Europa 'ganha' vaga para 2026

Mantendo-se o regulamento, o próximo Campeonato do Mundo terá cinco vagas para a confederação europeia, duas para a americana e uma para a africana. A Europa ganha uma vaga às Américas.

Europa 'ganha' vaga para 2026
Foto de capa: World Skate

Apenas este domingo é que o Campeonato Intercontinental, vulgarmente apontado como Mundial "B", tem o seu epílogo, mas a definição das derradeiras partidas já permite discernir as vagas para o Campeonato do Mundo, ou Mundial "A", na próxima edição, em 2026 a manter-se a periodicidade.

Na sempre imprevisível regulamentação para cada competição, a manterem-se as regras actualmente definidas, descem ao Mundial "B" os dois últimos classificados do Mundial "A", que serão Suíça e Andorra, curiosamente - ou não - as duas selecções que começaram estes World Skate Games no Campeonato Intercontinental. E "sobem" Inglaterra, do português Vítor Pereira, e Chile, que vão disputar o triunfo no Intercontinental e serão 9º e 10º na classificação geral.

As vagas para 2026 são garantidas por Portugal, Espanha, Itália, França e Inglaterra (Europa), Argentina e Chile (Américas) e Angola (África), que "segurou" a única vaga africana com a vitória por 2-3 sobre Andorra, que também permitirá disputar o 5º lugar com a França.

No entanto, cabe recordar que as vagas asseguradas não são para as selecções directamente, mas para as respectivas confederações. A World Skate Europe terá assim cinco vagas, a World Skate America duas e a World Skate Africa uma, sendo que as vagas devem ser atribuídas segundo a classificação dos diferentes campeonatos continentais agendados para 2025.

No saldo em relação ao início da competição em Novara, a Europa ganha para o Campeonato do Mundo 2026 uma vaga às Américas.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
World Skate
Meias de campeões

Meias de campeões

Pela 16ª vez, os quatro primeiros lugares do Mundial serão para Espanha, Portugal, Argentina e Itália, os vencedores das 44 edições após a II Grande Guerra. Mas, com intrometidos, serão apenas as segundas 'meias' assim nas últimas nove edições.

Angola deixa alerta: sai à casa

Angola deixa alerta: sai à casa

Angola já estava de sobreaviso, mas não evitou uma arbitragem que, apontaram, condicionou na busca de um feito histórico. Rui Neto, João Pinto e Gonçalo Neto visaram a organização e os organismos que vão promovendo as selecções anfitriãs.

Campeão e anfitrião em confronto nas 'meias'

Campeão e anfitrião em confronto nas 'meias'

O vigente campeão do Mundo, Argentina, e o anfitrião deste Mundial, Itália, vão defrontar-se nas meias-finais. A albiceleste derrotou Andorra e a 'azzurra' venceu Angola, num jogo em que a selecção africana não facilitou.