Guillem Pérez aceita desafio da OK Liga

Decidido a uma pausa sabática depois de dois anos e meio exigentes em Turquel, Guillem Pérez foi convencido a assumir o projecto do Vilafranca, no regresso do emblema catalão à OK Liga, principal campeonato espanhol.

Guillem Pérez aceita desafio da OK Liga

Foram dois anos e meio de montanha-russa em Turquel. Chamado para o comando técnico a meio da temporada 2021/22, Guillem Pérez não evitou a descida à II Divisão. Foi campeão nacional, subiu, voltou a descer.

Assumindo esta época também a liderança da equipa feminina, ainda há uma Final Four da Taça de Portugal para disputar, a 13 e 14 de Julho, mas o futuro do treinador já foi tornado público.

Inicialmente determinado a fazer uma pausa no seu percurso, Guillem foi "acossado" pelo Vilafranca, que garantiu o regresso à OK Liga, e não conseguiu manter a sua recusa perante a insistência do presidente Fede Insenser e até dos jogadores.

Será o regresso de Guillem Pérez à OK Liga oito anos depois de ter sido aposta do Sporting. Ex-seleccionador espanhol de Sub-20, representara o Vendrell, terminando em 5º, a um ponto do 4º, Reus. E, curiosamente, à frente do Vilafranca, 6º, que desceria à OK Liga Plata no ano seguinte 2017.

Após ter sido inexplicavelmente afastado a meio da sua primeira época em Portugal, o técnico catalão, agora com 42 anos, esteve nos escalões de formação do Barcelona, coincidindo no gigante da cidade condal com, por exemplo, Marc Gual.

Gual anunciou o final da carreira, mas regressou às pistas para o desafio italiano do Forte. No último defeso, possivelmente com a mesma insistência que agora Guillem foi convencido, Gual voltou à Catalunha para disputar a OK Liga Plata, mas também para ser director-desportivo do projecto do Vilafranca.

A equipa venceu a OK Liga Plata Norte com 17 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota, na recepção ao Cerdanyola na antepenúltima jornada, um dia depois de matematicamente garantir a subida com a derrota do Vic em Olot.

Gual já conta 43 anos e a continuidade é uma incógnita, mas na temporada finda foi o segundo melhor marcador da equipa, com 17 golos, tantos como Sergi Torné e apenas aquém dos 20 de Joan Vázquez numa equipa que conta com outros bons valores, como Roger Martí, Marc Palau ou Arnau Ribas, ou o experiente guarda-redes Xus Fernandez, de 34 anos, ex-Noia e Vendrell.

Guillem Pérez ocupará o lugar de Toni Aranda, que chegou a meio da temporada de 2022/23 para tentar a salvação na OK Liga, mas em vão. No entanto, tal como Guillem no Turquel, voltou a recolocar a equipa na categoria máxima apenas um ano depois.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny