Trabalhar para ter um prémio como consequência
O Benfica deu mais um passo na Taça de Portugal ao vencer o Juventude Pacense com um 'killer' sem misericórdia. A 'prova rainha' é a única das cinco nacionais que os encarnados não têm em seu poder.
O Benfica carimbou o apuramento para os quartos-de-final da Taça de Portugal ao vencer o Juventude Pacense por 8-5, numa tarde inspirada de Pablo Álvarez.
Lesionado no final temporada passada, o "killer" só regressou às pistas em Dezembro. Já apontou sete golos para o Campeonato Placard, mas foi na Taça que se mostrou mais inspirado. Já tinha marcado cinco frente ao Sesimbra e agora repetiu a "dose" frente ao Juventude Pacense.
Para Nuno Resende, o "matador" argentino teve a eficácia que lhe tem faltado em alguns momentos e à sua mão cheia de golos - os cinco primeiros dos encarnados - até podia ter juntado mais um ou outro. Apesar dos elogios individuais, o técnico do Benfica destaca igualmente o trabalho realizado pela equipa para oferecer aquele letal último toque a Pablito, apontando igualmente algumas falhas que impediram um resultado mais dilatado.
Nesta Taça de Portugal, com a decisiva Final Four marcada para 4 e 5 de Maio, o Benfica procura ter a mão nos cinco troféus nacionais em simultâneo. Um prémio que Nuno Resende procura como consequência do trabalho realizado e não como causa.
A 13 de Dezembro de 2020, no Luso e sem público, o Benfica vencia a primeira edição da Taça 1947. Primeira e única, sendo que, continuando no Regulamento Geral, não tem justificação apresentada para, ano após ano, não se realizar. Seria o único troféu conquistado por Alejandro Dominguez no comando técnico das águias, passando a pasta a Nuno Resende no defeso seguinte.
Sem títulos no primeiro ano, Resende conduziria as águias à conquista da Supertaça - frente ao Porto - já na temporada de 2022/23, vencendo também o Campeonato Nacional a 18 de Junho de 2023, no João Rocha, no jogo 4 da final do play-off, frente ao Sporting. No arranque da presente temporada, mais dois títulos.
As águias venceram a Elite Cup a 17 de Setembro de 2023, também frente ao Sporting, num Municipal Cidade de Tomar que também seria talismã na defesa da Supertaça António Livramento. A 23 de Setembro de 2023, o Benfica venceu o Tomar, actual detentor da Taça de Portugal. É o único troféu que não é dos encarnados e já escapa desde 2015, quando venceram o eterno rival Sporting em Vila Franca de Xira.
Para já, os encarnados terão de se preocupar em vencer o Candelária nos quartos-de-final, no Pico. O jogo deverá realizar-se a 17 de Março.
Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024, 21h12