Eccelsi e Pinto dirigem decisão

Alessandro Eccelsi e Joaquim Pinto são os escolhidos para apitar a final do Campeonato do Mundo entre Argentina e Espanha. O português volta a apitar uma final depois de em 2015 ter estado na vitória albiceleste sobre 'La Roja'.

Eccelsi e Pinto dirigem decisão

O italiano Alessandro Eccelsi e o português Joaquim Pinto são os eleitos para apitar o jogo que fecha o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, entre Argentina e Espanha.

No que à arbitragem diz respeito, há mais para além do mérito para se chegar à final, estando a presença sempre condicionada pelas selecções que conseguem chegar à partida mais desejada.

No "infortúnio" português da selecção ter falhado o acesso à final nas grandes penalidades, abre-se a porta à representação na dupla de arbitragem e Joaquim Pinto volta ao palco principal nove anos depois de ter estado na final de 2015, para uma terceira final.

Em 2015, em La Roche-sur-Yon, também entre argentinos e espanhóis, a selecção albiceleste teve um triunfo categórico por 6-1, sem margens para discussões arbitrais. Antes em San Juan, em 2011, Joaquim Pinto esteve noutra final entre Argentina e Espanha, então com vitória espanhola por 5-4.

Depois de 2015, seguiram-se finais para a selecção portuguesa em 2017, 2019 e 2022, impossibilitando a presença de um árbitro português na decisão.

Neste Campeonato do Mundo, Joaquim Pinto esteve no primeiro jogo da Argentina, frente a Angola, e no disputado jogo entre Itália e França também da primeira fase. Na fase final, só esteve no jogo entre Andorra e Angola, depois de terem sido derrotados nos quartos-de-final, merecendo destaque a presença noutra (grande) partida entre Argentina e Espanha, mas nas meias-finais do Mundial Feminino.

Alessandro Eccelsi, o mais conceituado árbitro italiano da actualidade, apenas arbitrou um jogo neste Campeonato do Mundo, na vitória de Portugal sobre Angola ainda na fase de grupos.

Recorde-se que nestes World Skate Games, Portugal esteve representado por oito árbitros. O ribatejano Teófilo Casimiro esteve nas duas semanas, apitando no Mundial de Sub-19 e no Mundial de Seniores Masculinos.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Espanha conquista Mundial pela 18ª vez

Espanha conquista Mundial pela 18ª vez

Com uma vitória sobre a Argentina, a Espanha garantiu a conquista do título mundial pela 18ª vez. A selecção de Guillem Cabestany construiu uma vantagem de dois golos nos primeiros três minutos e, só consentindo um tento, reclamou o troféu.

Itália no pódio, 21 anos depois

Itália no pódio, 21 anos depois

Itália venceu Portugal por 3-2 no jogo pelo bronze no Campeonato do Mundo de Novara e, 21 anos depois, está no pódio. Portugal termina a participação no quarto lugar, fora do pódio pela quarta vez na história dos Mundiais.

«Não vimos para defender o título, vimos para ganhar outro»

«Não vimos para defender o título, vimos para ganhar outro»

Foi um jogo sofrido, como os jogos grandes dos Mundiais são, mas a Argentina estava pronta e está na final. Frente a Espanha, procura um inédito bicampeonato, mas, para 'Negro' e Platero, o 'outro' título já foi. Há um novo para ganhar.

«Vencemos a melhor versão de Portugal»

«Vencemos a melhor versão de Portugal»

No rescaldo de uma partida em que viu Espanha melhor do que Portugal, Guillem Cabestany, de saída do comando técnico, apontou a melhor versão portuguesa deste seu ciclo em que procura o título mundial depois de dois europeus.

Foi um roubo

Foi um roubo

A meia-final entre Portugal e Espanha começou atrasada e depois dos jogadores terem surgido com camisolas trocadas. Foi um roubo, desta vez no sentido literal. Os balneários, num pavilhão onde sobra polícia, foram saqueados durante o aquecimento.

Espanha recupera coroa mundial

Espanha recupera coroa mundial

Numa final ibérica que não acontecia desde 2016, a Espanha venceu Portugal por 0-2, prevalecendo o favoritismo de uma selecção agora oito vezes campeã em 17 edições. A selecção das quinas, em renovação, logrou um percurso digno de registo.