Óquei de Barcelos e Valongo destacam-se com segunda vitória
Óquei de Barcelos e Valongo lograram a segunda vitória em duas jornadas e estão na frente do Campeonato Placard, ainda que faltem jogar os quatro principais candidatos. Braga, Juventude Pacense e Riba d'Ave somaram a sua primeira vitória.
A 2ª jornada do Campeonato Placard arrancou este sábado, e Óquei de Barcelos e Valongo somaram a sua segunda vitória em outros tantos jogos, destacando-se no topo da classificação.
O Murches foi "vítima" do bom momento do Óquei de Barcelos, que venceu na deslocação ao concelho de Cascais por 3-9. Os recentes vencedores da Supertaça António Livramento já venciam por 2-0 aos oito minutos, com golos de Vieirinha e Manrubia, e ampliaram por Rampulla e Poka antes de Rafa Lourenço reduzir para o 1-4 que se registava ao intervalo.
Na segunda parte, mais um golo de Manrubia e os dois primeiros de Miguel Rocha acabaram definitivamente com a discussão do vencedor em sete minutos. Miguel, que bisara frente ao Porto na ronda inaugural, assinaria mais dois golos, de livre directo, para um póquer. Rafa Lourenço selaria um hat-trick, todos os tentos do Murches de Pedro Nunes.
Com o apuramento para a fase de grupos na "mira" no próximo fim-de-semana tal como o Óquei de Barcelos (e também Riba d'Ave e Tomar), o Valongo venceu em São João da Madeira por emotivos 5-6. A Sanjoanense até vencia por 2-0 na ida para o descanso, com golos de Hugo Santos e, de grande penalidade, Nuno Araújo, mas não conseguiu segurar a vantagem.
No regresso dos balneários, Kyllian Gil e João Almeida anularam a desvantagem em seis minutos. José Almeida (gémeo do valonguense João) voltou a colocar a Sanjoanense na frente, mas Kyllian igualou. E Hugo Santos fez o 4-3, mas Francisco Silva fez o 4-4.
Com o seu terceiro golo na partida, Kyllian colocaria pela primeira vez o Valongo em vantagem e os três pontos não escapariam. João Almeida dilatou e o quinto sanjoanense, por Nuno Araújo, seria "curto" para evitar a derrota.
Primeiras vitórias
Braga, Juventude Pacense e Riba d'Ave somaram as suas primeiras vitórias na prova.
Em Braga, a equipa de Tó Neves venceu o Candelária por 7-2, com destaque para um hat-trick do capitão Diogo Seixas. Jorge Silva, Miguel Henriques e os reforços Zé Pedro e Paulo Pereira marcaram os outros golos dos bracarenses num jogo em que Miguel Rocha, guarda-redes dos picarotos, até defendeu duas grandes penalidades e quatro livres directos. Rui Ramos e Joel Martin marcaram para o Candelária.
Entre Juventudes, a Pacense levou a melhor sobre a de Viana, vencendo no José Natário por 1-4. Na ressaca de uma derrota pesada frente ao Benfica, a equipa de Hugo Azevedo adiantou-se logo aos quatro minutos, pelo capitão Miccoli e, com golos de Joca e João Pedro Pereira, chegou ao 0-3 aos 14.
Com o triunfo na mão, a equipa de Paços de Ferreira controlou a partida, apesar da tentativa de reacção dos vianenses. Na segunda parte, Miccoli "cravou" o quarto dos visitantes e a equipa de André Torres só lograria reduzir sobre o apito final, num livre directo de Hugo Costa.
No Parque das Tílias, a história repetiu-se. O Riba d'Ave venceu o Tomar por 4-1, passando agora os ribadavenses a somar três vitórias e um empate nos quatro embates com os tomarenses no Parque das Tílias depois de 2020.
A equipa de Raul Meca vencia por 1-0 ao intervalo e chegou a uma vantagem de três golos com apenas cinco minutos decorridos, com bis de Franco Posito e um tento de Gustavo Pato pelo meio. Guilherme Silva reduziu para os tomarenses, mas o Tomar não voltaria a conseguir marcar. A um minuto do final, Pato matou o jogo.
Esta 2ª jornada prossegue na próxima quarta-feira, com jogo grande entre Porto e Oliveirense, mas só ficará concluída quando Benfica e Sporting se defrontarem. Provavelmente, apenas em 2025...
2ª jornada
• Murches 3-9 Óquei de Barcelos • 26.Out
• Braga 7-2 Candelária • 26.Out
• Juv. Viana 1-4 Juv. Pacense • 26.Out
• Sanjoanense 5-6 Valongo • 26.Out
• Riba d'Ave HC 4-1 Tomar • 26.Out
• Porto vs. Oliveirense • 30.Out, 20h30
• Benfica vs. Sporting • a definir
Classificação: 1º Óquei de Barcelos (6), 2º Valongo (6), 3º Sporting¹ (3), 4º Braga (3), 5º Benfica¹ (3), 6º Oliveirense¹ (3), 7º Riba d'Ave (3), 8º Sanjoanense (3), 9º Candelária (3), 10º Juv. Pacense (3), 11º Porto¹ (0), 12º Tomar (0), 13º Murches (0), 14º Juv. Viana (0)
¹ menos um jogo
Sábado, 26 de Outubro de 2024, 23h01