Entre estrelas da Catalunha, ganhou o Hóquei
Este sábado, com organização da Federação Catalã de Patinagem, defrontaram-se duas equipas estelares da OK Liga. A selecção da Catalunha venceu os All Stars, mas o resultado pouco interessava numa grande festa da modalidade.
A Federação Catalã de Patinagem organizou este sábado, em Sant Sadurní, palco do último Campeonato da Europa, "el partit de les estrelles". O jogo das estrelas.
Os protagonistas foram eleitos entre as 11 equipas da federação catalã que integram a categoria máxima do Hóquei patinado espanhol, a OK Liga. Apurados os votos dos adeptos (com um peso de 40%) e os votos de treinadores (20%), capitães (20%) e jornalistas (20%), foram eleitos 20 jogadores para irem a jogo no Olímpic de l'Ateneu.
João Rodrigues (Barcelona), Humberto Mendes ("Big", Noia) e Gerard Miquel (Sant Just) representam as selecções de Portugal, Angola e Andorra e ficaram necessariamente nos All Star, orientados por Jordi Garcia (Reus). Pau Bargalló (Barcelona), o mais votado, foi "destacado" para capitanear a selecção da Catalunha, ainda que seja também o capitão da selecção espanhola. A divisão dos restantes jogadores - todos catalães - foi sorteada.
Com João Rodrigues, capitão da selecção portuguesa, ficaram - para além de Big e Miquel - "velhos" conhecidos do campeonato luso, como o guarda-redes Carles Grau (Barcelona, ex-Porto), Sergi Aragonès (Reus, ex-Benfica) e Arnau Xaus (Calafell, ex-Juventude de Viana). Mas também Gerard Riba (Igualada), Marc González (Caldes), Sergi Folguera (Lleida) e o guardião Arnau Martinez (Caldes).
A selecção catalã, de Jordi Camps, contou, para além de Pau Bargalló, com o também campeão europeu Marc Grau (Barcelona), Adrià Ballart e Biel Pujadas (Caldes), Carles Domenech (Calafell), Nil Cervera e o guarda-redes Guillem Torrents (Igualada), Xavi Aragonès (Lleida) e Joan Pujalte (Sant Just). Càndid Ballart (Reus) não pôde estar presente e foi substituído pelo "jovem" Jaume Llaverola (Girona), cuja paixão pelo jogo, aos 48 anos, está longe de se esgotar.
A Catalunha venceria por 9-6. Esteve a vencer por 4-1, vencia por 4-3 ao intervalo, e na etapa complementar disparou para 7-3, defendendo depois a vantagem. Xavi Aragonès (três golos), Bargallò (dois), Adrià Ballart, Marc Grau, Domènech e Joan Pujalte marcaram os golos, vencendo Pujalte, campeão do Mundo de Sub-19 em 2019 e figura do surpreendente Sant Just, o prémio de "jogador mais valioso" ("MVP").
Com Hélder Nunes entre os muitos espectadores que acorreram ao evento, João Rodrigues bisou pelos All Star, tendo Sergi Aragonès e Arnau Xaus também marcado, assim como González e Big.
Na despedida de 2023, o resultado era o que menos importava, num momento - claramente vencedor - de promoção do Hóquei em Patins em que merece também destaque a organização, antes da "partida das estrelas", de um torneio 3x3 com 120 jogadores de idades Sub-11, Sub-13 e Sub-15.
Já em 2024, a OK Liga regressa a 6 e 7 de Janeiro com a realização da 13ª e derradeira jornada da primeira volta, que definirá o elenco para a Taça do Rei.
Segunda-feira, 1 de Janeiro de 2024, 22h08