Guillem Pérez deixa a Aldeia no fim da época

Guillem Pérez, treinador das equipas seniores masculina e feminina do Turquel, abandonará os 'brutos dos queixos' no final da época, duas épocas depois de ter chegado à Aldeia do Hóquei.

Guillem Pérez deixa a Aldeia no fim da época

Guillem Pérez estará de partida do Turquel no final da temporada, numa decisão do técnico catalão tornada pública pelo clube.

Seleccionador de Sub-20 da Espanha até 2015, treinador do Vendrell na OK Liga em 2015/16 e aposta do Sporting para 2016/17, Guillem Pérez teve uma primeira passagem pelo Hóquei em Patins português curta, deixando os leões em Março de 2017, substituído enquanto aproveitava uma pausa competitiva para ir à Catalunha.

Esteve nos escalões de formação do Barcelona e regressou a Portugal no final de 2020, assumindo o comando técnico do Turquel, recomendado pelo ex-treinador João Simões, no dobrar da fase regular de 2020/21, quando os turquelenses somavam apenas quatro pontos. Somaria 11 pontos na segunda volta, mas não evitaria a descida.

A permanência no escalão secundário não durou. O Turquel venceu a Zona Sul da II Divisão, sagrou-se campeão do escalão secundário na final com o Juventude Pacense, e estava de regresso ao convívio dos grandes. Mas, apenas com a chegada dos argentinos Nanu Castro (ex-Juventude de Viana) e Ezequiel Funes como reforços para além da "prata da casa", a luta pela manutenção tem sido complicada.

Depois de vencer Famalicense e Braga, o Turquel não evitou a derrota com Benfica e Porto e é actualmente 13º classificado, com 17 pontos, a dois pontos do Famalicense e a três de Murches e Braga, ambos já acima da linha de água.

Com cinco jornadas por disputar, o Turquel fecha o "ciclo dos grandes", no próximo sábado, com o Sporting. Depois, desloca-se a Murches, recebe Oliveirense e Valongo, e, na derradeira jornada, desloca-se ao reduto do lanterna-vermelha - e já despromovido - Carvalhos.

Salvo consiga ainda o acesso ao play-off, Guillem despede-se dos seniores masculinos a 4 de Maio, mas ainda tem um desafio de alvinegro.

Tendo assumido o comando técnico da equipa feminina no último defeso, o técnico catalão de 42 anos procurará quebrar a hegemonia de títulos do Benfica. No Grupo 1 da Prova 2 do Nacional Feminino, o Turquel é 2º, a três pontos das águias, mas com menos um jogo. Tendo logrado um empate na visita à Luz, o jogo da 2ª volta entre as duas equipas, previsto para 12 de Maio, deverá ser decisivo para o "factor casa" tendo em vista o play-off que se segue de discussão do título.

Independentemente do play-off, a despedida definitiva de Guillem está agendada apenas para o meio de Julho. A equipa feminina está na Final Four da Taça, agendada para 13 e 14 de Julho em sede e com confrontos - sendo Benfica, Sanjoanense e Tojal os outros apurados - a definir.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Calvário de Pascual longe de terminar

Calvário de Pascual longe de terminar

Lesionado no Mundial de San Juan em 2022, Matías Pascual, internacional argentino do Barcelona, foi agora submetido a nova cirurgia por sequelas da dupla fractura da perna direita, com um tempo de recuperação estimado de oito a 10 meses.

Um Clássico nas decisões

Um Clássico nas decisões

Argentina e Portugal defrontaram-se nas últimas duas finais do Campeonato do Mundo e as últimas três finais da Taça das Nações. Um Clássico mundial que tem reclamado protagonismo, com muitos jogadores do campeonato português.