Edo Bosch nos leões já na próxima época
Edo Bosch será treinador do Sporting já na próxima temporada, sucedendo a Alejandro Dominguez no comando técnico dos leões. O acordo era certo para 2025, mas a chegada do técnico catalão é antecipada.
Edo Bosch será o sucessor de Alejandro Dominguez no comando técnico do Sporting. Já a partir do próximo defeso.
O Sporting já tem tudo certo com o técnico catalão de 48 anos para se mudar de Oliveira de Azeméis para Lisboa no final da presente temporada. O contrato com a Oliveirense, até 2025, será resolvido pelo pagamento da cláusula. Inicialmente, os leões estava renitentes em pagar o valor, mas irão avançar, e o técnico já comunicou a partida ao seu plantel.
Juan Ignasio Edo Bosch afirmou-se - e destacou-se - em Portugal como guarda-redes do Porto, representando os dragões durante 18 temporadas em que conquistou, entre outros, 11 campeonatos nacionais. Entre os outros emblemas, apenas o Benfica tem mais títulos que Edo Bosch...
Tendo colocado ponto final na sua carreira em 2017 ao serviço da Juventude de Viana, Edo assumiu o comando técnico do Valongo em 2020, na primeira experiência como treinador principal. Ficou em 7º na fase regular, caindo frente ao Sporting nos quartos-de-final.
Na sua segunda temporada, teve o desafio europeu no palco principal da Liga Europeia. Chegou à final, derrotado apenas nas grandes penalidades. Muitos apontaram as ausências dos principais "tubarões", mas, na temporada seguinte, já com todos os nomes grandes em prova, Edo Bosch voltou a levar o Valongo à final, perdendo então contra o Porto.
Entretanto, o Valongo ficou em 6º nas duas fases regulares do Campeonato Placard disputadas e conquistou a Taça Continental em 2022. A forma como potenciou o latente talento dos valonguenses justificou a aposta da Oliveirense.
Andando várias jornadas no topo da classificação, já tinha acordo para assumir os leões em 2025, mas a precipitação da saída de Alejandro Dominguez antecipará a chegada. Até lá, a Oliveirense chegou à Final Four da Taça de Portugal, vai disputar a Final Four da Champions League e está nos quartos-de-final do play-off, tendo caído de 2º para 3º na derradeira jornada da fase regular.
Em aberto estará ainda a composição da restante equipa técnica, com o Sporting a não mostrar, para já, abertura em libertar Jorge Vieira e João Paulo Almeida dos vínculos que têm com a equipa de Oliveira de Azeméis.
Segunda-feira, 6 de Maio de 2024, 11h30