Valongo e Riba d'Ave passam Juventude Pacense na corrida ao play-off
Entre a luta pela manutenção e pela presença no play-off, o Valongo venceu em Paços de Ferreira e subiu ao 7º lugar. Aproveitou também o Riba d'Ave, que sobe a 8º. O Óquei de Barcelos já tem carimbo no passaporte para a fase final.
Porto, Sporting, Oliveirense, Benfica, Tomar e, agora, Óquei de Barcelos. São seis as equipas já com passaporte carimbado para o play-off de discussão do título depois dos barcelenses terem vencido o Famalicense por 4-2.
Num dérbi minhoto, o Óquei de Barcelos fez o primeiro por Alvarinho aos 15 minutos e Miguel Vieira ampliou um minuto volvido, no que parecia encaminhar-se para uma vitória fácil sobre um Famalicense abaixo da linha de água. Mas Hugo Costa reduziu, estacando também o ascendente barcelense, e, no arranque da segunda parte, num palco que foi seu largos anos, Hugo Costa voltou a marcar para igualar o encontro.
A equipa de Rui Neto "carregou" para voltar a assumir a liderança do marcador, esbarrando numa defesa sólida e numa grande exibição do guarda-redes Diogo Fernandes. O golo acabaria mesmo por surgir, mas apenas a um minuto do final. Miguel Rocha fez o 3-2 e, quando o Famalicense arriscou tudo, Alvarinho rematou de longe para a baliza deserta.
Os três pontos do Óquei de Barcelos consolidam o 6º lugar, em virtude da derrota do Juventude Pacense, que era 7º e cai para 9º.
Na disputa directa do 7º lugar, com o Riba d'Ave à espreita, o Valongo venceu em Paços de Ferreira por 2-4. Carlos Ramos ("Carlitos") marcou a abrir e João Almeida, de livre directo a fechar a primeira parte. Pelo meio, o Juventude Pacense lograra a igualdade por Miccoli, numa superioridade numérica depois de azul a João Lima.
Num jogo aberto, o Valongo justificava a vantagem, com João Almeida em particular destaque a criar oportunidades, mas perdulário. E os valonguenses - que não venciam há seis jogos - continuaram com algum ascendente na etapa complementar. Sobreviveram a mais dois minutos de inferioridade numérica e não aproveitaram dois livres directos, por Almeida e Carlitos. Enfim, a seis minutos do fim, João Almeida fazia o terceiro, marcando de grande penalidade.
João Almeida assinou um hat-trick para uma vitória importante do Valongo em Paços de Ferreira. Os valonguenses não vendiam há seis jogos.
O Juventude Pacense tinha de ir em busca do golo e, de livre directo, na 10ª falta valonguense, veria mesmo Bernardo Marques, à segunda e na recarga, desfeitear Gonçalo Bento. No entanto, à procura da igualdade, Gabriel Costa precipitou-se numa saída da sua baliza e, com poucos segundos para jogar, João Almeida aproveitou para fazer o 2-4, com o seu terceiro golo do jogo.
O Riba d'Ave aproveitou a derrota do Juventude Pacense e, numa extraordinária segunda parte, somou o 19º ponto em nove jogos na segunda volta quando, em igual número de jogos na primeira volta, só conseguira quatro. E a equipa de Raul Meca sobe a um 8º lugar que até vale o play-off, mas agora vêm aí Benfica (que os ribadavenses até venceram na primeira volta), Porto e Sporting.
No Parque das Tílias, frente ao Braga, o Riba d'Ave venceu por 2-1. adiantou-se aos 14 minutos por Gustavo Pato, mas o Braga igualou antes do intervalo, por António Trabulo, e a equipa de Tó Neves teve mesmo oportunidade de virar o jogo num livre directo, mas Miguel Henriques não conseguiu bater Álvaro Sheda.
Na segunda parte, foi a vez de Nelson Filipe resistir num livre directo, de Pedro Silva, e a igualdade persistia num jogo tenso, importante na luta pela manutenção. Novamente perto dos 14 minutos, Pato voltava a ser feliz e colocava novamente os ribadavenses na frente do marcador, segurando a vantagem mínima até final.
Com 12 pontos em jogo, há agora um fosso de cinco entre o 9º, Juventude Pacense, e os cinco do fundo da tabela. Braga e Murches somam 20 pontos e estão acima da linha de água, Famalicense e Turquel têm 18 e 17 e estão na zona de descida. O Carvalhos, com apenas um ponto, já está despromovido, mas ainda pode complicar a vida a Murches e Turquel, que recebe nas 24ª e 26ª jornadas.
22ª jornada
• Juv. Pacense 2-4 Valongo • 6.Abr
• Oliveirense 7-1 Murches • 6.Abr
• Carvalhos 1-10 Porto • 6.Abr
• Riba d'Ave 2-1 Braga • 6.Abr
• Turquel 4-8 Sporting • 6.Abr
• Óquei de Barcelos 4-2 Famalicense • 6.Abr
• Tomar vs. Benfica • 7.Abr, 18h
Classificação
1º Porto (55), 2º Sporting (54), 3º Oliveirense (52), 4º Benfica¹ (47), 5º Tomar¹ (43), 6º Óquei de Barcelos (37), 7º Valongo (27), 8º Riba d'Ave (26), 9º Juv. Pacense (25), 10º Braga (20), 11º Murches (20), 12º Famalicense (18), 13º Turquel (17), 14º Carvalhos (1)
¹ menos um jogo
Sábado, 6 de Abril de 2024, 23h50