Igualada e Follonica na final da Taça WSE
Com goleadas, Igualada e Follonica carimbaram a passagem à final da Taça WSE. Se os arlequins eram favoritos perante o seu público, o Follonica de Sérgio Silva surpreendeu com uma vitória categórica sobre um Voltregà que defendia o troféu.
Foto de capa: World Skate EuropeIgualada e Follonica são os finalistas da presente edição da Taça WSE, depois de terem vencido - convincentemente - Sarzana (1-8) e Voltregà (1-5) nas meias-finais.
O Igualada, a jogar no seu pavilhão era claramente favorito frente ao Sarzana. Eloi Cervera abriu as hostilidades logo aos cinco minutos e, um minuto volvido, no primeiro azul de oito mostrados (quatro para cada equipa) por Joaquim Pinto e Miguel Guilherme, Gerard Riba ampliava.
Riba, com três golos em três oportunidades de livre directo, chegaria mesmo a um póquer no triunfo folgado por 1-8, com 1-3 ao intervalo. Ainda na primeira parte, o capitão "rossoneri" Davide Borsi assinou o tento de honra da equipa de Paolo Di Rinaldis, mas os arlequins foram demolidores na etapa complementar. Nil Cervera marcou um segundo golo e o internacional francês Marc Rouzé e o internacional jovem espanhol Oriol Llenas também marcaram.
Na segunda meia-final, o Voltregà, detentor do troféu, foi vítima da estratégia de Sérgio Silva, com um Follonica que prima pelo rigor, com muito talento individual. Francesco Banini marcou o único golo da primeira parte. Federico Pagnini dilatou no arranque da segunda e, a meio desta etapa complementar, Davide Banini fez o 0-3.
O capitão catalão Eric Vargas reduziu a oito minutos do final, mas, com a defensiva italiana bem montada e o experiente Leonardo Barozzi seguro entre os postes, o Follonica "matou" o jogo nos minutos finais. Federico Pagnini marcou o quarto e Davide Banini fechou as contas já no último minuto.
Igualada e Follonica encontraram-se em duas eliminatórias da Taça CERS, percursora desta Taça WSE. A duas mãos, os catalães levaram a melhor em 2004, nos oitavos-de-final, e em 2015, nos quartos-de-final. Em 2015, o Igualada receberia depois a Final Four em casa, como este ano. Mas, na altura, foi eliminado pelo Sporting, que venceria a prova, nas meias-finais.
Finalista em 1988 e 1992, o Igualada procura a sua primeira conquista na prova. O Follonica, vencedor em 2005, nos seus anos dourados, vai em busca de um segundo triunfo.
Meias-finais
• MF1 • Sarzana 1-8 Igualada • 13.Abr
• MF2 • Voltregà 1-5 Follonica • 13.Abr
Final
• Igualada vs. Follonica • 14.Abr, 12h
Horas das partidas no horário local (menos uma hora em Portugal continental)
Sábado, 13 de Abril de 2024, 20h58