Ensaio das 'meias' com triunfo de Portugal e empate franco-catalão

No ensaio para as meias-finais, que repetirão os duelos da derradeira jornada da primeira fase, Portugal venceu a Itália e Catalunha e França empataram em duas partidas que já não contavam para o 'totobola' e em que o ritmo foi de treino.

Ensaio das 'meias' com triunfo de Portugal e empate franco-catalão

Os resultados das duas primeiras jornadas determinaram desde logo os duelos das meias-finais entre Portugal e Itália e entre Catalunha e França, mas ainda havia uma derradeira jornada da primeira fase para disputar. Caprichosamente, com os mesmos duelos.

Numa espécie de ensaios, Portugal venceu Itália por 4-2 e França e Catalunha empataram a quatro, naquele que foi o único empate da primeira fase.

Num jogo de ritmo baixo, Portugal procurou mais o golo, enquanto a Itália pouco fazia. A selecção das quinas, vinda de uma derrota frente à Catalunha, adiantou-se aos 14 minutos, num bom lance individual de Hélder Nunes, e podia ter ampliado pouco depois, mas Gonçalo Alves não conseguiu transformar uma grande penalidade em golo. Os portugueses não capitalizam devidamente o seu ascendente e Davide Banini igualaria a seis minutos do intervalo.

A selecção das quinas esteve muito perto de ir para o intervalo em vantagem, com Gonçalo Pinto quase a marcar sobre o apito, e não foi preciso esperar muito tempo para que os pupilos de Paulo Freitas voltassem a ficar em vantagem. Aos três minutos da etapa complementar, Rafa assinou o 2-1.

Sem reacção dos pachorrentos italianos, claramente apenas a pensarem no decisivo jogo da tarde, João Rodrigues faria o 3-1 aos sete minutos e Xavi Cardoso, a passe de Miguel Vieira, o 4-1, cinco minutos volvidos.

A Itália acusou o peso da desvantagem e, de alguma forma feridos no seu orgulho, reagiram. "Checco" Compagno reduziu para 4-2 e os transalpinos tentaram pegar no jogo, tornaram-se mais rápidos sobre a pista e mais perigosos no ataque à baliza de Girão, depois de Xano Edo ter estado entre os postes na primeira parte. Mas sem mais golos.

Já nos dois minutos finais, Ipinazar viu azul. João Rodrigues não conseguiu o golo da definitiva tranquilidade, mas, em superioridade numérica, a selecção de Paulo Freitas segurou o triunfo.

Único empate

No outro "ensaio", a França de Nuno Lopes entrou melhor, com mais vontade, e não obstante o ritmo estar longe de impressionar, chegou a uma vantagem de dois golos. Carlo Di Benedetto apontou o primeiro numa aceleração pela direita e Remi Herman ampliou de grande penalidade.

A Catalunha foi crescendo, ganhando outra dinâmica. E, aproveitando alguma descontração defensiva dos gauleses, empatou. Font e Pujadas, que têm estado desconcertantes nesta GoldenCat, desfeitearam Alan Audelin. No entanto, Antoine Thebaud, talvez inspirado pela camisola de Roberto Di Benedetto que vestiu, desequilibrou o marcador antes do descanso.

Na etapa complementar, mantendo-se o ritmo de treino, a França tinha mais bola e Le Berre fez o 4-2 aos 11 minutos, para, pouco depois, haver azul a Ferran Font, na sua pior e desnecessária versão (provavelmente, a que justifica a não chamada à selecção espanhola), e a Bruno Di Benedetto por responder. Tinha havido antes falta para livre directo, mas Carlo Di Benedetto não conseguiu bater Blai Roca.

No passar dos minutos, a Catalunha foi em busca de outro resultado que não a derrota, apesar do jogo ser "a feijões". Edu Lamas reduziu já nos oito minutos finais e Roc Pujadas igualava com pouco menos de cinco para jogar. Ambas as equipas procuraram o tento da vitória, mas sem entrar em loucuras, e a igualdade prevaleceu.

Na tarde deste sábado, Portugal e Itália jogam primeiro o acesso à final, jogando depois Catalunha e França. Zé Miranda e Roberto Di Benedetto deverão estar de volta.

Primeira fase

• França 0-3 Portugal • 29.Ago

Catalunha 4-2 Itália • 29.Ago

Itália 6-4 França • 30.Ago

Catalunha 7-6 Portugal • 30.Ago

Portugal 4-2 Itália • 31.Ago

• França 4-4 Catalunha • 31.Ago

 

Classificação: 1º Catalunha (7 pontos), 2º Portugal (6), 3º Itália (3), 4º França (1)

Meias-finais

• MF1 • Portugal vs. Itália • 31.Ago, 19h15

• MF2 • Catalunha vs. França • 31.Ago, 21h15

3º e 4º lugares

Vencido MF1 vs. Vencido MF2 • 1.Set, 14h30

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 1.Set, 16h30

Horários locais, menos uma hora em Portugal continental.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Catalunha defronta Portugal pelo troféu

Catalunha defronta Portugal pelo troféu

A Catalunha é o adversário de Portugal na final da competição masculina da GoldenCat. Os catalães venceram a França por 6-4, apesar dos gauleses terem estado a ganhar por 0-2. A eficácia nas bolas paradas foi determinante.

Portugal volta a vencer Itália e está na final

Portugal volta a vencer Itália e está na final

No primeiro jogo 'a valer' da competição masculina da GoldenCat, Portugal venceu Itália por 6-2 e carimbou a passagem à final, em que defenderá o troféu conquistado em 2023.

Catalunha e Portugal na final feminina

Catalunha e Portugal na final feminina

Portugal carimbou o lugar na final da competição feminina da GoldenCat, ao vencer a Itália por claros 5-0, ao passo que a Catalunha teve de trabalhar mais para nova vitória tangencial, agora por 4-3 sobre o Chile. Repete-se a final de 2023.

Castigos reduzidos

Castigos reduzidos

A contestação de França e Portugal aos inusitados castigos de seis jogos a Roberto Di Benedetto e Zé Miranda foi atendida e a suspensão reduzida. Ambos deverão ir a jogo já este sábado, nas meias-finais da GoldenCat.

Soa alerta em catalão

Soa alerta em catalão

Portugal perdeu frente à Catalunha por 7-6, ficando de positivo a reacção depois da selecção que não vai ao Mundial ter chegado ao 5-1 e ao 7-4. Com pouco para mudar na classificação, este sábado há duplos duelos franco-catalão e luso-italiano.