Férias (muito) grandes

Os Europeus de Sub-17 fecharam, definitivamente, a temporada em termos competitivos. No entanto, no Campeonato Placard, seis das equipas já estavam há muito de férias, só voltando a competir cerca de cinco meses e meio depois.

Férias (muito) grandes

A temporada de 2023/24 terminou oficialmente esta quarta-feira, mas há muito que muitas equipas estavam de férias. De facto, no calendário regulamentar, não há espaço para férias, terminando a época "velho" a 31 de Julho e começando a época "nova" a 1 de Agosto. Mas, nem oito, nem... oitocentos.

A disputa do play-off de decisão do título desde 2021, sem um "post season" para as equipas que não ficam entre os oito mais bem classificados da fase regular, criou um enorme "fosso" competitivo para as equipas que terminam entre o 9º e 14º lugares.

Em 2021, houve 154 dias entre o derradeiro jogo da fase regular e o primeiro da edição seguinte do Campeonato Nacional da I Divisão. Em 2022, foram "apenas" 133 dias, mas em 2023 foram 158.

Este ano, com a disputa do Campeonato do Mundo em Setembro e a ronda inaugural "empurrada" para Outubro, serão longos 169 dias de espera para Braga, Juventude Pacense e Murches, que garantiram a manutenção no Campeonato Placard, mas não um lugar no play-off. Ou na Elite Cup. E também nenhum deles disputará a Supertaça António Livramento. Jogaram a 4 de Maio e só voltam a jogar a 20 de Outubro. Mais de cinco meses e meio volvidos.

No horizonte (e no Regulamento Geral para a nova temporada), não há alteração do modelo competitivo.

A edição de 2024/25 do Campeonato Placard, o dito "Melhor Campeonato do Mundo", arrancará a 20 de Outubro e a fase regular - e a praticamente a competição de toda a época - cabe para as seis equipas mais mal classificadas, em 196 dias, até 4 de Maio. Em cerca de seis meses e meio, pouco mais de meio ano.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Angola, de Rui Neto, reúne argumentos para algo mais

Angola, de Rui Neto, reúne argumentos para algo mais

O novo seleccionador angolano, Rui Neto, já definiu o lote de jogadores com que prepará o Mundial. Entre os 15, há novidades que podem elevar a competitividade de Angola, em busca de uma inédita meia-final.

Clássico no arranque do Campeonato Placard

Clássico no arranque do Campeonato Placard

Já se conhecem os calendários do Campeonato Placard e da II Divisão para a nova temporada. Óquei de Barcelos e Porto protagonizam o jogo grande da ronda inaugural na I Divisão, quatro dias depois de decidirem a Supertaça.