Oito convidados para a festa de Montreux
A Taça das Nações celebra nesta Páscoa o seu centenário. Para a 'festa', também de preparação para o Campeonato do Mundo, o anfitrião Montreux tem como convidados os seis mais bem classificados do Mundial de San Juan e a Suíça.
Três anos depois do planeado, haverá festa do centenário em Montreux. E os convidados estão definidos, para um cartaz de luxo.
Para além do anfitrião Hockey Club Montreux e a selecção da Suíça, estarão presentes as seis selecções mais bem classificadas do último Campeonato do Mundo, disputado em 2022, em San Juan: Argentina, Portugal, França, Itália, Espanha e Angola.
As oito equipas serão divididas em dois grupos de quatro, para uma primeira fase a 27, 28 e 29 de Março. Depois, os dois primeiros de cada grupo cruzam nas meias-finais no sábado, dia 30. Domingo, dia de Páscoa, joga-se a final.
Angola, Argentina, Itália e o Montreux integram o grupo que homenageia Juan Antonio Samaranch (1920-2010), catalão que foi presidente do Comité Olímpico Internacional e que colocou o Hóquei em Patins nos Jogos Olímpicos, em 1992, ainda que como modalidade de demonstração.
O outro grupo homenageia António Livramento (1943-1999), hoquista português considerado por muitos o melhor de todos os tempos, e conta com Espanha, França, Portugal e Suíça. Entre os jogos deste grupo, há desde já a destacar a estreia de Paulo Freitas à frente da selecção portuguesa e de Nuno Lopes no comando da selecção francesa. Depois dos primeiros jogos apadrinhados por, respectivamente, Suíça e Espanha, está previsto para dia 28 duelo entre Portugal e França.
Um torneio centenário
A primeira edição do Torneio de Montreux aconteceu em 1921, ainda não havia, por exemplo, federação portuguesa ou internacional (ambas fundadas em 1924). Surgiu como um torneio pascal, cedo baptizado como Taça das Nações, vingando esse nome como definitivo depois de 1949, naquele que fora o palco das maiores organizações de Hóquei em Patins até à data.
Jogada em ano de Campeonato do Mundo desde 1989 (com uma edição "extra" em 1994 para celebrar os 70 anos da federação internacional, então FIRS, agora World Skate), a Taça das Nações falhou a edição centenária no ano devido, em 2021, em virtude daquela maldita pandemia. Não querendo destoar da excelência de organizações do passado, não avançou em 2022, ano de Mundial, para se poder montar uma edição condigna com os seus altaneiros 100 anos. E será agora.
Neste século (e milénio), disputaram-se 10 edições. Houve quatro vitórias espanholas consecutivas depois de uma primeira a fechar o século passado, cinco triunfos portugueses e um argentino. Portugal é o detentor do troféu, após ter vencido a Argentina na final por 5-3 em 2019, na antecipação do título Mundial de Barcelona. A selecção das quinas "vingava" a vitória argentina dois anos antes, então por 6-5, que interrompeu uma série de quatro conquistas consecutivas lusas.
Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2024, 20h27