Pela recuperação da coroa mundial
Actual heptacampeã europeia, a Espanha era tricampeã mundial quando a Argentina 'roubou' o ceptro em 2022. Sergi Macià anunciou as eleitas para mostrarem que San Juan foi a excepção a confirmar a regra vencedora de 'La Roja'.
De 16 a 22 de Setembro, em Novara, Itália, a Espanha procura recuperar o ceptro mundial perdido em San Juan na final com a anfitriã Argentina. As espanholas vinham de três títulos consecutivos, que se juntavam aos títulos de 1994, 1996, 2000 e 2008 para um total de sete títulos na história de 16 edições da competição.
Com a Argentina - que conta seis títulos mundiais - como grande rival nos últimos campeonatos do Mundo, a Espanha tem sido hegemónica a nível europeu, vencendo o Campeonato da Europa desde 2009, num histórico "hepta", e procurará mostrar que o "vice" de San Juan será a excepção a uma regra de conquistas.
No comando, Sergi Macià, ex-seleccionador de Sub-19 e Sub-23, sucede a Ricard Muñoz, que liderou a Espanha a dois títulos europeus. E contará com "Sito", treinador do Alpicat, recém-promovido à OK Liga masculina, como adjunto.
Para ir a jogo, Macià só não chamou das vice-campeãs mundiais Berta Busquets e Laura Puigdueta, agora substituídas por Victoria Porta, campeã da Europa em 2023, e María Sanjurjo, campeã do Mundo em 2019.
As ausências de Busquets e Puigdueta pesarão. Mas estão outras quatro jogadoras do Palau campeão espanhol e vencedor da Taça do Rei, duas jogadoras do Fraga vencedor da Champions e três do Gijón, ex-detentor dessas três provas maiores. E Victória Porta.
Espanha - Campeonato do Mundo de Seniores Femininos 2024
Guarda-redes: Anna Ferrer (Fraga), Laura Vicente (Palau)
Jogadores de pista: Aina Florenza, Anna Casaramona e Mariona Colomer (Palau), María Sanjurjo (Fraga), Marta Piquero, Sara Lolo e Sara Roces (Telecable Gijón), Victoria Porta (Vila-Sana)
Treinador: Sergi Macià
Terça-feira, 18 de Junho de 2024, 17h57