«O trabalho dá frutos, e em Espanha estamos a trabalhar bem»

Carmelo Paniagua, presidente da federação espanhola, confessou-se emocionado com um feito histórico na conquista dos três Campeonatos do Mundo em Itália. Como 'chairman' do Comité Técnico da World Skate, os erros servem de aprendizagem.

«O trabalho dá frutos, e em Espanha estamos a trabalhar bem»

A Espanha é campeã do Mundo. De Sub-19, Seniores Femininos e Seniores Masculinos.

Carmelo Paniagua é presidente da Real Federação Espanhola de Patinagem desde 2005.

"Estou muito emocionado", referiu, com um ar cansado de muitos dias a acompanhar a sua comitiva nos World Skate Games. "Conseguimos um feito histórico", apontou, referindo que se a Argentina também conseguiu o "triplete" no Hóquei em Patins em 2022, agora a Espanha conseguiu-o sem ser em casa.

"O trabalho dá os seus frutos, e em Espanha estamos há anos a trabalhar bem", explicou. "Na Argentina, foi uma espécie de fracasso, mas aprendemos", destacou. Nos World Skate Games de 2022, a Espanha foi vice no Feminino, bronze nos Sub-19 e apenas 5º no Masculino.

"Às vezes ganhar tantos títulos não é assim tão bom. As pessoas habituam-se e um dia ficas em segundo e dizem que é uma porcaria", reflectiu.

Espanha passa a ser vigente campeã do Mundo de Sub-19, Seniores Femininos e Seniores Masculinos e campeã da Europa de Sub-17 Femininos, Seniores Femininos e Seniores Masculinos. Portugal ostenta os títulos de campeão da Europa de Sub-17 e Sub-19.

Sob 19 anos de presidência de Paniagua, a Espanha soma a conquista de cinco campeonatos do Mundo em Sub-19, outros tantos nos Seniores Femininos e sete a nível de Seniores Masculinos. E aponta a novas conquistas. "Há que pensar já nos Europeus do ano que vem e nos Mundiais que se seguem", projectou.

Nestes World Skate Games de 2024, a Itália foi a grande vencedora no total de medalhas, com 97, incluindo 31 de ouro. A Espanha ficou em 3º, atrás da Colômbia (que brilha em particular na velocidade), com 19 medalhas de ouro, três delas no Hóquei em Patins, a que junta oito de prata e 22 de bronze.

No que a Hóquei em Patins diz respeito, em 12 competições de quatro edições dos World Skate Games, a Espanha soma agora sete títulos mundiais contra três da Argentina e dois de Portugal. "La Roja" passa a ser a mais vitoriosa em qualquer dos três escalões com Campeonato do Mundo desde o advento dos World Skate Games, mas também desde que os Campeonatos se realizam. No total, em Masculinos, soma 18 títulos contra 16 de Portugal, em Femininos oito contra seis da Argentina e em Sub-19 cinco títulos contra quatro de Portugal.

"Estou feliz. Fizemos história no desporto espanhol", frisou.

Carmelo Paniagua é (também) "chairman" da Comissão Técnica de Hóquei em Patins da World Skate, num acumular de cargos que não é nada estranho à modalidade.

Sobre a organização italiana, apontou que "há sempre erros, há sempre defeitos. Acabou. Há que tirar notas destes erros para que não voltem a acontecer", indicou, não deixando de os felicitar.

Recordou os então World Roller Games, organizados em Barcelona e na Catalunha em 2019. Faz-me ver de outra perspectiva.

E os próximos "Jogos"? "Eu também gostaria de saber". "Fala-se de Washington, Xangai, Tóquio, até já deram notícia do Mundial das Arábias...", divagou, esperando que a decisão seja conhecida dentro de quatro ou cinco meses.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny