Agarra que é leão: Romero fica além de 2025
O Sporting anunciou a prolongação da ligação com Gonzalo Romero, jogador dos leões desde 2018. Nolito, campeão do Mundo pela Argentina e figura maior da equipa verde-e-branca, terminava vínculo em 2025.
No arranque de uma semana que encerra em si dois dérbis - para a Champions e para o Campeonato Placard - com o "velho rival" Benfica, o Sporting anunciou novo acordo com Gonzalo Romero.
A estrela argentina dos leões tinha vínculo até 2025, mas, como as águias acautelaram com Roberto Di Benedetto, garantem a continuidade da ligação. Ao que o HóqueiPT conseguiu apurar, o novo vinculo de Romero é de três anos com mais dois de opção. Para a próxima temporada, não são esperadas muitas mudanças nos leões. Todos os jogadores têm contrato (havendo continuidade na aposta em Alessandro Verona, único que terminava vínculo) e a saída de Ferran Font já foi suprida com Roc Pujadas.
Para alguns, é o melhor jogador do Mundo. Para todos, é certamente um dos mais preponderantes, nunca dando um jogo por perdido, jogando até à exaustão, uma ameaça permanente com a sua fortíssima meia distância.
Aos 31 anos, Gonzalo está longe dos tempos em que, pequenino, nos pavilhões de San Juan, se gritavam gritos de aviso. "No lo pisen!" ("não o pisem"). Ficou "Nolo". Ficou "Nolito". Cresceu. Ganhou uma dimensão enorme na modalidade.
Nolito chegou ao Sporting já campeão do Mundo pela Argentina, mas de um Mundial de 2015 em que era apenas o 7º jogador de pista. Nesse ano de 2015, depois de uma primeira experiência europeia no Hockey Novara em 2012, regressava a Itália e ao Velho Continente para começar a cumprir o seu destino.
No Matera, orientado por Nuno Resende, chegou à Final Four da Taça CERS. Caiu nas grandes penalidades, frente ao anfitrião Óquei de Barcelos no mesmo palco onde, em 2011, também caíra nas meias-finais, então do Campeonato do Mundo de Sub-20, contra uma selecção portuguesa que contava, entre outros, com o agora colega João Souto.
Saltou para o Forte, onde estaria de 2016 a 2018 como dínamo da equipa, então já a complicar a vida a Nuno Resende, treinador do Lodi. Em 2018, chegou ao Sporting. E foi campeão europeu. Repetiria o título continental pelos leões em 2021, num ano em que também foi campeão nacional. Em 2022, voltou a ser campeão do Mundo, já com outro protagonismo e logo na sua San Juan natal.
Finalista da Taça de Portugal, do play-off do Campeonato Placard e da Elite Cup em 2023, Romero e o Sporting procuram títulos em 2024. O argentino soma 16 golos no campeonato e seis na fase de grupos da Champions, sendo apenas superado na mais importante prova europeia por João Rodrigues (sete golos) e Giulio Cocco (oito).
Terça-feira, 6 de Fevereiro de 2024, 9h41