A 'squadra' para Montreux

A Itália anunciou as escolhas para a Taça das Nações. Há ausências importantes em relação às últimas grandes provas, devendo o centenário torneio servir para tirar algumas 'dúvidas mundialistas' a Alessandro Bertolucci. Verona regressa.

A 'squadra' para Montreux

A federação italiana anunciou os eleitos de Alessandro Bertolucci para a Taça das Nações, que, à parte do seu prestígio, é também palco privilegiado para ensaiar soluções para o Campeonato do Mundo.

Nos 10 anunciados para a “squadra azzurra”, há a destacar a chamada de Alberto Pozzato, do Bassano, cujo nome nem sequer constava da lista de 22 nomes que foi colocada em “alerta” para o Campeonato do Mundo que a Itália organiza em Setembro.

Dessa lista, há a registar ausências de peso, como os guarda-redes Riccardo Gnata e Stefano Zampoli e os jogadores Fran Ipiñazar e Andrea Malagoli, todos chamados ao último Campeonato da Europa, ou Federico Ambrosio, italo-argentino que pelo Forte de Bertolucci soma estonteantes 42 golos em 19 partidas na fase regular da Serie A1.

Como “conta quem está”, destaque para a chamada de Alessandro Verona, do Sporting, ausente do último Europeu, e de Giulio Cocco, ex-Porto e desde 2021 no Trissino, e figura maior - e capitão - da selecção transalpina nos últimos anos. Juntam-se, com Pozzato, aos guarda-redes Bruno Sgaria (Trissino) e Simone Corona (Sarzana) e aos jogadores de pista Alessandro Faccin e Morgan Antonioni (Lodi), Davide Banini (Follonica), Davide Gavioli (Trissino) e Francesco Compagno (Forte).

Os escolhidos concentram-se a 25 de Março em Novara, sede do próximo Mundial. De 27 a 31, em Montreux, a Itália integra o grupo Samaranch com Angola, a campeã do Mundo Argentina, e o anfitrião Montreux. O outro grupo contará com Espanha, França, Portugal e Suíça, sendo que, de uma primeira fase de todos-contra-todos, os dois mais bem classificados de cada grupo disputam as meias-finais.

Itália - Taça das Nações 2024

Guarda-redes: Bruno Sgaria (Trissino), Simone Corona (Sarzana)

Jogadores de pista: Alberto Pozzato (Bassano), Alessandro Verona (Sporting, POR), Alessandro Faccin e Morgan Antonioni (Lodi), Davide Banini (Follonica), Davide Gavioli e Giulio Cocco (Trissino), Francesco Compagno (Forte)

Seleccionador: Alessandro Bertolucci

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Muito em jogo na penúltima jornada

Muito em jogo na penúltima jornada

A duas jornadas do fim da fase de grupos da Champions League Women, apenas Gijón, Palau e Stuart têm bilhete na mão para os quartos-de-final e apenas as asturianas têm o 1º lugar garantido. Este sábado, em quatro pistas, há muito em jogo.

Um Espinho para as equipas da Taça WSE

Um Espinho para as equipas da Taça WSE

Depois do Murches, o Braga. A Académica de Espinho voltou a 'tombar' um primodivisionário e é a sétima equipa a carimbar a passagem aos quartos da Taça. Os espinhenses receberão o Óquei de Barcelos na antecâmara da Final Four.