Eccelsi e Pinto dirigem decisão
Alessandro Eccelsi e Joaquim Pinto são os escolhidos para apitar a final do Campeonato do Mundo entre Argentina e Espanha. O português volta a apitar uma final depois de em 2015 ter estado na vitória albiceleste sobre 'La Roja'.
O italiano Alessandro Eccelsi e o português Joaquim Pinto são os eleitos para apitar o jogo que fecha o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, entre Argentina e Espanha.
No que à arbitragem diz respeito, há mais para além do mérito para se chegar à final, estando a presença sempre condicionada pelas selecções que conseguem chegar à partida mais desejada.
No "infortúnio" português da selecção ter falhado o acesso à final nas grandes penalidades, abre-se a porta à representação na dupla de arbitragem e Joaquim Pinto volta ao palco principal nove anos depois de ter estado na final de 2015, para uma terceira final.
Em 2015, em La Roche-sur-Yon, também entre argentinos e espanhóis, a selecção albiceleste teve um triunfo categórico por 6-1, sem margens para discussões arbitrais. Antes em San Juan, em 2011, Joaquim Pinto esteve noutra final entre Argentina e Espanha, então com vitória espanhola por 5-4.
Depois de 2015, seguiram-se finais para a selecção portuguesa em 2017, 2019 e 2022, impossibilitando a presença de um árbitro português na decisão.
Neste Campeonato do Mundo, Joaquim Pinto esteve no primeiro jogo da Argentina, frente a Angola, e no disputado jogo entre Itália e França também da primeira fase. Na fase final, só esteve no jogo entre Andorra e Angola, depois de terem sido derrotados nos quartos-de-final, merecendo destaque a presença noutra (grande) partida entre Argentina e Espanha, mas nas meias-finais do Mundial Feminino.
Alessandro Eccelsi, o mais conceituado árbitro italiano da actualidade, apenas arbitrou um jogo neste Campeonato do Mundo, na vitória de Portugal sobre Angola ainda na fase de grupos.
Recorde-se que nestes World Skate Games, Portugal esteve representado por oito árbitros. O ribatejano Teófilo Casimiro esteve nas duas semanas, apitando no Mundial de Sub-19 e no Mundial de Seniores Masculinos.
Domingo, 22 de Setembro de 2024, 11h14