Riba d'Ave anula ataque do Benfica e garante vitória

'No Roby, no party'. Sem Roberto Di Benedetto, o Benfica esbarrou na muralha erigida pelo Riba d'Ave e regressa a Lisboa sem pontos e no 4º lugar. A Oliveirense venceu o Valongo está de novo na frente, agora apenas a par do Sporting.

Riba d'Ave anula ataque do Benfica e garante vitória

Sem Roberto Di Benedetto lesionado, o Benfica perdeu na deslocação a Riba d'Ave por 2-1, de pouco valendo o regresso do "killer" Pablo Alvarez.

Gonçalo Pinto marcou para as águias aos oito minutos e meio, mas seria o único momento de celebração dos encarnados, pese o assumido bloco baixo da equipa da casa, penúltima classificada. A estratégia de Raul Meca daria frutos.

O capitão Pedro Silva igualou aos 10 minutos e o Benfica teve de procurar novo golo. A ausência do francês dos encarnados fazia-se sentir na capacidade de desequilibrar a defensiva contrária. E nem Nicolia, que tem resolvido problemas atacantes de bola parada, foi eficaz, acertando no ferro de livre directo depois de azul a Iñigo Artacho.

Em 14 jogos oficiais esta época, foi a primeira vez que o Benfica só conseguiu um golo. E não chegou...

Na segunda parte, pouco mudou. O Riba d'Ave também teve oportunidade de livre directo, mas Remi Herman, o francês dos minhotos, também não conseguiu converter depois de azul a Gonçalo Pinto.

Com o Benfica a atacar mal e o Riba d'Ave a defender bem - e, no seu recuo, sem cometer faltas - a igualdade mantinha-se. Até que, a três minutos do fim, Nery arrancou pela direita e serviu o seu capitão na área para o 2-1 do contentamento ribadavense.

A vitória do Riba d'Ave sobre as águias não é virgem. Na temporada de 2020/21, a equipa, já orientada por Raul Meca, venceu os dois jogos frente ao Benfica na fase regular... mas não evitou a descida. Agora, os três pontos somados pela equipa minhota não a tiram do penúltimo lugar, mas darão alento para o resto da prova.

Oliveirense vence Valongo

O reencontro entre muitos ex-Valongo - Xano Edo, Nuno Santos, Diogo Abreu, Facundo Navarro e o treinador Edo Bosch - e o Valongo redundou num jogo emotivo. A Oliveirense venceu e voltou ao topo da classificação, agora em dueto com o Sporting.

Os (actuais) valonguenses venciam por 0-2 aos dois minutos, com golos de João Almeida, que representou a Oliveirense entre 2019 e 2021, e Carlitos. E a equipa de Oliveira de Azeméis teve de andar atrás do resultado.

A Oliveirense conseguiria chegar a uma primeira igualdade, a três, com sete jogados na etapa complementar, mas o Valongo voltou a "escapar", com novo golo de João Almeida e um de Francisco Silva, outro ex-Oliveirense. Foram dois golos num ápice, que também tiveram resposta num ápice, por Torra e Navarro. E estava tudo empatado a 12 minutos do fim.

Na busca da vitória pelas duas equipas, Bruno Di Benedetto reclamou o estatuto de herói. O internacional francês assinou o golo que vale mais uma vitória tangencial - a terceira em oito triunfos - e importantes três pontos na luta ao melhor lugar possível na fase regular.

Afastar fantasmas antes da Champions

Em Barcelos, houve dérbi, mas, depois de exibições mais cinzentas - nomeadamente marcadas pela falta de eficácia - o Óquei venceu categoricamente por 6-1 o Braga, num triunfo construído numa primeira parte bem conseguida.

Alvarinho inaugurou o marcador aos quatro minutos, Danilo Rampulla bisou e Miguel Rocha ampliou antes de Jorge Silva reduzir a dois minutos do intervalo. Mas Poka ainda teria tempo para o 5-1 antes do descanso.

Na segunda parte, os barcelenses chegaram ao 6-1 por Luís Querido aos sete minutos e meio e, porventura já a pensarem no desafio da Champions League [ndr: recebem o Forte], geriram o resto da partida.

Divisão de pontos na luta pela manutenção

Na Aldeia do Hóquei, numa declarada luta pela manutenção, Turquel e Murches dividiram pontos. E dividiram 12 golos.

Nanu Castro foi a figura da partida, com um póquer que, no entanto, acabou por ser ingrato. O internacional jovem argentino virou o resultado de 3-5 para 6-5, mas Rafa Lourenço, com a equipa de Cascais a aproveitar a superioridade numérica depois de azul a Vasco Luís, assinou o 6-6 final.

O singelo ponto para cada equipa vale, no imediato, a subida de um lugar a ambos. O Murches é agora 9º, ainda que em igualdade pontual com o Valongo, e o Turquel é agora 11º, saindo da zona de despromoção por troca com o Braga.

10ª jornada

Juv. Pacense 4-3 Famalicense • 25.Nov

• Carvalhos 3-6 Sporting • 25.Nov

• Tomar 1-3 Porto • 25.Nov

• Turquel 6-6 Murches • 26.Nov

Óquei de Barcelos 6-1 Braga • 26.Nov

Oliveirense 6-5 Valongo • 26.Nov

Riba d'Ave 2-1 Benfica • 26.Nov

Classificação

1º Sporting (25), 2º Oliveirense (25), 3º Porto (24), 4º Benfica (22), 5º Tomar (20), 6º Óquei de Barcelos (20), 7º Juv. Pacense (12), 8º Famalicense (11), 9º Murches (10), 10º Valongo (10), 11º Turquel (8), 12º Braga (7), 13º Riba d'Ave (7), 14º Carvalhos (0)

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Porto vence em Tomar

Porto vence em Tomar

Um Porto pragmático venceu em Tomar, apesar dos anfitriões terem deixado plenamente justificado o estatuto de 'cabeça-de-cartaz' apontado à partida. O Sporting garantiu os três pontos na pista do Carvalhos e destacou-se no topo da classificação.