Tiago depois de Pedro, agora na baliza do Juventude Pacense
No Evangelho segundo São Marcos, Pedro foi o primeiro apóstolo. Depois, foi Tiago. Na selecção de Sub-20, houve passagem de testemunho entre Pedro Freitas e Tiago Rodrigues. Como acontecerá agora no Juventude Pacense.
Depois de uma histórica primeira época na categoria máxima do Hóquei em Patins português, culminada com a manutenção e o apuramento, ainda que por via de algumas desistências, para a europeia WSE Cup, o Juventude Pacense prepara a nova temporada.
Mantendo-se Hugo Azevedo apesar da ligação à Federação de Patinagem de Portugal - numa mudança de paradigma federativo que, para já, valeu o título europeu de Sub-17 sete anos depois -, as novidades começam na baliza: Tiago Rodrigues rende Pedro Freitas.
As histórias de Pedro e Tiago voltam a cruzar-se. Podia ser quase uma história bíblica, entre o primeiro e o segundo apóstolo segundo São Marcos, mas é mais uma história de sucessão. Como aconteceu na selecção portuguesa de Sub-20.
Em 2015, na catalã Vilanova i la Geltrù, Portugal sagrou-se campeão do Mundo de Sub-20 pela segunda vez consecutiva às ordens de Luís Duarte. Pedro Freitas, nascido em 1996, era o dono da baliza. Na final, frente a uma fortíssima Espanha - de Nil Roca, Font, Alabart, Sergi Aragonès, Carballeira entre outros - protagonizou uma extraordinária exibição, coroada no desempate por grandes penalidades.
Tiago Rodrigues, de 1998 (completa 26 anos a 26 de Agosto), era o fiel escudeiro. Tivera oportunidade de se mostrar, mas as decisões eram para Pedro. A sua hora chegaria. No ano seguinte, na necessária sucessão imposta pela idade, Tiago foi campeão da Europa de Sub-20 em Pully. E, em 2017, nos primeiros World Roller Games, em Nanjing, capitaneou a Selecção a novo título mundial. O terceiro consecutivo de Portugal, o segundo de Tiago.
Pedro terminava a formação no Valongo, Tiago na Oliveirense. Na sempre complicada transição a sénior, ainda mais complicada para guarda-redes, Pedro rumou à Académica de Espinho, sendo chamado em 2018 para o Riba d'Ave por Hugo Azevedo em 2018. Em 2020/21, esteve no Marinhense e, em 2021, voltou a receber a "chamada" de Hugo Azevedo, tornando-se um dos reforços no primeiro defeso deste à frente da equipa da "Capital do Móvel".
Ajudou a escrever a história da subida e da manutenção, mas na segunda metade da última temporada "perdeu" minutos para Gabriel Costa, outro ex-pupilo, durante meia época em Braga, de Hugo Azevedo. Pedro Freitas será reforço do Paredes.
Tiago era visto como o futuro dono da baliza da Oliveirense, mas logo em 2018 tomou conta dos postes da Sanjoanense e cedo se comprometeu com o Porto. Esteve nos dragões entre 2019 e 2023, mas, com o caminho tapado por Xavi Maliàn, faltou-lhe espaço para afirmação.
Na última temporada, aventurou-se no Liceo, mas não conseguiria "roubar" em definitivo o lugar a Martí Serra. Regressa a Portugal como mais uma aposta de Hugo Azevedo em campeões jovens, para um plantel que já contava com Dinis Abreu, campeão da Europa de Sub-17 em 2013, João Pedro Pereira e Zé Miguel, campeões da Europa de Sub-17 em 2017, e que contará com Tomás Pereira, campeão da Europa de Sub-17 em 2015 e do Mundo de Sub-20 em 2017.
Outros reforços
Tomás Pereira, que já trabalhara às ordens de Hugo Azevedo nos escalões de formação do Valongo e nos seniores do Riba d'Ave, chega com Tiago Rodrigues do Liceo para um Juventude Pacense que conta com mais dois reforços. Rafael Almeida foi recrutado ao Famalicense e "Joca" Guimarães chega de Itália.
Joca apontou 34 golos em 28 jogos e terminou no "top 5" dos goleadores da Serie A1 apesar do Bassano ter ficado pelos quartos-de-final do play-off. Com menos jogos realizados, apenas Federico Correa, do Giovinazzo marcou mais golos.
O Bassano anunciou publicamente a intenção de "recuperar" o jogador que cresceu no Óquei de Barcelos face ao alargamento do número de estrangeiro permitidos, mas o português já estava comprometido com o Juventude Pacense e os italianos viraram-se para o catalão Gerard Riba.
De saída no Juventude Pacense, para além de Pedro Freitas, estão Bernardo Marques, Zé Pedro e Márcio Sisti. O argentino será emprestado ao Famalicense.
Clube Desportivo e Cultural Juventude Pacense 2024/25
Guarda-redes: Gabriel Costa, Tiago Rodrigues (ex-Liceo)
Jogadores de pista: Dinis Abreu, Filipe Flórido, João Pedro Pereira, "Joca" Guimarães (ex-Bassano), José Cancela, "Miccoli", Rafael Almeida (ex-Famalicense), Tomás Pereira (ex-Liceo), Zé Miguel
Treinador: Hugo Azevedo
Quinta-feira, 15 de Agosto de 2024, 10h01