Tiago depois de Pedro, agora na baliza do Juventude Pacense

No Evangelho segundo São Marcos, Pedro foi o primeiro apóstolo. Depois, foi Tiago. Na selecção de Sub-20, houve passagem de testemunho entre Pedro Freitas e Tiago Rodrigues. Como acontecerá agora no Juventude Pacense.

Tiago depois de Pedro, agora na baliza do Juventude Pacense

Depois de uma histórica primeira época na categoria máxima do Hóquei em Patins português, culminada com a manutenção e o apuramento, ainda que por via de algumas desistências, para a europeia WSE Cup, o Juventude Pacense prepara a nova temporada.

Mantendo-se Hugo Azevedo apesar da ligação à Federação de Patinagem de Portugal - numa mudança de paradigma federativo que, para já, valeu o título europeu de Sub-17 sete anos depois -, as novidades começam na baliza: Tiago Rodrigues rende Pedro Freitas.

As histórias de Pedro e Tiago voltam a cruzar-se. Podia ser quase uma história bíblica, entre o primeiro e o segundo apóstolo segundo São Marcos, mas é mais uma história de sucessão. Como aconteceu na selecção portuguesa de Sub-20.

Em 2015, na catalã Vilanova i la Geltrù, Portugal sagrou-se campeão do Mundo de Sub-20 pela segunda vez consecutiva às ordens de Luís Duarte. Pedro Freitas, nascido em 1996, era o dono da baliza. Na final, frente a uma fortíssima Espanha - de Nil Roca, Font, Alabart, Sergi Aragonès, Carballeira entre outros - protagonizou uma extraordinária exibição, coroada no desempate por grandes penalidades.

Tiago Rodrigues, de 1998 (completa 26 anos a 26 de Agosto), era o fiel escudeiro. Tivera oportunidade de se mostrar, mas as decisões eram para Pedro. A sua hora chegaria. No ano seguinte, na necessária sucessão imposta pela idade, Tiago foi campeão da Europa de Sub-20 em Pully. E, em 2017, nos primeiros World Roller Games, em Nanjing, capitaneou a Selecção a novo título mundial. O terceiro consecutivo de Portugal, o segundo de Tiago.

Campeões do Mundo de Sub-20 em Vilanova i la Geltrù.
Campeões do Mundo de Sub-20 em Vilanova i la Geltrù.

Pedro terminava a formação no Valongo, Tiago na Oliveirense. Na sempre complicada transição a sénior, ainda mais complicada para guarda-redes, Pedro rumou à Académica de Espinho, sendo chamado em 2018 para o Riba d'Ave por Hugo Azevedo em 2018. Em 2020/21, esteve no Marinhense e, em 2021, voltou a receber a "chamada" de Hugo Azevedo, tornando-se um dos reforços no primeiro defeso deste à frente da equipa da "Capital do Móvel".

Ajudou a escrever a história da subida e da manutenção, mas na segunda metade da última temporada "perdeu" minutos para Gabriel Costa, outro ex-pupilo, durante meia época em Braga, de Hugo Azevedo. Pedro Freitas será reforço do Paredes.

Tiago era visto como o futuro dono da baliza da Oliveirense, mas logo em 2018 tomou conta dos postes da Sanjoanense e cedo se comprometeu com o Porto. Esteve nos dragões entre 2019 e 2023, mas, com o caminho tapado por Xavi Maliàn, faltou-lhe espaço para afirmação.

Na última temporada, aventurou-se no Liceo, mas não conseguiria "roubar" em definitivo o lugar a Martí Serra. Regressa a Portugal como mais uma aposta de Hugo Azevedo em campeões jovens, para um plantel que já contava com Dinis Abreu, campeão da Europa de Sub-17 em 2013, João Pedro Pereira e Zé Miguel, campeões da Europa de Sub-17 em 2017, e que contará com Tomás Pereira, campeão da Europa de Sub-17 em 2015 e do Mundo de Sub-20 em 2017.

Outros reforços

Tomás Pereira, que já trabalhara às ordens de Hugo Azevedo nos escalões de formação do Valongo e nos seniores do Riba d'Ave, chega com Tiago Rodrigues do Liceo para um Juventude Pacense que conta com mais dois reforços. Rafael Almeida foi recrutado ao Famalicense e "Joca" Guimarães chega de Itália.

Joca apontou 34 golos em 28 jogos e terminou no "top 5" dos goleadores da Serie A1 apesar do Bassano ter ficado pelos quartos-de-final do play-off. Com menos jogos realizados, apenas Federico Correa, do Giovinazzo marcou mais golos.

O Bassano anunciou publicamente a intenção de "recuperar" o jogador que cresceu no Óquei de Barcelos face ao alargamento do número de estrangeiro permitidos, mas o português já estava comprometido com o Juventude Pacense e os italianos viraram-se para o catalão Gerard Riba.

De saída no Juventude Pacense, para além de Pedro Freitas, estão Bernardo Marques, Zé Pedro e Márcio Sisti. O argentino será emprestado ao Famalicense.

Clube Desportivo e Cultural Juventude Pacense 2024/25

Guarda-redes: Gabriel Costa, Tiago Rodrigues (ex-Liceo)

Jogadores de pista: Dinis Abreu, Filipe Flórido, João Pedro Pereira, "Joca" Guimarães (ex-Bassano), José Cancela, "Miccoli", Rafael Almeida (ex-Famalicense), Tomás Pereira (ex-Liceo), Zé Miguel

Treinador: Hugo Azevedo

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Bilhetes para o Mundial à venda online

Bilhetes para o Mundial à venda online

Já estão à venda os bilhetes para as diferentes competições de Hóquei em Patins dos World Skate Games, entre as quais o Campeonato do Mundo. As provas decorrerão em Novara, em quatro palcos, dois deles com entradas gratuitas.