sábado, também venceu.

Sporting isola-se

Na casa do lanterna-vermelha Carvalhos, o Sporting venceu por 3-6 e destacou-se de Benfica e Oliveirense, que só jogam este domingo.

Como frente ao Benfica, o Carvalhos de Ricardo Geitoeira voltou a mostrar argumentos para, mais cedo ou mais tarde, pontuar nesta edição do Campeonato Placard. Mas, recebendo o líder Sporting, terá de ficar para mais tarde.

A equipa da casa até conseguiu chegar ao intervalo empatada a dois, com Rúben Sousa, em dois livres directos, a responder aos golos de Rafael Bessa e Gonzalo Romero. Na etapa complementar, os leões souberam gerir melhor as vantagens amealhadas.

Toni Pérez assinou o 2-3 aos quatro minutos e João Souto ampliou aos 10. Rúben Sousa, a selar um hat-trick, reduziu praticamente de pronto, mas o Sporting não tardou a repor uma vantagem de dois golos, com um tento de Facundo Bridge, e segurou o jogo. Zé Diogo, dono da baliza verde-e-branca nesta partida, chegou para as encomendas e, a três minutos do final, Toni Pérez selou o resultado.

Juventude Pacense soma três pontos no último minuto

Em Paços de Ferreira, o Juventude Pacense somou mais três pontos nesta sua temporada de estreia na categoria máxima, ao vencer o Famalicense por 4-3.

Num jogo entre duas equipas com bons valores e muito bem trabalhadas por Hugo Azevedo e Jorge Ferreira, houve alternância no marcador e incerteza até final. Dinis Abreu inaugurou o marcador para os locais, mas Afonso Lima, com dois golos, virou o resultado. João Pedro Pereira respondeu, igualando no final da primeira parte e consumando nova reviravolta no início da segunda.

O Famalicense foi em busca da igualdade e chegou ao 3-3 por Juanjo López, de livre directo, depois de azul a Márcio Sisti, a cerca de 10 minutos do final. Pouco depois, a equipa de Famalicão chegava à 10ª falta, mas José Cancela não conseguiu desfeitear Diogo Fernandes e o jogo seguiu empatado até ao último minuto. Com 49 segundos para jogar, Dinis Abreu rematou de longe a pedir o desviu e o capitão Nuno Pereira ("Miccoli") respondeu da melhor forma, levando a bola a beijar o fundo das redes pela última vez.

Este domingo, a 10ª jornada fica completa com a realização das restantes quatro partidas. Benfica, em Riba d'Ave, e Oliveirense, que recebe o Valongo, tentam regressar ao topo da classificação.

10ª jornada

Juv. Pacense 4-3 Famalicense • 25.Nov

• Carvalhos 3-6 Sporting • 25.Nov

• Tomar 1-3 Porto • 25.Nov

• Turquel vs. Murches • 26.Nov, 16h • Miguel Guilherme e Paulo Gonçalves

• Óquei de Barcelos vs. Braga • 26.Nov, 16h • Bruno Henriques e João Martins

• Oliveirense vs. Valongo • 26.Nov, 18h • Porfírio Fernandes e Miguel Matos

• Riba d'Ave vs. Benfica • 26.Nov, 18h30 • Pedro Miguel Sousa e Sílvia Coelho

Classificação

1º Sporting (25), 2º Porto (24), 3º Benfica* (22), 4º Oliveirense* (22), 5º Tomar (20), 6º Óquei de Barcelos* (17), 7º Juv. Pacense (12), 8º Famalicense (11), 9º Valongo* (10), 10º Murches* (9), 11º Braga* (7), 12º Turquel* (7), 13º Riba d'Ave* (4), 14º Carvalhos (0)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Riba d'Ave anula ataque do Benfica e garante vitória

Riba d'Ave anula ataque do Benfica e garante vitória

'No Roby, no party'. Sem Roberto Di Benedetto, o Benfica esbarrou na muralha erigida pelo Riba d'Ave e regressa a Lisboa sem pontos e no 4º lugar. A Oliveirense venceu o Valongo está de novo na frente, agora apenas a par do Sporting.