Talento 'foge' para Espanha

Inês Severino, internacional portuguesa do Benfica, vai reforçar o Coruña. A jovem jogadora deixa o campeonato luso e parte para a mais competitiva OK Liga em busca de mais minutos e de afirmação definitiva.

Talento 'foge' para Espanha

Inês Severino vai trocar o Benfica e o Campeonato Nacional de Seniores Femininos pelo Coruña e a OK Liga Femenina neste defeso.

Desde muito jovem no Benfica, Inês cresceu entre rapazes. Quando atingiu a barreira regulamentar dos 14 anos, em 2020, entrou na equipa sénior feminina das águias, hegemónica em Portugal.

Intramuros, ganhou todas as provas em que entrou. Quatro vezes o Campeonato Nacional, três vezes a Taça de Portugal, três vezes a Supertaça e duas vezes a Elite Cup. No passado fim-de-semana selou a conquista do Campeonato e, em jeito de despedida, foi Inês Severino a erguer o troféu do "hendeca". No próximo, tem um derradeiro desafio de águia ao peito, em busca da sua quarta Taça de Portugal.

Após a decisão da "prova rainha" em Sesimbra, Inês Severino procurará um desafio na mais competitiva liga de Hóquei em Patins feminina do Mundo. Com 18 anos feitos em Maio, parte em busca de crescimento, de mais minutos para a afirmação definitiva, depois de, nesta temporada, não ter tido o "espaço" - e tempo em pista - a que almejaria.

O Coruña vai apenas para a sua segunda temporada, depois de na época finda ter ocupada a "vaga" do Liceo. Mas, na estreia, logrou ser semifinalista da Champions League, cuja Final Four recebeu no Palacio de los Deportes. Na OK Liga, foi 6º na fase regular, não disputando um play-off que está reservado para as quatro mais bem classificadas.

Inês Severino foi chamada ao Mundial de 2022 com apenas 16 anos, brilhando no Aldo Cantoni no jogo pelo bronze. Assinou os três golos da vitória por 3-0 frente a Itália que valeu a Portugal uma medalha em mundiais, seis anos após a última. Voltaria a ser chamada - e a marcar, duas vezes, frente a Itália - no Europeu de 2023.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Duas mudanças depois de Montreux

Duas mudanças depois de Montreux

Paulo Freitas promove duas alterações em relação a Montreux. Reiterando a confiança em Gonçalo Pinto e Xavi Cardoso, o seleccionador deixa Nuno Santos e Souto fora para chamar Miguel Vieira e, em estreia absoluta na selecção principal, Zé Miranda.

Revolução com três caras novas

Revolução com três caras novas

Deixando de fora três habituais, Hélder Antunes promove a estreia de três jogadoras na selecção feminina. Numa revolução apesar do bronze no último Mundial, Portugal corre 'por fora' na luta por um título que nunca conquistou.

Terceiro 'take' para a reconquista

Terceiro 'take' para a reconquista

Depois de um tricampeonato do Mundo selado em 2017, a selecção portuguesa de Sub-19 - bicampeã europeia - está definida para a terceira tentativa de recuperar o ceptro mundial júnior.