A 'squadra' para Montreux

A Itália anunciou as escolhas para a Taça das Nações. Há ausências importantes em relação às últimas grandes provas, devendo o centenário torneio servir para tirar algumas 'dúvidas mundialistas' a Alessandro Bertolucci. Verona regressa.

A 'squadra' para Montreux

A federação italiana anunciou os eleitos de Alessandro Bertolucci para a Taça das Nações, que, à parte do seu prestígio, é também palco privilegiado para ensaiar soluções para o Campeonato do Mundo.

Nos 10 anunciados para a “squadra azzurra”, há a destacar a chamada de Alberto Pozzato, do Bassano, cujo nome nem sequer constava da lista de 22 nomes que foi colocada em “alerta” para o Campeonato do Mundo que a Itália organiza em Setembro.

Dessa lista, há a registar ausências de peso, como os guarda-redes Riccardo Gnata e Stefano Zampoli e os jogadores Fran Ipiñazar e Andrea Malagoli, todos chamados ao último Campeonato da Europa, ou Federico Ambrosio, italo-argentino que pelo Forte de Bertolucci soma estonteantes 42 golos em 19 partidas na fase regular da Serie A1.

Como “conta quem está”, destaque para a chamada de Alessandro Verona, do Sporting, ausente do último Europeu, e de Giulio Cocco, ex-Porto e desde 2021 no Trissino, e figura maior - e capitão - da selecção transalpina nos últimos anos. Juntam-se, com Pozzato, aos guarda-redes Bruno Sgaria (Trissino) e Simone Corona (Sarzana) e aos jogadores de pista Alessandro Faccin e Morgan Antonioni (Lodi), Davide Banini (Follonica), Davide Gavioli (Trissino) e Francesco Compagno (Forte).

Os escolhidos concentram-se a 25 de Março em Novara, sede do próximo Mundial. De 27 a 31, em Montreux, a Itália integra o grupo Samaranch com Angola, a campeã do Mundo Argentina, e o anfitrião Montreux. O outro grupo contará com Espanha, França, Portugal e Suíça, sendo que, de uma primeira fase de todos-contra-todos, os dois mais bem classificados de cada grupo disputam as meias-finais.

Itália - Taça das Nações 2024

Guarda-redes: Bruno Sgaria (Trissino), Simone Corona (Sarzana)

Jogadores de pista: Alberto Pozzato (Bassano), Alessandro Verona (Sporting, POR), Alessandro Faccin e Morgan Antonioni (Lodi), Davide Banini (Follonica), Davide Gavioli e Giulio Cocco (Trissino), Francesco Compagno (Forte)

Seleccionador: Alessandro Bertolucci

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Muito em jogo na penúltima jornada

Muito em jogo na penúltima jornada

A duas jornadas do fim da fase de grupos da Champions League Women, apenas Gijón, Palau e Stuart têm bilhete na mão para os quartos-de-final e apenas as asturianas têm o 1º lugar garantido. Este sábado, em quatro pistas, há muito em jogo.

Ricardo Silva
Um Espinho para as equipas da Taça WSE

Um Espinho para as equipas da Taça WSE

Depois do Murches, o Braga. A Académica de Espinho voltou a 'tombar' um primodivisionário e é a sétima equipa a carimbar a passagem aos quartos da Taça. Os espinhenses receberão o Óquei de Barcelos na antecâmara da Final Four.