Revolução com três caras novas

Deixando de fora três habituais, Hélder Antunes promove a estreia de três jogadoras na selecção feminina. Numa revolução apesar do bronze no último Mundial, Portugal corre 'por fora' na luta por um título que nunca conquistou.

Revolução com três caras novas

Portugal nunca ganhou o Mundial e é actual vice-campeão europeu. De resto, sagrou-se vice na Europa pela 6ª vez consecutiva, sempre atrás da heptacampeã Espanha. E Hélder Antunes revolucionou as suas escolhas tendo em vista o Mundial de Novara.

A revolução não é tanto em número, dado que há apenas quatro caras novas (nunca chamadas à selecção sénior), mas principalmente por visar Maria Celeste Vieira, Maria Sofia Silva e a capitã Marlene Sousa, todos do hegemónico Benfica e com lugar nos últimos anos nas diferentes chamadas.

No último Mundial, Portugal conseguiu o bronze, atrás da campeã Argentina e da "vice" Espanha, sendo que na história da competição, que se disputa desde 1992 e vai para a sua 17ª edição, só conseguira medalhas - sempre de prata - em 1998, 2000, 2008 e 2016. Mas almejará a mais, ainda que o favoritismo seja de Argentina e Espanha.

Novidades absolutas são Ana Fernandes e Beatriz Silva, do Gulpilhares, a guarda-redes Letícia Oliveira, da Escola Livre. Joana Teixeira, do vice-campeão Académico da Feira, regressa depois de ter estado no Mundial em 2022, mas não no Europeu de 2023.

Nas escolhas, continuam Cláudia Teixeira e Leonor Coelhor (Turquel), Ana Catarina Ferreira (Telecable Gijón) e Inês Severino, Raquel Santos e Sofia Moncóvio (Benfica).

Portugal integra o Grupo A, defrontando na primeira fase Colômbia (16 de Setembro), França (17) e Argentina (18).

Portugal - Campeonato do Mundo de Seniores Femininos 2024

Guarda-redes: Cláudia Vicente (Turquel) e Letícia Oliveira (Escola Livre)

Jogadores de pista: Ana Catarina Ferreira (Gijón), Ana Fernandes e Beatriz Silva (Gulpilhares), Inês Severino, Raquel Santos e Sofia Moncóvio (Benfica), Joana Teixeira (Académico da Feira) e Leonor Coelho (Turquel)

Treinador: Hélder Antunes

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Duas mudanças depois de Montreux

Duas mudanças depois de Montreux

Paulo Freitas promove duas alterações em relação a Montreux. Reiterando a confiança em Gonçalo Pinto e Xavi Cardoso, o seleccionador deixa Nuno Santos e Souto fora para chamar Miguel Vieira e, em estreia absoluta na selecção principal, Zé Miranda.

Terceiro 'take' para a reconquista

Terceiro 'take' para a reconquista

Depois de um tricampeonato do Mundo selado em 2017, a selecção portuguesa de Sub-19 - bicampeã europeia - está definida para a terceira tentativa de recuperar o ceptro mundial júnior.

Talento 'foge' para Espanha

Talento 'foge' para Espanha

Inês Severino, internacional portuguesa do Benfica, vai reforçar o Coruña. A jovem jogadora deixa o campeonato luso e parte para a mais competitiva OK Liga em busca de mais minutos e de afirmação definitiva.