Último apeadeiro antes de Barcelos

Este domingo, com a realização dos quartos-de-final, ficará conhecido o elenco da Final Four da Taça de Portugal. O palco da decisão da 'prova rainha' será o Municipal de Barcelos.

Último apeadeiro antes de Barcelos

O Pavilhão Municipal de Barcelos recebe a 27 e 28 de Abril a Final Four da Taça de Portugal de Seniores Masculinos, anunciou a Federação de Patinagem de Portugal esta sexta-feira, agendando o sorteio para 4 de Abril.

O palco, a “Catedral” para muitos, recebeu a Final Four da Taça de Portugal em 2013. Então, nas meias-finais, estiveram Sanjoanense, Valongo e os finalistas Porto e Oliveirense. Entre outras memórias que o passar dos anos não leva, Gonçalo Alves era figura na Oliveirense treinada por Nuno Resende e Edo Bosch o guarda-redes do Porto.

Os dragões venceriam a sua 14ª Taça de Portugal das 18 que já conquistaram. O Benfica tem 15 troféus, Óquei de Barcelos, Sporting e Oliveirense quatro. Malhangalene, Académico de Cambra e o detentor do troféu, Tomar, uma conquista cada.

Dos oito vencedores da “prova rainha”, seis podem estar na Final Four, mas, naturalmente, só quatro estarão. No máximo, porque os secundários Académico de Espinho e Candelária, “tomba-gigantes” nesta edição da Taça, têm também uma palavra a dizer frente a Óquei de Barcelos e Benfica, que se defrontaram esta quinta-feira para a Champions League.

O Candelária, 2º na Zona Sul da II Divisão, recebe o Benfica depois de ter afastado no Pico o Famalicense. Será um reencontro quase sete anos depois de se terem defrontado pela última vez, então na I Divisão. Também Académica de Espinho, 6º na Zona Norte da II Divisão, e Óquei de Barcelos não se defrontam há muito. Há ainda mais tempo. As duas equipas defrontaram-se pela última vez em 2013.

Entre primodivisionários e ex-vencedores da Taça, há dois duelos com quatro dos cinco mais bem classificados do Campeonato Placard.

A líder, Oliveirense, recebe o Sporting, 3º, uma semana antes de se defrontarem novamente, separados por um singelo ponto, para o campeonato. Para essa prova, já houve duelo no Dr. Salvador Machado, mas, desta feita, o empate não servirá para dar o jogo como concluído.

O Porto, 2º no Campeonato Placard, recebe o Tomar, 3º. Os dragões caíram na última edição da Taça nas meias-finais, precisamente às mãos dos tomarenses, e procuram a vingança. Depois dessa partida, já houve cinco duelos, com o Tomar a vencer na sua casa para a Elite Cup e a Champions League e o Porto a vencer na “cidade templária” para o campeonato e no Dragão Arena na mais importante prova europeia.

Quartos-de-final

• Oliveirense vs. Sporting • 17.Dez, 18h

• Acad. Espinho² vs. Óquei de Barcelos • 17.Dez, 18h30

• Porto vs. Tomar • 17.Dez, 20h

• Candelária² vs. Benfica • 17.Dez, 18h

² II Divisão

Horário dos jogos na hora local.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Sérgio Gonçalves
Outros desafios no horizonte de Jorge Ferreira

Outros desafios no horizonte de Jorge Ferreira

Com uma histórica manutenção na categoria máxima garantida e na luta por outra, o Famalicense propôs a Jorge Ferreira a continuidade no comando na próxima temporada, mas o técnico recusou. Procurará outros desafios.