Europa 'ganha' vaga para 2026
Mantendo-se o regulamento, o próximo Campeonato do Mundo terá cinco vagas para a confederação europeia, duas para a americana e uma para a africana. A Europa ganha uma vaga às Américas.
Foto de capa: World SkateApenas este domingo é que o Campeonato Intercontinental, vulgarmente apontado como Mundial "B", tem o seu epílogo, mas a definição das derradeiras partidas já permite discernir as vagas para o Campeonato do Mundo, ou Mundial "A", na próxima edição, em 2026 a manter-se a periodicidade.
Na sempre imprevisível regulamentação para cada competição, a manterem-se as regras actualmente definidas, descem ao Mundial "B" os dois últimos classificados do Mundial "A", que serão Suíça e Andorra, curiosamente - ou não - as duas selecções que começaram estes World Skate Games no Campeonato Intercontinental. E "sobem" Inglaterra, do português Vítor Pereira, e Chile, que vão disputar o triunfo no Intercontinental e serão 9º e 10º na classificação geral.
As vagas para 2026 são garantidas por Portugal, Espanha, Itália, França e Inglaterra (Europa), Argentina e Chile (Américas) e Angola (África), que "segurou" a única vaga africana com a vitória por 2-3 sobre Andorra, que também permitirá disputar o 5º lugar com a França.
No entanto, cabe recordar que as vagas asseguradas não são para as selecções directamente, mas para as respectivas confederações. A World Skate Europe terá assim cinco vagas, a World Skate America duas e a World Skate Africa uma, sendo que as vagas devem ser atribuídas segundo a classificação dos diferentes campeonatos continentais agendados para 2025.
No saldo em relação ao início da competição em Novara, a Europa ganha para o Campeonato do Mundo 2026 uma vaga às Américas.
Sábado, 21 de Setembro de 2024, 13h07