15 para preparar Montreux (e o Mundial)
Angola anunciou 15 nomes para a preparação, em Portugal, da Taça das Nações. O seleccionador 'Jo' conta com Veludo, Centeno, Big e João Pinto como espinha dorsal e há novidades 'lusas' no apronto para Montreux, antecâmara do Mundial.
No final do Campeonato do Mundo de 2022, disputado em San Juan, os jogadores da selecção angolana deixaram um sério aviso, mas as questões pendentes terão sido sanadas e o seleccionador Alberto Domingos ("Jo") contará com a espinha dorsal de vários anos para a preparação da Taça das Nações.
Jo foi adjunto do argentino Miguel Belbruno no último Mundial, que terminou com Angola em 6º, e assumiu o cargo de seleccionador após o evento. Desde logo, em Agosto do ano passado, conduziu os palancas à vitória no Africano de Nações, garantindo assim a única vaga africana para o Campeonato do Mundo de Setembro próximo, que se realizará em Itália.
Antes, há o teste de Montreux.
Na Taça das Nações de 2019, Angola garantiu o 2º lugar no Grupo B (atrás de Portugal e à frente da Espanha) e seria derrotada tangencialmente pela Argentina nas meias-finais, terminando depois em 4º na preparação para um Mundial de Barcelona em que fora também 6º.
Os angolanos regressam à Suíça de 27 a 31 de Março, integrados no grupo Samaranch com Argentina, Itália e o anfitrião Montreux. A preparação está apontada a Portugal, a partir do dia 10 de Março, ainda que os compromissos dos clubes dos eleitos obriguem necessariamente a ajustes. E os eleitos são 15.
Francisco Veludo (Bassano), André Centeno (Tomar), Humberto Mendes ("Big", Noia) e João Pinto (Trissino) são um núcleo duro que se mantém. Rafael Lourenço (Murches) é o "reforço" mais sonante, mas há outros jogadores chamados que evoluem em Portugal.
Jo contará com Afonso Sousa, de um Benfica "B" que é líder da Zona Sul da II Divisão, e quatro jogadores do Oliveira do Hospital, OH Sports: o guarda-redes Wilson Castro e os jogadores de pista Josemar Tavares (que conta 16 no campeonato), Alfredo Tunda (seis) e Fábio Faria (três). A OH Sports é 2º classificado na Zona Norte B, a apenas um ponto do 1º e com menos dois jogos, apontando claramente à subida ao escalão secundário.
Aos 10 "europeus" juntar-se-ão Adilson Diogo, Argentino Agostinho, Erivaldo Domingos, Francisco Eduardo e o guarda-redes Bruno Santos, todos da Académica de Luanda.
Na convocatória para esta "pré-selecção", a ausência mais notada em relação ao Campeonato do Mundo de 2022 será a de Anderson Nery, do primodivisionário português Riba d'Ave. Filipe Bernardino, do Criar-T, e o veterano Martin Payero também não estão entre os 15 eleitos.
Angola - Taça das Nações 2024 (pré-selecção)
Guarda-redes: Bruno Santos (Académica de Luanda), Francisco Veludo (Bassano), Wilson Castro (OH Sports)
Jogadores de pista: Adilson Diogo, Argentino Agostinho, Erivaldo Domingos e Francisco Eduardo (Académica de Luanda), Alfredo Tunda, Fábio Faria e Josemar Tavares (OH Sports), Afonso Sousa (Benfica "B"), André Centeno (Tomar), Humberto Mendes (Noia), João Pinto (Trissino), Rafael Lourenço (Murches)
Seleccionador: Alberto Domingos ("Jo")
Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2024, 19h48