Tiago Rafael na coordenação, entre muitas mudanças na estrutura do Benfica
Confirmado Edu Castro, há mais mudanças de treinadores no Benfica. Na formação, as águias, campeãs em Sub-13, Sub-17 e Sub-19, terão Tiago Rafael com uma pesada herança como coordenador, e só mantêm Daniel Mestre. Caleta está de regresso.
Esta segunda-feira, o Benfica confirmou a chegada de Edu Castro, treinador principal do Barcelona nas últimas sete temporadas, para o lugar de Nuno Resende. O técnico tem acordo para três temporadas, tantas como o seu antecessor português liderou as águias.
Edu Castro assumirá as rédeas do Benfica com o adjunto Jordi Roca e o preparador-físico Dani Fernandéz, "obrigando" desde logo à requalificação do adjunto Tiago Rafael, que regressou ao Benfica em 2022. Jogador dos encarnados entre 2008 e 2011 e entre 2014 e 2018, Tiago encontrou o "seu" espaço na coordenação da formação do Benfica e será também treinador da equipa de Sub-17.
Na formação, esta foi uma época memorável para as águias, com a conquista dos títulos nacionais de Sub-13, Sub-17 e Sub-19, mas - não parando a habitual "roda viva" que são os lugares de treinador no Benfica - apenas Daniel Mestre, nos mais novos, se manterá no cargo.
De saída dos Sub-15, vice-campeões esta época, mas únicos campeões na formação na pretérita (então com Ricardo Leão como treinador), Gonçalo Suissas assumirá o comando técnico da equipa principal do Sintra, no seu primeiro desafio como treinador sénior, sendo a sua saída colmatada com a chegada de David Veiga, ex-Paço de Arcos. Nos Sub-17, Tiago Rafael substitui Diogo Alves, que também tinha funções de coordenação. E, nos Sub-19, Miguel Jerónimo deixa o leme para o regresso de Hugo Lourenço.
"Caleta", que em 2021 deixara o Benfica para assumir - quiçá com o sucesso que poucos esperariam - o projecto do Murches, regressa para conciliar o desenvolvimento dos juniores encarnados com a equipa "B", que disputa a II Divisão. Recorde-se que, à frente da equipa "B" das águias, Caleta foi campeão nacional da II Divisão em 2018 e, depois de o Benfica não ter feito equipa "B" em 2019/20, também seria campeão da III Divisão na época da "refundação".
Noutras saídas dos encarnados, nota particular para Hugo Nascimento. Campeão nacional de Sub-17 enquanto jogador pelo Benfica em 2006 e ainda atleta do Vilafranquense, manter-se-á de patins calçados no clube ribatejano, assumindo igualmente o cargo de treinador das equipas de Sub-19 e Sub-23.
Mudança de ciclo com herança pesada
No assumir da coordenação da formação do Benfica, Tiago Rafael recebe uma pesada herança. João Rodrigues já decidira ficar em exclusivo com a coordenação da vencedora equipa feminina, e deixa um legado que vai muito além dos três títulos nacionais conquistados esta época.
Chegado à estrutura do Benfica em 2018, João teve o seu percurso na coordenação marcado pelo desafio de duas temporadas afectadas pelas medidas de combate à CoViD-19. Mas o projecto encarnado somou 14 títulos distritais (com um pleno de cinco em Sub-19) em 20 possíveis, uma Eurockey Cup de Sub-15 e duas de Sub-17, e cinco títulos nacionais. Três deles nesta época que agora termina, de "despedida".
A estes somam-se, nos seniores, os inúmero títulos da equipa feminina - que continuará a ser orientada por Paulo Almeida - e o título de campeão nacional da III Divisão em 2021.
Terça-feira, 16 de Julho de 2024, 12h40