Catalunha e Portugal na final feminina

Portugal carimbou o lugar na final da competição feminina da GoldenCat, ao vencer a Itália por claros 5-0, ao passo que a Catalunha teve de trabalhar mais para nova vitória tangencial, agora por 4-3 sobre o Chile. Repete-se a final de 2023.

Catalunha e Portugal na final feminina

Portugal e Catalunha estão na final feminina da GoldenCat, repetindo a final de 2023. Então, Portugal venceu por 3-1.

Em jogo de carácter decisivo para Portugal na corrida a um dos dois primeiros lugares (que valiam a presença na final), a selecção das quinas venceu Itália por 5-0.

Numa primeira parte convincente, Inês Severino inaugurou o marcador e contou com a inspiração de Joana Teixeira para capitalizar o seu ascendente. A atacante que neste defeso troca o Académico da Feira pela Sanjoanense assinou um hat-trick nos primeiros 25 minutos.

A Itália, sem Elena Tamiozzo, foi mais sólida na etapa complementar, mas nunca teve argumentos para contrariar a selecção portuguesa. Aos 12 minutos, Sofia Moncóvio surgiu isolada e fez o 5-0.

Catalunha com pleno de vitórias, apesar do hat-trick de Maca

Depois de duas vitórias com um só golo, frente a Itália e Portugal, esperava-se que o tento catalão inaugural, aos 10 minutos, não fosse o único do jogo entre Catalunha e Chile. Nara López marcou em superioridade numérica, depois de Berta Busquets não ter conseguido converter o livre directo após azul a Beatriz Gaete. E não foi.

Menos de quatro minutos depois, Maca Ramos logrou o que na véspera ninguém conseguira, marcando à selecção anfitriã. Numa pista de Can Xarau que não lhe é estranha (foi a sua casa na temporada de 2018/19), a chilena do Tojal igualava.

Em busca de um lugar na final, o Chile até desperdiçou um livre directo, por Francisca Donoso, depois de azul a Laura Puigdueta, mas, com nova oportunidade, agora com azul a Busquets, Maca Ramos não enjeitou a oportunidade. A selecção chilena chegava ao intervalo a vencer.

Na segunda parte, a Catalunha reagiu. Carla Fontdegloria, com um bis, virou o marcador em oito minutos, e Nara López dilatou aos 14. O melhor que o Chile conseguiu foi reduzir, a três minutos do fim, com o terceiro golo de Maca Ramos, para o definitivo 4-3 que vale a presença na final às catalãs.

No derradeiro dia, a França já nem vai a jogo, fechando desde já a GoldenCat no 5º lugar. Chile e Itália discutirão o bronze e o troféu será discutido entre Catalunha e Portugal. No duelo da primeira fase, a Catalunha venceu por tangencial 1-0.

O triunfo transalpino

Poucas horas antes de defrontar Portugal, a Itália vencera a França por 5-2. Com a partida a iniciar às 9h, as italianas surgiram mais "despertas". Anna Orsato deu o mote e Cristina Santochirico bisou para dilatar para 3-0 ainda na primeira parte.

No arranque da etapa complementar, quiçá já com o café tomado, a França reagiu. Sandy Gefflot marcou com pouco mais de dois minutos cumpridos e, aos seis, Axelle Husson, de grande penalidade, reduzia para a diferença mínima, relançando o jogo.

Na recta final, as gaulesas foram perdulárias, desperdiçando dois livres directos e, no crescente desgaste, permitiram que as italianas disparassem no marcador. Anna Orsato e Pamela Lapolla carimbaram o triunfo - o primeiro - da selecção de Massimo Giudice.

Primeira fase

Portugal 3-0 França • 29.Ago

• Itália 3-4 Chile • 29.Ago

• França 1-6 Catalunha • 29.Ago

Portugal 5-3 Chile • 30.Ago

• Itália 0-1 Catalunha • 30.Ago

Catalunha 1-0 Portugal • 30.Ago

• França 2-7 Chile • 30.Ago

Itália 5-2 França • 31.Ago

Portugal 5-0 Itália • 31.Ago

Catalunha 4-3 Chile • 31.Ago

 

Classificação: 1º Catalunha (12 pontos), 2º Portugal (9), 3º Chile (6), 4º Itália (3), 5º França (0)

Horários locais, menos uma hora em Portugal continental.

3º e 4 lugares

• Chile vs. Itália • 1.Set, 10h

Final

• Catalunha vs. Portugal • 1.Set, 12h

Horários locais, menos uma hora em Portugal continental.

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Catalunha defronta Portugal pelo troféu

Catalunha defronta Portugal pelo troféu

A Catalunha é o adversário de Portugal na final da competição masculina da GoldenCat. Os catalães venceram a França por 6-4, apesar dos gauleses terem estado a ganhar por 0-2. A eficácia nas bolas paradas foi determinante.

Portugal volta a vencer Itália e está na final

Portugal volta a vencer Itália e está na final

No primeiro jogo 'a valer' da competição masculina da GoldenCat, Portugal venceu Itália por 6-2 e carimbou a passagem à final, em que defenderá o troféu conquistado em 2023.

Ensaio das 'meias' com triunfo de Portugal e empate franco-catalão

Ensaio das 'meias' com triunfo de Portugal e empate franco-catalão

No ensaio para as meias-finais, que repetirão os duelos da derradeira jornada da primeira fase, Portugal venceu a Itália e Catalunha e França empataram em duas partidas que já não contavam para o 'totobola' e em que o ritmo foi de treino.

Castigos reduzidos

Castigos reduzidos

A contestação de França e Portugal aos inusitados castigos de seis jogos a Roberto Di Benedetto e Zé Miranda foi atendida e a suspensão reduzida. Ambos deverão ir a jogo já este sábado, nas meias-finais da GoldenCat.

Soa alerta em catalão

Soa alerta em catalão

Portugal perdeu frente à Catalunha por 7-6, ficando de positivo a reacção depois da selecção que não vai ao Mundial ter chegado ao 5-1 e ao 7-4. Com pouco para mudar na classificação, este sábado há duplos duelos franco-catalão e luso-italiano.