Catalunha defronta Portugal pelo troféu
A Catalunha é o adversário de Portugal na final da competição masculina da GoldenCat. Os catalães venceram a França por 6-4, apesar dos gauleses terem estado a ganhar por 0-2. A eficácia nas bolas paradas foi determinante.
A final da GoldenCat será entre Portugal, que venceu a Itália, e a Catalunha, que triunfou frente à França por 6-4.
Aos cinco minutos, Ferran Font viu azul. Carlo Di Benedetto não conseguiu transformar o livre directo em golo e a França também não aproveitou a superioridade numérica, mas, já em "cinco para cinco", Carlo inauguraria mesmo o marcador.
O capitão gaulês, aos nove minutos, teria nova oportunidade de livre directo, após azul a Pujadas. Voltou a perder o duelo com Sergi Fernández, mas, desta vez ainda na superioridade numérica, Carlo marcou novamente, rápido a reagir a uma primeira tentativa do regressado Roberto Di Benedetto.
A França estava melhor no jogo, mais pressionante e mais rematadora, mas foi "perdendo gás" com o passar dos minutos e acusou o golo a quatro minutos do intervalo, por Jordi Bargalló, que, do alto dos seus 44 anos, rematou cruzado para desbloquear o jogo dos catalães. Um minuto volvido, Sergi Miras igualava a dois de grande penalidade e a Catalunha pressionou até ao intervalo.
A França "sobreviveu" no final da primeira parte e entrou revigorada na segunda. Mas na 10ª falta, aos aos três minutos e meio, Ferran Font não perdoou, consumando a reviravolta. E, aos sete, num boa jogada de envolvência dos catalães, Edu Lamas isolou Sergi Llorca para o 4-2.
A selecção de Nuno Lopes não se deixou ir abaixo com o parcial de quatro golos sem resposta e reentrou no jogo quando Roberto serviu Le Berre para um desvio a trair Sergi Fernández. A Catalunha tinha oito faltas e chegava à 10ª três minutos volvidos.
Depois de Carlo ter desperdiçado duas oportunidades, Nuno Lopes apostou em Bruno, mas o remate directo foi parado por Sergi Fernandez. A eficácia catalã e a ineficácia gaulesa de bola parada pesava. Até porque, no mesmo minuto, o "velho" Bargalló assinava o 5-3.
Mandava a Catalunha, com várias oportunidades para dilatar, mas, contra a corrente, Roberto Di Benedetto reduzia num forte remate de zona frontal.
Os gauleses iam em busca da igualdade, mas chegaram à 15ª falta. Lopes ainda tentou com Audelin entre os postes, mas se os franceses falharam as suas três oportunidades, os catalães, com Ferran Font a voltar a marcar de livre directo, aproveitaram as suas três. E o 6-4 não se alteraria.
A final, entre Portugal e Catalunha está agendada para as 16h30 locais deste domingo. No duelo da primeira fase, os catalães venceram por 7-6, mas Portugal defende o troféu conquistado no ano passado.
Meias-finais
• MF1 • Portugal 6-2 Itália • 31.Ago
• MF2 • Catalunha 6-4 França • 31.Ago
3º e 4º lugares
• Itália vs. França • 1.Set, 14h30
Final
• Portugal vs. Catalunha • 1.Set, 16h30
Horários locais, menos uma hora em Portugal continental.
Sábado, 31 de Agosto de 2024, 22h41