Bem-vindo de volta, Matí!

429 dias depois, Matias Pascual está de regresso às pistas. No processo de recuperação da arrepiante dupla fractura de tíbia e perónio no Mundial de 2022, o internacional argentino foi a jogo pela equipa 'B' do Barcelona.

Bem-vindo de volta, Matí!

429 dias depois de um fatídico 11 de Novembro de 2022, Matías Pascual regressou aos jogos.

Nas meias-finais do Campeonato do Mundo, na sua San Juan natal, estavam decorridos 10 minutos da partida com a Itália quando, caindo sozinho numa rotação e num dos momentos mais arrepiantes dos Mundiais, Matías Pascual teve de sair em maca. A dupla fractura exposta de tíbia e perónio obrigou a intervenção cirúrgica e a uma longa recuperação.

Previa-se que o argentino, enfim campeão do Mundo apesar da amargura da lesão, perdesse o resto da temporada, mas a recuperação cuidada continuou para além disso, cumprindo-se com precaução as várias etapas. Este domingo, superou-se uma das mais importantes.

Momento da lesão no Mundial, perante um Aldo Cantoni repleto e incrédulo, foi arrepiante.
Momento da lesão no Mundial, perante um Aldo Cantoni repleto e incrédulo, foi arrepiante.

Matías Pascual foi chamado à convocatória do Barça Atlètic, equipa "B" dos "blaugrana", para jogo da 10ª jornada da Zona Sul da OK Liga Plata (a segunda divisão espanhola) frente ao SHUM, que conta, entre outros jogadores experientes, com Jordi Adroher.

Aos oito minutos e 42 segundos, depois de Jan Munné ter feito, de livre directo, o 2-0 para o Barcelona [Joan Ruano assinara o primeiro], Pascual - com o seu tradicional número 4 nas costas - foi lançado em jogo. 14 meses e três dias depois.

Jogando os mais de 16 minutos que sobravam na primeira parte, Pascual foi cauteloso, evitando ir desnecessariamente ao choque. Mais focado na missão defensiva, não deixou de tentar o golo, mas sem sucesso.

Na segunda parte, Pascual começou de novo no banco e Adroher reduziu para a equipa de Maçanet, fazendo o seu 15º golo em 10 jogos (aos 40 anos, é o melhor marcador da OK Liga Plata Sur, segundo melhor de toda a OK Liga Plata).

O internacional argentino - visivelmente com redobrada confiança - voltou à pista com cerca de sete minutos jogados, saindo a três do apito final, quando o jogo ficava "perigosamente" mais intenso. O Barça Atlètic, que, às ordens de Raúl Castillo, vai dando "andamento" a jovens valores, venceria por 4-1, com um segundo tento de Jan Munné e um golo de Jan Curtiellas nos segundos finais.

Pascual completou 34 anos em Dezembro último. Depois de ter representado Olímpia e SEC na Argentina, chegou ao Liceo em 2011. Ganhou uma Liga Europeia e uma OK Liga por "los verdes" e, em 2013, "saltou" para o Barcelona. De perfil discreto, mas uma estelar qualidade, já venceu pelo gigante da cidade condal, entre inúmeros outros títulos, mais nove vezes a OK Liga e três vezes a Liga Europeia.

Com contrato até 2025, está agora na sua 11ª temporada no Barcelona e ainda estará a tempo de ser importante reforço para Edu Castro. E também para a Argentina, que em Setembro defende o título de campeã do Mundo.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Lei das mais fortes

Lei das mais fortes

Em estreia na presente edição da prova, a Stuart foi derrotada por 7-0 em Palau-solità i Plegamans, casa das líderes da OK Liga e vencedoras de duas das últimas três provas europeias. Roller Matera e Manlleu venceram fora.

Académica de Espinho e Parede tombam gigantes

Académica de Espinho e Parede tombam gigantes

Académica de Espinho e Parede foram protagonistas maiores nos jogos deste sábado da Taça de Portugal, afastando os primodivisionários Murches e Carvalhos. Das equipas de Champions em prova, só jogou o Benfica, que venceu no Entroncamento.