Valongo e Riba d'Ave passam Juventude Pacense na corrida ao play-off

Entre a luta pela manutenção e pela presença no play-off, o Valongo venceu em Paços de Ferreira e subiu ao 7º lugar. Aproveitou também o Riba d'Ave, que sobe a 8º. O Óquei de Barcelos já tem carimbo no passaporte para a fase final.

Valongo e Riba d'Ave passam Juventude Pacense na corrida ao play-off

Porto, Sporting, Oliveirense, Benfica, Tomar e, agora, Óquei de Barcelos. São seis as equipas já com passaporte carimbado para o play-off de discussão do título depois dos barcelenses terem vencido o Famalicense por 4-2.

Num dérbi minhoto, o Óquei de Barcelos fez o primeiro por Alvarinho aos 15 minutos e Miguel Vieira ampliou um minuto volvido, no que parecia encaminhar-se para uma vitória fácil sobre um Famalicense abaixo da linha de água. Mas Hugo Costa reduziu, estacando também o ascendente barcelense, e, no arranque da segunda parte, num palco que foi seu largos anos, Hugo Costa voltou a marcar para igualar o encontro.

A equipa de Rui Neto "carregou" para voltar a assumir a liderança do marcador, esbarrando numa defesa sólida e numa grande exibição do guarda-redes Diogo Fernandes. O golo acabaria mesmo por surgir, mas apenas a um minuto do final. Miguel Rocha fez o 3-2 e, quando o Famalicense arriscou tudo, Alvarinho rematou de longe para a baliza deserta.

Os três pontos do Óquei de Barcelos consolidam o 6º lugar, em virtude da derrota do Juventude Pacense, que era 7º e cai para 9º.

Na disputa directa do 7º lugar, com o Riba d'Ave à espreita, o Valongo venceu em Paços de Ferreira por 2-4. Carlos Ramos ("Carlitos") marcou a abrir e João Almeida, de livre directo a fechar a primeira parte. Pelo meio, o Juventude Pacense lograra a igualdade por Miccoli, numa superioridade numérica depois de azul a João Lima.

Num jogo aberto, o Valongo justificava a vantagem, com João Almeida em particular destaque a criar oportunidades, mas perdulário. E os valonguenses - que não venciam há seis jogos - continuaram com algum ascendente na etapa complementar. Sobreviveram a mais dois minutos de inferioridade numérica e não aproveitaram dois livres directos, por Almeida e Carlitos. Enfim, a seis minutos do fim, João Almeida fazia o terceiro, marcando de grande penalidade.

João Almeida assinou um hat-trick para uma vitória importante do Valongo em Paços de Ferreira. Os valonguenses não vendiam há seis jogos.

O Juventude Pacense tinha de ir em busca do golo e, de livre directo, na 10ª falta valonguense, veria mesmo Bernardo Marques, à segunda e na recarga, desfeitear Gonçalo Bento. No entanto, à procura da igualdade, Gabriel Costa precipitou-se numa saída da sua baliza e, com poucos segundos para jogar, João Almeida aproveitou para fazer o 2-4, com o seu terceiro golo do jogo.

O Riba d'Ave aproveitou a derrota do Juventude Pacense e, numa extraordinária segunda parte, somou o 19º ponto em nove jogos na segunda volta quando, em igual número de jogos na primeira volta, só conseguira quatro. E a equipa de Raul Meca sobe a um 8º lugar que até vale o play-off, mas agora vêm aí Benfica (que os ribadavenses até venceram na primeira volta), Porto e Sporting.

No Parque das Tílias, frente ao Braga, o Riba d'Ave venceu por 2-1. adiantou-se aos 14 minutos por Gustavo Pato, mas o Braga igualou antes do intervalo, por António Trabulo, e a equipa de Tó Neves teve mesmo oportunidade de virar o jogo num livre directo, mas Miguel Henriques não conseguiu bater Álvaro Sheda.

Na segunda parte, foi a vez de Nelson Filipe resistir num livre directo, de Pedro Silva, e a igualdade persistia num jogo tenso, importante na luta pela manutenção. Novamente perto dos 14 minutos, Pato voltava a ser feliz e colocava novamente os ribadavenses na frente do marcador, segurando a vantagem mínima até final.

Com 12 pontos em jogo, há agora um fosso de cinco entre o 9º, Juventude Pacense, e os cinco do fundo da tabela. Braga e Murches somam 20 pontos e estão acima da linha de água, Famalicense e Turquel têm 18 e 17 e estão na zona de descida. O Carvalhos, com apenas um ponto, já está despromovido, mas ainda pode complicar a vida a Murches e Turquel, que recebe nas 24ª e 26ª jornadas.

22ª jornada

• Juv. Pacense 2-4 Valongo • 6.Abr

Oliveirense 7-1 Murches • 6.Abr

• Carvalhos 1-10 Porto • 6.Abr

Riba d'Ave 2-1 Braga • 6.Abr

• Turquel 4-8 Sporting • 6.Abr

Óquei de Barcelos 4-2 Famalicense • 6.Abr

• Tomar vs. Benfica • 7.Abr, 18h

Classificação

1º Porto (55), 2º Sporting (54), 3º Oliveirense (52), 4º Benfica¹ (47), 5º Tomar¹ (43), 6º Óquei de Barcelos (37), 7º Valongo (27), 8º Riba d'Ave (26), 9º Juv. Pacense (25), 10º Braga (20), 11º Murches (20), 12º Famalicense (18), 13º Turquel (17), 14º Carvalhos (1)

¹ menos um jogo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Trio da frente vence

Trio da frente vence

Porto, Sporting e Oliveirense venceram na 22ª jornada. Carlo Di Benedetto, mesmo em recuperação de uma luxação, marcou cinco nos Carvalhos e, nas dificuldades dos leões n'Aldeia do Hóquei, Ferran Font marcou seis em Turquel.

Final Four à espanhola, com Sandra Coelho a travar campeãs

Final Four à espanhola, com Sandra Coelho a travar campeãs

Fraga, Coruña, Vila-Sana e Palau são os semifinalistas da Champions League Women. Destaque para a reviravolta do Vila-Sana, de Sandra Bento Coelho, na pista das campeãs do Gijón e para o adeus da Stuart, numa derrota pesada na Galiza.

«O 3º lugar é honroso, mas procuramos o 1º»

«O 3º lugar é honroso, mas procuramos o 1º»

No rescaldo da estreia à frente da selecção francesa, Nuno Lopes mostrou-se satisfeito com o empenho dos seus jogadores, mas aponta a mais, a um 'sonho possível'. O capitão Carlo Di Benedetto acompanha o técnico na sua ambição.

Regressa o Campeonato

Regressa o Campeonato

Virada a página sobre a Páscoa, o Campeonato Placard regressa para as derradeiras cinco jornadas, ainda com decisão da Taça pelo meio. Falta a definição dos oito lugares de play-off e das duas equipas que se juntarão ao já despromovido Carvalho.