Corrida à 'Copa' deu emoção à OK Liga

O fim da primeira volta da OK Liga e da corrida à Taça do Rei foi um filme hitchcockiano. O Liceo entrou em 4º na derradeira ronda, mas caiu para 8º e está fora da 'Copa', numa classificação em que apenas dois pontos separam o 3º do 9º.

Corrida à 'Copa' deu emoção à OK Liga

O que define um bom campeonato? A qualidade dos seus intervenientes, a incerteza nos desfechos? A OK Liga tem um "problema" há muitos anos com a hegemonia do Barcelona, mas os resultados entre os restantes são sempre mais incertos. A derradeira jornada da primeira volta foi paradigmática.

Em Espanha, corre-se na primeira volta por um objectivo claro: a presença na Taça do Rei, grande festa do Hóquei em Patins espanhol. À entrada para a 13ª e última jornada da primeira metade da fase regular, que define os participantes, apenas quatro equipas tinham lugar garantido.

Desde logo, o Calafell como organizador. Depois, o Barcelona, com altaneiros 34 pontos de 11 vitórias e apenas um empate, na pista do perseguidor Noia. A equipa de Sant Sadurní somava 25 pontos e já estava apurada, tal como o surpreendente Sant Just, vindo da OK Liga Plata, com 20.

Os resultados da 13ª jornada baralharam os restantes lugares e o apuramento.

Entre as sete equipas do 4º ao 10º lugar, apenas o Reus manteve a sua posição. O Liceo era 4º e estava na disputa por um lugar de cabeça-de-série com o Calafell. Vencendo os dois, até podiam passar o Sant Just e ser ambos cabeça-de-série. Mas ambos perderam.

João Rodrigues, líder da lista de marcadores com 22 golos, será o único português na Taça do Rei. Tiago Rodrigues e Tomás Pereira (Liceo) e Nuno Paiva (Lleida) falharam o apuramento numa emocionante última ronda da primeira volta.

O Liceo regressou à Corunha com uma derrota por 3-1 na pista do Noia. O Calafell, na ressaca do anúncio de saída no final da temporada de Ferran López, perdeu na recepção ao Rivas, naquela que foi apenas a segunda vitória da equipa madrilena - lanterna-vermelha - na prova. Conjugados os outros resultados, o Liceo caiu para 8º e o Calafell para 9º, mas a organização da prova garante-lhes a vaga, obrigando "los verdes" a ficar fora da festa.

O lugar como cabeça-de-série ficaria para o Voltregà que, num duelo directo com o Lleida pela presença na "Copa", venceu por 6-4. O Alcoi venceu o Caldes por 4-1 e subiu do 8º ao 5º lugar, passando até o Reus, que não foi além de um empate a dois com o Girona, já sem Ramon Benito no comando (sucedeu-lhe Xavi Garcia). Em 7º, último lugar qualificativo, ficou o Igualada que recebeu e venceu o Sant Just.

Barcelona, Noia, Sant Just e Voltregà serão cabeças-de-série no sorteio dos jogos da "Copa".

No meridiano da fase regular, a distância entre o 3º e 9º é de dois pontos. Entre o 3º e o último em Espanha é de 12. Em Portugal, entre o 3º e o último, é de 30. E, no que é apelidado de "Melhor Campeonato do Mundo", a distância entre o 3º e o 7º, já é de 14.

No vincar destas assimetrias, note-se que em Espanha apenas duas equipas somam mais de 20 pontos. Em Portugal, há seis. E, no fundo da tabela, as duas equipas da OK Liga mais mal classificadas somam 16 pontos. As duas últimas do Campeonato Placard somam sete.

O Barcelona lidera com 37 pontos, com 12 vitórias e o tal empate em Sant Sadurní. Tem a melhor defesa, com 19 golos sofridos, e o melhor ataque, com 70 golos marcados. 22 deles por João Rodrigues, que assinou um póquer nesta ronda, frente ao Mataró.

Na lista de melhores marcadores, segue-se Arnau Xaus, capitão do Calafell que já representou a Juventude de Viana, com 16 tentos e Nuno Paiva, do Lleida, com 13, num fechar de pódio em igualdade com ilustres como César Carballeira (Liceo)), Marc Grau (Barcelona), Cristian Rodriguez (Sant Just) e Jordi Burgaya (Voltregà).

A Taça do Rei está agendada para 7 a 10 de Março, aguardando-se sorteio para conhecer os duelos. Barcelona, Noia, Sant Just e Voltregà serão cabeças-de-série, defrontando Alcoi, Reus, Igualada ou Calafell.

Classificação - 12ª jornada

1º Barcelona (34), 2º Noia (25), 3º Sant Just (20), 4º Liceo (18), 5º Calafell (18), 6º Reus (18), 7º Voltregà (17), 8º Alcoi (16), 9º Lleida (16), 10º Igualada (16), 11º Caldes (14), 12º Girona (11), 13º Matarò (8), 14º Rivas (5)

13ª jornada

Barcelona 7-2 Matarò • 6.Jan

• Calafell 3-5 Rivas • 7.Jan

Igualada 3-1 Sant Just • 7.Jan

Noia 3-1 Liceo • 7.Jan

Alcoi 4-1 Caldes • 7.Jan

Voltregà 6-4 Lleida • 7.Jan

• Reus 2-2 Girona • 7.Jan

Classificação

1º Barcelona (37), 2º Noia (28), 3º Sant Just (20), 4º Voltregà (20), 5º Alcoi (19), 6º Reus (19), 7º Igualada (19), 8º Liceo (18), 9º Calafell (18), 10º Lleida (16), 11º Caldes (14), 12º Girona (12), 13º Matarò (8), 14º Rivas (8)

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Tojal e Sanjoanense no Grupo 1

Tojal e Sanjoanense no Grupo 1

Tojal e Sanjoanense impuseram-se ao Infante Sagres na poule de apuramento para o Grupo 1 da Prova 2 do Nacional Feminino e juntam-se às outras seis equipas já apuradas. A Prova 2 arranca a 20 e 21 de Janeiro.