Meias de campeões

Pela 16ª vez, os quatro primeiros lugares do Mundial serão para Espanha, Portugal, Argentina e Itália, os vencedores das 44 edições após a II Grande Guerra. Mas, com intrometidos, serão apenas as segundas 'meias' assim nas últimas nove edições.

Meias de campeões
Foto de capa: World Skate

Antes da II Grande Guerra Mundial, houve apenas duas edições do Campeonato do Mundo, ambas ganhas pela Inglaterra, percursora e primeira dominadora da modalidade. A guerra, com a destruição de infraestruturas e a necessária reconstrução britânica, trouxe novos campeões: Portugal em 1947, Espanha em 1951, Itália em 1953 e Argentina em 1978.

Os agora ditos quatro históricos conquistariam todas as 44 edições do pós-guerra, somando a Espanha 17 títulos, Portugal 16, Argentina seis e Itália quatro. E, por 15 vezes (serão agora 16), terminaram os quatro nos quatro primeiros lugares da classificação final.

Aconteceu pela primeira vez em 1960. Depois, consecutivamente, em 1964, 1966, 1968 e 1970. Voltaria a acontecer em 1984, no "outro" Mundial de Novara, em 1986, 1988 e, de novo em Itália, em 1993.

Pelo meio, merece destaque o Mundial de 1991 em que, pela única vez nas 44 edições do pós-guerra, menos destes três históricos terminaram nos quatro primeiros lugares. Portugal foi campeão frente aos Países Baixos (quando ainda não era politicamente incorrecto chamar-lhe Holanda) e a Argentina conquistou o bronze frente ao Brasil.

Já sem "incómodos intrometidos", Espanha, Portugal, Argentina e Itália reclamaram para si os lugares cimeiros também em 1997, 1999, 2001, 2003 e 2005. Mas, depois de 2005, Suíça, Brasil, Moçambique, Chile, Alemanha e França estragaram o "pleno histórico" em sete dos oito mundiais que antecederam o actual. "Apenas" em 2017, Espanha, Portugal, Argentina e Itália - terminando curiosamente pela ordem de números de títulos conquistados - voltaram a chegar juntos às meias-finais. Como agora.

Este sábado, a campeã Argentina defronta a anfitriã Itália a partir das 16h locais, seguindo-se o duelo ibérico entre Portugal e Espanha a partir das 18h30 locais.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Frente a Portugal, Espanha carimba final nas grandes penalidades

Frente a Portugal, Espanha carimba final nas grandes penalidades

Com o marcador 'taco-a-taco' e um 5-5 no fim do tempo regulamentar e prolongamento, a meia-final entre Portugal e Espanha só ficou decidida nos penáltis. 'La Roja' marcou dois e a selecção das quinas apenas um. A final é entre Argentina e Espanha.

Argentina vence anfitriã e está na sua terceira final consecutiva

Argentina vence anfitriã e está na sua terceira final consecutiva

Num jogo emotivo até ao apito final, com uma excelente Itália num pavilhão repleto, a Argentina sofreu, mas levou a melhor e está na final do Mundial, perseguindo um inédito bicampeonato.

World Skate
Europa 'ganha' vaga para 2026

Europa 'ganha' vaga para 2026

Mantendo-se o regulamento, o próximo Campeonato do Mundo terá cinco vagas para a confederação europeia, duas para a americana e uma para a africana. A Europa ganha uma vaga às Américas.

Angola deixa alerta: sai à casa

Angola deixa alerta: sai à casa

Angola já estava de sobreaviso, mas não evitou uma arbitragem que, apontaram, condicionou na busca de um feito histórico. Rui Neto, João Pinto e Gonçalo Neto visaram a organização e os organismos que vão promovendo as selecções anfitriãs.

Campeão e anfitrião em confronto nas 'meias'

Campeão e anfitrião em confronto nas 'meias'

O vigente campeão do Mundo, Argentina, e o anfitrião deste Mundial, Itália, vão defrontar-se nas meias-finais. A albiceleste derrotou Andorra e a 'azzurra' venceu Angola, num jogo em que a selecção africana não facilitou.