Revolução com três caras novas
Deixando de fora três habituais, Hélder Antunes promove a estreia de três jogadoras na selecção feminina. Numa revolução apesar do bronze no último Mundial, Portugal corre 'por fora' na luta por um título que nunca conquistou.
Portugal nunca ganhou o Mundial e é actual vice-campeão europeu. De resto, sagrou-se vice na Europa pela 6ª vez consecutiva, sempre atrás da heptacampeã Espanha. E Hélder Antunes revolucionou as suas escolhas tendo em vista o Mundial de Novara.
A revolução não é tanto em número, dado que há apenas quatro caras novas (nunca chamadas à selecção sénior), mas principalmente por visar Maria Celeste Vieira, Maria Sofia Silva e a capitã Marlene Sousa, todos do hegemónico Benfica e com lugar nos últimos anos nas diferentes chamadas.
No último Mundial, Portugal conseguiu o bronze, atrás da campeã Argentina e da "vice" Espanha, sendo que na história da competição, que se disputa desde 1992 e vai para a sua 17ª edição, só conseguira medalhas - sempre de prata - em 1998, 2000, 2008 e 2016. Mas almejará a mais, ainda que o favoritismo seja de Argentina e Espanha.
Novidades absolutas são Ana Fernandes e Beatriz Silva, do Gulpilhares, a guarda-redes Letícia Oliveira, da Escola Livre. Joana Teixeira, do vice-campeão Académico da Feira, regressa depois de ter estado no Mundial em 2022, mas não no Europeu de 2023.
Nas escolhas, continuam Cláudia Teixeira e Leonor Coelhor (Turquel), Ana Catarina Ferreira (Telecable Gijón) e Inês Severino, Raquel Santos e Sofia Moncóvio (Benfica).
Portugal integra o Grupo A, defrontando na primeira fase Colômbia (16 de Setembro), França (17) e Argentina (18).
Portugal - Campeonato do Mundo de Seniores Femininos 2024
Guarda-redes: Cláudia Vicente (Turquel) e Letícia Oliveira (Escola Livre)
Jogadores de pista: Ana Catarina Ferreira (Gijón), Ana Fernandes e Beatriz Silva (Gulpilhares), Inês Severino, Raquel Santos e Sofia Moncóvio (Benfica), Joana Teixeira (Académico da Feira) e Leonor Coelho (Turquel)
Treinador: Hélder Antunes
Quarta-feira, 10 de Julho de 2024, 12h48