Famalicense e Turquel abrem 19ª jornada com vitórias preciosas
Famalicense e Turquel somaram vitórias importantes na luta pela manutenção nos dois duelos que abriram a jornada, com as quatro equipas mais mal classificadas do campeonato. Este domingo, há jogo grande na Luz, entre Benfica e Oliveirense.
Famalicense e Turquel somaram este sábado importantes três pontos na luta pela manutenção. Se a vitória da equipa de Famalicão, na recepção ao lanterna-vermelha Carvalhos, podia ser esperada, o triunfo da equipa da Aldeia do Hóquei, em Braga, pode ser fundamental nas contas finais.
Na abertura da 19ª jornada, o Turquel conseguiu mais do que uma grande vitória. Pode mesmo dizer-se que foi uma vitória “XL”, servindo a alusão para chamar à baila o homem do jogo. Xavier Lourenço assinou três golos no triunfo turquelense em Braga por 2-4.
Vítor Hugo marcou o primeiro do jogo, mas Lourenço igualou. E, na segunda parte, o jogador da Aldeia do Hóquei de 29 anos voltou a anular a vantagem bracarense, que fora conseguida por Jotta.
A 13 minutos do final, Xavi Lourenço selou o seu hat-trick, dando uma vantagem aos turquelenses que o Braga de Tó Neves tentou anular, mas sem sucesso. E, a cinco minutos do fim, Tiago Mateus confirmava a vitória dos pupilos de Guillem Pérez para três pontos que permitem ao Turquel, com uma segunda vitória consecutiva, alcançar os bracarenses.
Na ronda anterior, o Turquel vencera o Famalicense, que agora tinha oportunidade de conquistar três pontos frente ao Carvalhos, ainda só com um ponto somado. E a equipa de Jorge Ferreira não facilitou, vencendo por 7-1.
Rafa Almeida marcou ao cinco minutos e, com golos de Juanjo López e Hugo Costa, o Famalicense chegava ao intervalo a vencer por 3-0. O inevitável Rúben Sousa ainda reduziu, mas o Carvalhos não conseguiu aproveitar o embalo do golo conseguido.
Diogo Casanova assinou o 4-1 e, nos derradeiros seis minutos, a vitória famalicense ganhou outras proporções. Luís Ferreira, Juanjo López e Rafa Almeida dilataram até ao 7-1 final.
O Famalicense soma agora 18 pontos, mais um que Turquel, Riba d’Ave e Braga. Nesta luta, os ribadavenses ainda têm o jogo desta 19ª jornada por cumprir, jogando este domingo em Barcelos, numa das cinco partidas da ronda que faltam disputar.
Líder joga na Luz
Este domingo, vão a jogo as equipas da Champions League, com destaque para a deslocação do Sporting a Valongo e da Oliveirense à Luz.
A equipa de Oliveira de Azeméis lidera a fase regular, com cinco pontos de vantagem sobre o segundo, e entra agora num terrível ciclo em que defronta o Benfica (4º), Porto (3º) e Sporting (2º) que será determinante para garantir o melhor lugar possível, que Edo Bosch já afirmou ser fundamental para abordar o play-off.
Com 10 vitórias consecutivas, a Oliveirense procurará redimir-se da única derrota para o Campeonato Placard, quando, na primeira volta, o Benfica venceu no Salvador Machado por inequívocos 0-4. Mas, historicamente, a “redenção” da equipa de Edo Bosch não será fácil.
Depois de 2003, quando a Oliveirense venceu por 2-3, o Benfica somou 20 vitórias consecutivas no Pavilhão Fidelidade: 16 vezes para a I Divisão, três para a Taça de Portugal e uma para a Liga Europeia, num triunfo que valeu o título europeu de 2016 aos encarnados. Nesse mesmo ano de 2016, a Oliveirense venceria na Luz, mas o Benfica já era matematicamente também campeão nacional.
Seguiram-se mais 11 jogos, com oito vitórias das águias, dois empates e apenas uma vitória oliveirense. O triunfo forasteiro aconteceu no arranque do play-off, em 2021, por 1-2, mas depois o Benfica de Alejandro Dominguez deu a volta numa eliminatória ainda sob o signo da restrição de público em virtude da pandemia. Dessa equipa de Paulo Pereira, apenas três anos volvidos, não sobram mais do que Lucas Martínez e Marc Torra.
19ª jornada
• Braga 2-4 Turquel • 2.Mar
• Famalicense 7-1 Carvalhos • 2.Mar
• Porto vs. Murches • 3.Mar, 15h
• Benfica vs. Oliveirense • 3.Mar, 15h
• Óquei de Barcelos vs. Riba d'Ave • 3.Mar, 16h
• Valongo vs. Sporting • 3.Mar, 18h
• Tomar vs. Juv. Pacense • 3.Mar, 18h
Classificação
1º Oliveirense (49), 2º Sporting (44), 3º Porto (43), 4º Benfica (38), 5º Tomar (36), 6º Óquei de Barcelos (28), 7º Valongo (22), 8º Juv. Pacense (21), 9º Murches (19), 10º Famalicense¹ (18), 11º Turquel¹ (17), 12º Riba d'Ave (17), 13º Braga¹ (17), 14º Carvalhos¹ (1)
¹ mais um jogo
Sábado, 2 de Março de 2024, 20h48