Tiago Rafael na coordenação, entre muitas mudanças na estrutura do Benfica

Confirmado Edu Castro, há mais mudanças de treinadores no Benfica. Na formação, as águias, campeãs em Sub-13, Sub-17 e Sub-19, terão Tiago Rafael com uma pesada herança como coordenador, e só mantêm Daniel Mestre. Caleta está de regresso.

Tiago Rafael na coordenação, entre muitas mudanças na estrutura do Benfica

Esta segunda-feira, o Benfica confirmou a chegada de Edu Castro, treinador principal do Barcelona nas últimas sete temporadas, para o lugar de Nuno Resende. O técnico tem acordo para três temporadas, tantas como o seu antecessor português liderou as águias.

Edu Castro assumirá as rédeas do Benfica com o adjunto Jordi Roca e o preparador-físico Dani Fernandéz, "obrigando" desde logo à requalificação do adjunto Tiago Rafael, que regressou ao Benfica em 2022. Jogador dos encarnados entre 2008 e 2011 e entre 2014 e 2018, Tiago encontrou o "seu" espaço na coordenação da formação do Benfica e será também treinador da equipa de Sub-17.

Na formação, esta foi uma época memorável para as águias, com a conquista dos títulos nacionais de Sub-13, Sub-17 e Sub-19, mas - não parando a habitual "roda viva" que são os lugares de treinador no Benfica - apenas Daniel Mestre, nos mais novos, se manterá no cargo.

Campeões nacionais de Sub-19 às ordens de Miguel Jerónimo, depois de terem vencido em 2022 com Luís Duarte ao leme.
Campeões nacionais de Sub-19 às ordens de Miguel Jerónimo, depois de terem vencido em 2022 com Luís Duarte ao leme.

De saída dos Sub-15, vice-campeões esta época, mas únicos campeões na formação na pretérita (então com Ricardo Leão como treinador), Gonçalo Suissas assumirá o comando técnico da equipa principal do Sintra, no seu primeiro desafio como treinador sénior, sendo a sua saída colmatada com a chegada de David Veiga, ex-Paço de Arcos. Nos Sub-17, Tiago Rafael substitui Diogo Alves, que também tinha funções de coordenação. E, nos Sub-19, Miguel Jerónimo deixa o leme para o regresso de Hugo Lourenço.

"Caleta", que em 2021 deixara o Benfica para assumir - quiçá com o sucesso que poucos esperariam - o projecto do Murches, regressa para conciliar o desenvolvimento dos juniores encarnados com a equipa "B", que disputa a II Divisão. Recorde-se que, à frente da equipa "B" das águias, Caleta foi campeão nacional da II Divisão em 2018 e, depois de o Benfica não ter feito equipa "B" em 2019/20, também seria campeão da III Divisão na época da "refundação".

Noutras saídas dos encarnados, nota particular para Hugo Nascimento. Campeão nacional de Sub-17 enquanto jogador pelo Benfica em 2006 e ainda atleta do Vilafranquense, manter-se-á de patins calçados no clube ribatejano, assumindo igualmente o cargo de treinador das equipas de Sub-19 e Sub-23.

Suissas e Hugo Nascimento deixam a estrutura encarnada rumo ao comando técnico de, respectivamente, Sintra (seniores) e Vilafranquense (Sub-19 e Sub-23), respectivamente.
Suissas e Hugo Nascimento deixam a estrutura encarnada rumo ao comando técnico de, respectivamente, Sintra (seniores) e Vilafranquense (Sub-19 e Sub-23), respectivamente.

Mudança de ciclo com herança pesada

No assumir da coordenação da formação do Benfica, Tiago Rafael recebe uma pesada herança. João Rodrigues já decidira ficar em exclusivo com a coordenação da vencedora equipa feminina, e deixa um legado que vai muito além dos três títulos nacionais conquistados esta época.

Chegado à estrutura do Benfica em 2018, João teve o seu percurso na coordenação marcado pelo desafio de duas temporadas afectadas pelas medidas de combate à CoViD-19. Mas o projecto encarnado somou 14 títulos distritais (com um pleno de cinco em Sub-19) em 20 possíveis, uma Eurockey Cup de Sub-15 e duas de Sub-17, e cinco títulos nacionais. Três deles nesta época que agora termina, de "despedida".

A estes somam-se, nos seniores, os inúmero títulos da equipa feminina - que continuará a ser orientada por Paulo Almeida - e o título de campeão nacional da III Divisão em 2021.

Na temporada que agora termina, com intervenção decisiva de João Rodrigues, o Benfica foi campeão nacional de Sub-13, Sub-17, Sub-19 e de Seniores femininos. Foi vice-campeão de Sub-15 e a equipa
Na temporada que agora termina, com intervenção decisiva de João Rodrigues, o Benfica foi campeão nacional de Sub-13, Sub-17, Sub-19 e de Seniores femininos. Foi vice-campeão de Sub-15 e a equipa "B" terminou em 4º (a um ponto do 2º) na exigente Zona Sul da II Divisão.
AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
World Skate Europe
Espanholas são pretendentes com argumentos

Espanholas são pretendentes com argumentos

A Espanha, se tal fosse necessário, 'formalizou' a candidatura ao título feminino de Sub-17 ao vencer Portugal, vigente campeão. No masculino, a selecção das quinas, com póquer de Martim Nunes, goleou a França e lidera por um golo.

Multiusos de Odivelas recebe primeiras decisões da nova época

Multiusos de Odivelas recebe primeiras decisões da nova época

Odivelas será, em Outubro, o palco das primeiras decisões da nova temporada. O Pavilhão Multiusos recebe a discussão das Elite Cup Feminina, Elite Cup Masculina, Supertaça António Livramento e Supertaça Feminina.

World Skate Europe
Europeus arrancam sem surpresas e com empate ibérico

Europeus arrancam sem surpresas e com empate ibérico

Os Europeus de Sub-17 arrancaram sem surpresas, num primeiro dia que fechou com um empate entre os masculinos de Espanha e Portugal na estreia de Hugo Azevedo. No feminino, as campeãs lusas venceram por 5-0 em reedição de final.