Soa alerta em catalão

Portugal perdeu frente à Catalunha por 7-6, ficando de positivo a reacção depois da selecção que não vai ao Mundial ter chegado ao 5-1 e ao 7-4. Com pouco para mudar na classificação, este sábado há duplos duelos franco-catalão e luso-italiano.

Soa alerta em catalão

A Catalunha venceu Portugal por 7-6 na 2ª jornada da primeira fase da GoldenCat. É uma fase em que ninguém fica afastado da luta pelo troféu, mas fica o alerta para a selecção portuguesa. Em fase de preparação, será tão (pouco) alarmante quanto o regozijo da vitória na ronda inaugural.

Com talento de sobra, muitos a poderem ombrear por um lugar na selecção espanhola, a Catalunha de Jordi Camps protagonizou uma excelente primeira parte, chegando ao intervalo a vencer por 4-1.

Logo aos três minutos, Sergi Llorca foi mais determinado que todos os portugueses e serviu Roc Pujadas ao segundo poste para o tento inaugural. Gonçalo Alves ainda igualou, num forte remate de meia distância a bater Blai Roca, mas a Catalunha estava melhor.

Ferran Font, que tem estado em excelente plano, surpreendeu o ex-colega Ângelo Girão com um remate rasteiro cruzado para nova vantagem catalã. Gonçalo Alves não conseguiu converter uma grande penalidade logo na resposta e, depois, os catalães dispararam no marcador. Edu Lamas, com desvio no patim de Rafa, fez o 3-1 e Roc Pujadas, antecipando-se a Xavi Cardoso na área, dilatou para 4-1. Ainda não estava cumprido um minuto na segunda parte e Font saiu em contra-ataque para servir Pujadas para o 5-1, batendo Xano Edo que entrara ao intervalo.

O 5-1 era um resultado deveras pesado, mas Portugal - mesmo considerando que não contou com Zé Miranda, castigado após a expulsão frente à França - pouco fizera para o alterar. Reagiu então. Com mais agressividade e golos.

João Rodrigues não conseguiu reduzir de grande penalidade, mas reduziu Miguel Vieira. Pouco depois, o capitão João Rodrigues viu um golo não lhe ser validado, mas "vingou-se" quase de pronto, fazendo um 5-3 que desta feita contaria mesmo.

Jordi Camps parou o jogo. Mas, no oitavo minuto, com a defesa catalã muito subida, Gonçalo Pinto, lançado por Rafa, reduzia para 5-4. Portugal encostava. No entanto, no mesmo minuto, Gonçalo Alves viu azul. Ferran Font não conseguiu converter o respectivo livre directo, nem novo duelo semelhante, na 10ª falta lusa. Mas, ainda na superioridade, Sergi Miras fez o 6-4 num forte remate a desfeitear Xano, seu ex-colega no Calafell.

Pouco depois, Paulo Freitas pedia desconto de tempo para ir atrás da igualdade. Meio minuto volvido, Llorca fazia o 7-4. Na montanha-russa do resultado, Portugal batia novamente no fundo. E, novamente, reagiria, ainda que com golos insuficientes e tardios.

A dois minutos do fim, Gonçalo Pinto, num remate desviado por Jordi Bargalló fazia o quinto golo português. Menos de meio minuto volvido, Hélder Nunes reduzia para 7-6 depois de azul a Roc Pujadas.

Portugal pressionou, mas, num lance mal avaliado, Gonçalo Alves viu azul. Na tentativa de Sergi Llorca para conseguir o golo da tranquilidade, Xano segurou a diferença mínima e saiu para Portugal atacar com quatro, mas já não sobrava tempo.

Na última jornada, Portugal defrontará a Itália, que venceu a França por 6-4. Os gauleses até estiveram a vencer por 0-1 e 1-2 com golos de Bruno Di Benedetto e, depois da igualdade por Giulio Cocco, de Marc Rouze, mas sem Roberto Di Benedetto, a contas com os mesmos desproporcionados seis jogos de castigo que Zé Miranda, a França não resistiu.

Malagoli empatou, Faccin virou o marcador e Giulio Cocco assinou o 4-2. Thibault Colin ainda reduziu na primeira parte, mas Faccin fez o 5-3 ainda não estavam decorridos três minutos na segunda.

A França de Nuno Lopes procurou e conseguiu voltar a repor a diferença mínima no marcador, ainda com largos 14 minutos para jogar. No entanto, nas brechas que necessariamente se abriam em busca da igualdade, Fran Ipinazar selou o triunfo transalpino.

Este sábado, joga-se a derradeira jornada na parte da manhã, alinhando as quatro selecções para as meias-finais, que serão jogadas ao fim do dia, mas já há poucas contas para fazer. A França ficará em 4º e também é certo que a Catalunha fica em 1º, havendo assim duplo duelo franco-catalão e duplo duelo luso-italiano - da primeira fase e das "meias" - este sábado.

Primeira fase

• França 0-3 Portugal • 29.Ago

Catalunha 4-2 Itália • 29.Ago

Itália 6-4 França • 30.Ago

Catalunha 7-6 Portugal • 30.Ago

• Portugal vs. Itália • 31.Ago, 11h

• França vs. Catalunha • 31.Ago, 13h

 

Classificação: 1º Catalunha (6 pontos), 2º Portugal (3), 3º Itália (3), 4º França (0)

Horários locais, menos uma hora em Portugal continental.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Catalunha defronta Portugal pelo troféu

Catalunha defronta Portugal pelo troféu

A Catalunha é o adversário de Portugal na final da competição masculina da GoldenCat. Os catalães venceram a França por 6-4, apesar dos gauleses terem estado a ganhar por 0-2. A eficácia nas bolas paradas foi determinante.

Portugal volta a vencer Itália e está na final

Portugal volta a vencer Itália e está na final

No primeiro jogo 'a valer' da competição masculina da GoldenCat, Portugal venceu Itália por 6-2 e carimbou a passagem à final, em que defenderá o troféu conquistado em 2023.

Catalunha e Portugal na final feminina

Catalunha e Portugal na final feminina

Portugal carimbou o lugar na final da competição feminina da GoldenCat, ao vencer a Itália por claros 5-0, ao passo que a Catalunha teve de trabalhar mais para nova vitória tangencial, agora por 4-3 sobre o Chile. Repete-se a final de 2023.

Ensaio das 'meias' com triunfo de Portugal e empate franco-catalão

Ensaio das 'meias' com triunfo de Portugal e empate franco-catalão

No ensaio para as meias-finais, que repetirão os duelos da derradeira jornada da primeira fase, Portugal venceu a Itália e Catalunha e França empataram em duas partidas que já não contavam para o 'totobola' e em que o ritmo foi de treino.

Castigos reduzidos

Castigos reduzidos

A contestação de França e Portugal aos inusitados castigos de seis jogos a Roberto Di Benedetto e Zé Miranda foi atendida e a suspensão reduzida. Ambos deverão ir a jogo já este sábado, nas meias-finais da GoldenCat.