Um ano de castigo para Francesco Banini
Francesco Banini, jogador do Follonica de Sérgio Silva, foi suspenso por um ano por, alegadamente, ter atingido deliberadamente o árbitro com o ombro, derrubando-o. O castigo foi anunciado - e aplicado - quatro dias após o jogo.
Se um castigo de quatro jogos em Portugal poderá levar os adeptos a questionar-se “matou alguém?”, o que dirão com um castigo de um ano?
Em Itália, na Serie A1, Francesco Banini foi expulso na partida da 23ª jornada, frente ao Monza, de passado sábado. Faltavam cerca de sete minutos para o intervalo, quando o árbitro Giorgio Fontana expulsou o jogador do Follonica, que, ainda assim, venceria por 3-6.
Esta quarta-feira, céleres quatro dias depois da expulsão, o jogador italiano de 21 anos conheceu a sentença, com um veredito de um ano de suspensão. “Deliberadamente carregado sobre o árbitro, batendo-lhe com o ombro e derrubando-o”, lê-se na deliberação, não havendo imagens que o confirmem. Acrescenta o comité disciplinar que “o árbitro não sofreu consequências físicas”, mas nem assim teria qualquer tipo de misericórdia com Banini.
O Follonica reagiu, apontando que o contacto foi casual e que irá recorrer da decisão, mas, para já, o jogador está suspenso por um ano de todas as competições nacionais italianas, sendo que, para além da Serie A1, o Follonica está também nas meias-finais da Taça.
Francesco Banini tem sido peça importante para o treinador Sérgio Silva, registando 22 tentos em 22 jogos. Vinha de três hat-tricks consecutivos para a Serie A1 e apenas tinha visto, em toda a fase regular, cinco cartões azuis.
Com aplicação imediata, Sérgio Silva já não contou com Francesco no jogo desta quarta-feira, frente ao Breganze, em partida antecipada da 24ª jornada. No sábado, não havendo impedimento para a utilização de Francesco Banini, o Follonica joga em Murches o apuramento para a Final Four da Taça WSE depois de um empate a três na primeira mão, em Itália.
Quarta-feira, 13 de Março de 2024, 20h13