Terceiro 'take' para a reconquista
Depois de um tricampeonato do Mundo selado em 2017, a selecção portuguesa de Sub-19 - bicampeã europeia - está definida para a terceira tentativa de recuperar o ceptro mundial júnior.
Está definida a selecção portuguesa de Sub-19 que vai lutar pelo título mundial nos World Skate Games que se realizam em Setembro em Itália.
Para Novara, o seleccionador Vasco Vaz escolheu cinco dos vigentes campeões da Europa (Diogo Lemos, Guilherme Azevedo, Martim Costa, Viti e o guarda-redes Afonso Venda), sendo que sete estavam em condições etárias de ser chamados. Henrique Vigário, Paulo Pereira e o guarda-redes José Silva são "velhos" para esta chamada, ao passo que Gonçalo Machado e João Pereira ficam de fora por opção.
São agora chamados o guarda-redes Pedro Bessa e Afonso Ribeiro, ambos da Oliveirense, Guilherme Caetano do Sporting, Rodrigo Preciso do Benfica, e Tomás Santos, que está em trânsito do Valongo para o Porto.
No Mundial, Portugal integra o Grupo B, cabeça-de-série por ser campeão europeu, e defronta na primeira fase França (8 de Setembro), Colômbia (9) e Itália (10)
Portugal é bicampeão europeu às ordens de Vasco Vaz, sendo que a selecção das quinas apenas não ganhou um dos últimos oito europeus, em 2018, com Nuno Ferrão a assumir o comando depois do postulado de Luís Duarte.
Foi às ordens de Luís Duarte que Portugal se sagrou pela última vez campeão do Mundo júnior, tendo vencido em 2013, 2015 e 2017. O outro dos quatro títulos na competição, fora conseguido em 2003, era Vasco Vaz seleccionador. Regressaria ao cargo em 2019, logrando bronze em Barcelona e um 4º lugar em San Juan.
Portugal - Campeonato do Mundo de Sub-19 2024
Guarda-redes: Afonso Venda (Valongo) e Pedro Bessa (Oliveirense)
Jogadores de pista: Afonso Ribeiro, Diogo Lemos e Guilherme Azevedo (Oliveirense), Guilherme Caetano (Sporting), Martim Costa, Rodrigo Preciso e Viti (Benfica) e Tomás Santos (Valongo)
Treinador: Vasco Vaz
Quarta-feira, 10 de Julho de 2024, 12h32