15 para preparar Montreux (e o Mundial)

Angola anunciou 15 nomes para a preparação, em Portugal, da Taça das Nações. O seleccionador 'Jo' conta com Veludo, Centeno, Big e João Pinto como espinha dorsal e há novidades 'lusas' no apronto para Montreux, antecâmara do Mundial.

15 para preparar Montreux (e o Mundial)

No final do Campeonato do Mundo de 2022, disputado em San Juan, os jogadores da selecção angolana deixaram um sério aviso, mas as questões pendentes terão sido sanadas e o seleccionador Alberto Domingos ("Jo") contará com a espinha dorsal de vários anos para a preparação da Taça das Nações.

Jo foi adjunto do argentino Miguel Belbruno no último Mundial, que terminou com Angola em 6º, e assumiu o cargo de seleccionador após o evento. Desde logo, em Agosto do ano passado, conduziu os palancas à vitória no Africano de Nações, garantindo assim a única vaga africana para o Campeonato do Mundo de Setembro próximo, que se realizará em Itália.

Antes, há o teste de Montreux.

Na Taça das Nações de 2019, Angola garantiu o 2º lugar no Grupo B (atrás de Portugal e à frente da Espanha) e seria derrotada tangencialmente pela Argentina nas meias-finais, terminando depois em 4º na preparação para um Mundial de Barcelona em que fora também 6º.

Os angolanos regressam à Suíça de 27 a 31 de Março, integrados no grupo Samaranch com Argentina, Itália e o anfitrião Montreux. A preparação está apontada a Portugal, a partir do dia 10 de Março, ainda que os compromissos dos clubes dos eleitos obriguem necessariamente a ajustes. E os eleitos são 15.

Francisco Veludo (Bassano), André Centeno (Tomar), Humberto Mendes ("Big", Noia) e João Pinto (Trissino) são um núcleo duro que se mantém. Rafael Lourenço (Murches) é o "reforço" mais sonante, mas há outros jogadores chamados que evoluem em Portugal.

Jo contará com Afonso Sousa, de um Benfica "B" que é líder da Zona Sul da II Divisão, e quatro jogadores do Oliveira do Hospital, OH Sports: o guarda-redes Wilson Castro e os jogadores de pista Josemar Tavares (que conta 16 no campeonato), Alfredo Tunda (seis) e Fábio Faria (três). A OH Sports é 2º classificado na Zona Norte B, a apenas um ponto do 1º e com menos dois jogos, apontando claramente à subida ao escalão secundário.

Aos 10 "europeus" juntar-se-ão Adilson Diogo, Argentino Agostinho, Erivaldo Domingos, Francisco Eduardo e o guarda-redes Bruno Santos, todos da Académica de Luanda.

Na convocatória para esta "pré-selecção", a ausência mais notada em relação ao Campeonato do Mundo de 2022 será a de Anderson Nery, do primodivisionário português Riba d'Ave. Filipe Bernardino, do Criar-T, e o veterano Martin Payero também não estão entre os 15 eleitos.

Angola - Taça das Nações 2024 (pré-selecção)

Guarda-redes: Bruno Santos (Académica de Luanda), Francisco Veludo (Bassano), Wilson Castro (OH Sports)

Jogadores de pista: Adilson Diogo, Argentino Agostinho, Erivaldo Domingos e Francisco Eduardo (Académica de Luanda), Alfredo Tunda, Fábio Faria e Josemar Tavares (OH Sports), Afonso Sousa (Benfica "B"), André Centeno (Tomar), Humberto Mendes (Noia), João Pinto (Trissino), Rafael Lourenço (Murches)

Seleccionador: Alberto Domingos ("Jo")

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny