Duas mudanças depois de Montreux
Paulo Freitas promove duas alterações em relação a Montreux. Reiterando a confiança em Gonçalo Pinto e Xavi Cardoso, o seleccionador deixa Nuno Santos e Souto fora para chamar Miguel Vieira e, em estreia absoluta na selecção principal, Zé Miranda.
Paulo Freitas avisara em Montreux que o grupo não estava fechado e, depois do 2º lugar na Taça das Nações, João Souto e Nuno Santos acabam por não vingar para a lista final do novo seleccionador para a sua primeira grande prova.
Miguel Vieira, campeão do Mundo em 2019, volta aos eleitos, sendo que a grande novidade é a chamada de Zé Miranda, de 20 anos, que este ano se afirmou no Benfica.
Nos eleitos, destaque para o reiterar de confiança em Gonçalo Pinto e Xavi Cardoso e para nova chamada de Ângelo Girão, que regressou em Montreux depois de ter abdicado da presença no Europeu em 2023. De resto, o guardião é o único chamado do Sporting, vencedor da Champions League, à selecção portuguesa.
Entre os ausentes, nota para a não chamada de Telmo Pinto e de Henrique Magalhães. Não tendo nenhum dos dois estado em Montreux, Telmo estivera nas chamadas às últimas quatro competições e Henrique nas últimas sete.
Portugal já se sagrou 16 vezes campeão do Mundo, apenas aquém das 17 da Espanha. Mas, este século, a selecção das quinas apenas venceu em 2003 e em 2019, apesar de também ter estado nas finais de 2017 e de 2022, sendo actual vice-campeã mundial. E vice-campeã europeia.
Portugal integra o Grupo A, defrontando na primeira fase Estados Unidos (16 de Setembro), Angola (17) e Argentina (18)
Portugal - Campeonato do Mundo 2024
Guarda-redes: Ângelo Girão (Sporting) e Xano Edo (Oliveirense)
Jogadores de pista: Gonçalo Alves, Hélder Nunes e Rafa (Porto), Gonçalo Pinto e Zé Miranda (Benfica), João Rodrigues (Barcelona), Miguel Vieira (Óquei de Barcelos) e Xavi Cardoso (Oliveirense)
Treinador: Paulo Freitas
Quarta-feira, 10 de Julho de 2024, 13h04