Guillem Pérez deixa a Aldeia no fim da época
Guillem Pérez, treinador das equipas seniores masculina e feminina do Turquel, abandonará os 'brutos dos queixos' no final da época, duas épocas depois de ter chegado à Aldeia do Hóquei.
Guillem Pérez estará de partida do Turquel no final da temporada, numa decisão do técnico catalão tornada pública pelo clube.
Seleccionador de Sub-20 da Espanha até 2015, treinador do Vendrell na OK Liga em 2015/16 e aposta do Sporting para 2016/17, Guillem Pérez teve uma primeira passagem pelo Hóquei em Patins português curta, deixando os leões em Março de 2017, substituído enquanto aproveitava uma pausa competitiva para ir à Catalunha.
Esteve nos escalões de formação do Barcelona e regressou a Portugal no final de 2020, assumindo o comando técnico do Turquel, recomendado pelo ex-treinador João Simões, no dobrar da fase regular de 2020/21, quando os turquelenses somavam apenas quatro pontos. Somaria 11 pontos na segunda volta, mas não evitaria a descida.
A permanência no escalão secundário não durou. O Turquel venceu a Zona Sul da II Divisão, sagrou-se campeão do escalão secundário na final com o Juventude Pacense, e estava de regresso ao convívio dos grandes. Mas, apenas com a chegada dos argentinos Nanu Castro (ex-Juventude de Viana) e Ezequiel Funes como reforços para além da "prata da casa", a luta pela manutenção tem sido complicada.
Depois de vencer Famalicense e Braga, o Turquel não evitou a derrota com Benfica e Porto e é actualmente 13º classificado, com 17 pontos, a dois pontos do Famalicense e a três de Murches e Braga, ambos já acima da linha de água.
Com cinco jornadas por disputar, o Turquel fecha o "ciclo dos grandes", no próximo sábado, com o Sporting. Depois, desloca-se a Murches, recebe Oliveirense e Valongo, e, na derradeira jornada, desloca-se ao reduto do lanterna-vermelha - e já despromovido - Carvalhos.
Salvo consiga ainda o acesso ao play-off, Guillem despede-se dos seniores masculinos a 4 de Maio, mas ainda tem um desafio de alvinegro.
Tendo assumido o comando técnico da equipa feminina no último defeso, o técnico catalão de 42 anos procurará quebrar a hegemonia de títulos do Benfica. No Grupo 1 da Prova 2 do Nacional Feminino, o Turquel é 2º, a três pontos das águias, mas com menos um jogo. Tendo logrado um empate na visita à Luz, o jogo da 2ª volta entre as duas equipas, previsto para 12 de Maio, deverá ser decisivo para o "factor casa" tendo em vista o play-off que se segue de discussão do título.
Independentemente do play-off, a despedida definitiva de Guillem está agendada apenas para o meio de Julho. A equipa feminina está na Final Four da Taça, agendada para 13 e 14 de Julho em sede e com confrontos - sendo Benfica, Sanjoanense e Tojal os outros apurados - a definir.
Quarta-feira, 3 de Abril de 2024, 17h50