A supervivência do Riba d'Ave
Depois de apenas sete pontos na primeira volta, o Riba d'Ave protagonizou uma incrível segunda, apenas aquém dos cinco primeiros, e torna-se a apenas a 10ª equipa a inscrever o seu nome no play-off após o regresso deste modelo.
Após o cancelamento das competições em 2020 em virtude da pandemia, a Federação de Patinagem de Portugal avançou para a decisão do título em play-off. Indo para a sua quarta edição com este modelo, houve oito vagas por época para ocupar, num total de 32 vagas, mas o Riba d'Ave será apenas a 10ª equipa a conseguir um lugar.
Porto, Benfica, Oliveirense, Sporting, Tomar, Óquei de Barcelos e Valongo são totalistas, presentes nos três play-offs disputados e naquele que tem início este sábado. A Juventude de Viana marcou presença em 2021 e o Braga em 2022 e 2023. O Riba d'Ave estreia-se esta época.
"Supervivência"
Com apenas sete pontos conquistados na primeira volta, o Riba d'Ave procurava o que ninguém conseguira com tão má primeira volta nesta era de play-offs: a manutenção.
Em 2020/21, Os Tigres terminaram a primeira volta com sete pontos. Na temporada seguinte, Sanjoanense e Turquel dobraram a fase regular com, respectivamente, 3 e 4 pontos. Na última edição, o Paço de Arcos tinha seis pontos à 13ª jornada e a Juventude de Viana sete. Todos desceram.
Já a equipa de Raul Meca foi resiliente. E a direcção ribadavense ainda mais que o técnico, que colocou o seu lugar à disposição com apenas uma vitória nas oito primeiras jornadas. Com renovada confiança directiva, o Riba d'Ave somou mais quatro pontos até ao final da primeira volta. Na segunda, foi impressionante.
Nos 13 jogos da segunda metade da fase regular, o Riba d'Ave somou nada menos que sete vitórias e um empate. Conseguiu uma série de três vitórias como só os cinco primeiros conseguiram. Só perdeu pontos frente aos seis primeiros. Apenas os cinco primeiros somaram mais pontos que os ribadavenses, que subiram do 12º ao 8º lugar. Nunca ninguém fizera mais 15 pontos na segunda volta do que na primeira. Foi sobrevivência. Foi - com o mesmo significado, mas mais impacto - supervivência.
De prémio, o play-off.
Duelo com o Porto
Com o 8º lugar, o Riba d'Ave assegurou um lugar nos quartos-de-final do play-off, defrontando o vencedor da fase regular, o Porto.
O recente vencedor da Taça de Portugal, tendo afastado os ribadavenses nos oitavos-de-final, joga em casa este sábado, desloca-se ao Parque das Tílias no dia 22 e, caso necessário, o tira-teimas está agendado para o Dragão Arena a 25.
Quinta-feira, 16 de Maio de 2024, 21h50