Lutar pela manutenção e pelo crescimento dos jogadores
Na sua temporada de estreia na categoria máxima, o Juventude Pacense 'caiu' nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, mas com uma exibição descomplexada na Luz. O objectivo primordial, de manutenção, mantém-se intacto.
O Juventude Pacense vive uma temporada histórica, com a primeira presença no Campeonato Placard, o campeonato dos maiores do Hóquei em Patins português.
Este sábado, no primeiro jogo oficial que disputou na casa do Benfica, a equipa orientada por Hugo Azevedo foi afastada da Taça de Portugal, depois de, antes, ter eliminado Marrazes (0-4) e Escola Desportiva de Viana (4-9).
Os pacenses jogaram descomplexados, olhos nos olhos, sem se fecharem atrás. Para o adjunto Nuno Puga, há vários anos braço direito de Hugo Azevedo, não fazia sentido o Juventude Pacense mudar a forma de jogar, mas os encarnados seriam sempre mais forte e capitalizariam bem três erros que redundaram em três golos a papel químico, que se reflectiram no resultado final de 8-5. Exactamente três golos de diferença.
No entanto, o primordial objectivo da manutenção no escalão maior, segue intacto.
A equipa de Paços de Ferreira estreou-se no Campeonato Placard com uma derrota caseira por 0-5 frente ao todo-poderoso Sporting. Uma semana depois, a 7 de Outubro, o Juventude Pacense conseguia o seu primeiro golo - pelo capitão Nuno Pereira ("Miccoli") - e a sua primeira vitória. E logo na pista de um Murches cuja estreia na I Divisão na pretérita temporada, com a manutenção assegurada, será certamente um exemplo que os pacenses desejam seguir.
Os de Hugo Azevedo, recentemente anunciado como seleccionador nacional de Sub-17, não voltariam a pontuar fora de casa, mas somaram cinco importantes vitórias perante o seu público, para 18 pontos que estão à altura das expectativas do clube e, conforme Puga referiu, à altura da ambição dos seus jovens, mas valorosos jogadores, alguns internacionais jovens por Portugal com títulos conquistados.
O Riba d'Ave garantiu a manutenção com 22 pontos na pretérita temporada. Em 2021/22, o Parede logrou-a com 18. Em 2020/21, o Turquel continuou entre os grandes com 24. E, com muito equilíbrio na segunda metade da tabela, será aos 24 que o Juventude Pacense aponta.
Serão necessários seis pontos nas nove jornadas que restam para alcançar esse desiderato, estando actualmente o Juventude Pacense em 9º, quatro pontos acima do Riba d'Ave, o mais bem classificado na zona de despromoção. No próximo sábado, há três pontos importantes em jogo nos Carvalhos, actual lanterna-vermelha.
Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024, 23h34