Valongo falha Intercontinental (e vai o Barcelona)

O Valongo não vai participar na Taça Intercontinental 2023, que se disputa em Fevereiro em San Juan, na Argentina. Razões económicas estarão na origem da decisão dos valonguenses, que serão substituídos pelo Barcelona.

Valongo falha Intercontinental (e vai o Barcelona)

O Valongo abdicou da participação na Taça Intercontinental 2023, depois de ter conquistado o direito desportivo à presença ao disputar a final da última edição da Champions League.

A participação na Taça Intercontinental não é uma empreitada simples. Desde logo, porque também as viagens são intercontinentais, com elevados custos associados. Que o digam as equipas sul-americanas que, nas últimas 15 edições, apenas receberam a prova em 2018. Agora, volvidos seis anos e duas edições só com equipas europeias, a única prova mundial de clubes volta a estar agendada para o mítico Aldo Cantoni, em San Juan, na Argentina. De 16 a 18 de Fevereiro.

Os custos associados a uma deslocação à Argentina, para além da participação já onerosa na Champions League (com deslocações, pelo menos, a França e Itália) ou na Taça Continental (que teve lugar em Lleida), estarão na origem da decisão do Valongo que, recorde-se, disputou em Junho último a Taça Intercontinental de 2022, recebendo no Municipal o Trissino. Os italianos acabariam por vencer nas grandes penalidades.

O calendário desta Taça Intercontinental, conforme informação oficial da World Skate de 7 de Dezembro, previa meias-finais entre o Valongo e os argentinos da UVT e entre o Porto e o Lomas de Rivadavia. Em vez do Valongo, irá o Barcelona afastado nas meias-finais da última Champions League pelo campeão Porto.

A cerca de um mês do evento, os dragões já têm viagens marcadas, tal como as equipas espanholas do Gijón e Palau, que disputarão a prova feminina.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny